Classes DAO

Olá, estou com uma duvida referende a quantidade de classes DAO que eu preciso ter no meu projeto, o certo seria eu ter uma Classe DAO para cada TO ou um DAO para cada tabela do meu banco ?

Eu geralmente utilizo uma DAO para cada tabela no BD.

só q no meu caso, desse jeito ia ter classes DAO que teriam apenas um metodo…Mas se não fizer assim vai ter classes DAO que apresentam metodos que não teria nada a ver com o contexto…

Cara, independente da quantidade de métodos que a classe irá conter, seja ela DAO, Controller, Utils e por aí vai, a ideia que eu procuro sempre praticar é a seguinte, eu tento deixar cada vez mais os meus códigos desacoplados e independentes, pois dessa forma eu tenho tudo de forma dividida e muito mais organizada, digamos que futuramente o software precise de manutenção e melhorias, fica muito mais fácil realizar tudo de forma bem tranquila, sem muito transtorno, até porque se outras pessoas forem olhar seus códigos, para poderem trabalhar em cima deles, facilita bastante o entendimento de uma forma mais rápida.

2 curtidas

Eu faço igual o @Jonathan_Medeiros também.

Independente da sigla, divida por funcionalidade, se oriente pelo Negócio. Quando o usuário pedir pra alterar o ponto de funcionalidade X, o resultado de um relatório por exemplo, você vai direto na classe que é responsável por atender o retorno de dados para esta funcionalidade conforme suas regras, sem impactar outras coisas. Evite misturas, o cliente tem que “pagar” por cada funcionalidade que ele usa.

1 curtida

Obrigado =D