Classes abstratas

Olá…
:razz: Gostaria de saber a definição de [color=“red”]classes abstratas[/color] em java, sua utilidade, e como usalas … ja pesquisei em alguns livros, mais nenhum explica de maneira clara. Qualquer material ou dica que puderem me enviar, para me ajudarem a entender sobre :arrow: [color=“darkred”]classes abstratas e metodos[/color], eu ficaria grato. :wink:

Oi clebercpk,

Vou te explicar o que é, para que serve e como são usadas ok? Sugiro você aprofundar seus estudos com livros ou tutoriais.

Bem, classes abstratas são usadas para relacionar um conjunto de classes ou colocá-las em ordem ou ainda para servirem à um objetivo igual. Por exemplo:
As classes Cachorro, Gato e Passarinho são diferentes mas efetuam (métodos) quase a mesma coisa, o cachorro anda, dorme, come, bebe água, o gato também, e o passarinho voa no lugar de andar, então, para generalizarmos essas classes, poderíamos criar uma Superclasse abstrata Animal para reclarionar esses animais, já que eles irão ter os mesmos estados.

Uma classe abstrata não pode ser instanciada, ou seja, você não pode criar referências da classe Animal (segurança, robustez).

Uma classe que tem um método abstrato, é abstrata.

Métodos abstratos só possuem sua assinatura seguinda de um ponto-e-vírgula:

public void andar();

Uma subclasse (exemplo Cachorro) que não implementar os métodos abstratos herdados (da classe abstrata Animal), será abstrata, então pra ela não ser abstrata, obrigatoriamente terá que efetuar a implementação.

Bem, acho que o básico é isso.

Boa sorte :joia: !

o cara é um MONSTRO!
ehehhe =)