Classes abstratas, herança, polimosrfismo, interfaces, herança múltipla,

2 respostas
V

Olá Pessoal,

Vejam se estou entendo as coisas:

Classes abstratas: é uma classe que não pode ser referenciada (ClasseAbastrata ca = new ClasseAbstrata():wink: e é utilizada como uma classe padrão que será herdada por diversas classes filhas. Pode possuir métodos abastratos que terão que ser reescritos pelas classes filhas.
Exemplo: Funcionario -> Diretor, Gerente, Secretária, …

Herança: quando vc cria uma classe que extend uma classe mãe.

Pergunta: Posso extender uma classe que foi extendida de outra?

Ex.:

class teste {}

class teste1 extend teste {}

class teste2 extend teste1 {}

Polimorfismo: é a forma de utilizar através da herança a criação de um método na classe mãe que utiliza como argumento um tipo dessa classe, para que quando for chamado poderá referenciar as classes filhas.

Interfaces: é tipo uma classe que possui apenas as assinaturas de métodos, que serão implementas pelas as classes que as implementearem.

Herança múltipla: não entendi.

2 Respostas

T

vinucho:
Olá Pessoal,

Vejam se estou entendo as coisas:

Classes abstratas: é uma classe que não pode ser referenciada (ClasseAbastrata ca = new ClasseAbstrata():wink: e é utilizada como uma classe padrão que será herdada por diversas classes filhas. Pode possuir métodos abastratos que terão que ser reescritos pelas classes filhas.
Exemplo: Funcionario -> Diretor, Gerente, Secretária, …

quase isso, porem nao eh referenciada e sim instanciada a palavra que deve ser usada (ela pode ser referenciada mas nao pode ser instanciada diretamente)…

sim vc pode

vc pode “fazer” polimorfismo tambem com interfaces e nao somente com herancas…

a interface define um “contrato” que a sua classe deve seguir… ou melhor, uma funcionalidade que a classe implementa… eh, tambem, um elemento importante para encapsulamento e polimorfismo…

vinucho:

Herança múltipla: não entendi.

seria a capacidade (nao existente em JAVA) de se herdar de varias classes ao mesmo tempo…

public class ClasseUm extends ClassePaiUm, ClassePaiDois, etc {
...
}
V

O que interface tem a mais na parte de herança multipla???
Pode me explicar.

Criado 11 de abril de 2006
Ultima resposta 11 de abr. de 2006
Respostas 2
Participantes 2