na verdade eu acho que nao. podemos fazer muito com programação linear. talvez com o uso de alguns métodos para não ter que recopiar muita coisa. tenho um tcc feito em jogos, que posso enviar por email. De fato uso alguns objetos para abrir janelas, e outras coisas, quase como variavéis repetidas, no caso de guardar em uma lista coisa parecida. Mas pode fazer muito sem isto, até cair a ficha do que é isso. Não são conceitos dificeis de entenderem… já herança, polimorfismo (usar o mesmo nome…) por exemplo são coisas que se julga muito importante, mas acho que no início não se precisa disso. email para o tcc em jogos, [email removido] … valeu, e desculpem-me os amantes de poo, mas as vezes isso complica e bastante… um exemplo é que fiz um jogo de poker, que funciona muito bem, usando bastante if, se fosse orientar a objeto, não sei o bicho que ia dar, já vi alguns exemplos, mas não é extremamente necessário. talvez uma ‘boa prática’, ou moderna prática, mas no inicio não é essencial. podes trabalhar com switchs, ifs, e fazer muito. mas para um joption pane, talvez já precise um pequeno objeto, porém não é lá tão complicado assim seu uso.