Classes e objeto

14 respostas
J

é realmente necessario aprender classe e objeto aprofundamente para programar bem ???

acho esses dois muito chatos de aprender .-.
estou lendo livro aqui Java Como programar da deitel e é meio estressante ficar lendo horas e horas vocês tem alguma dica de como aprender java de uma forma mais confortavel sei lá …

Grato 8D

14 Respostas

charleston10

“se voce nao souber construir uma parede como vai querer construir uma casa?”

igor_ks

Nossa, claro que é…

classes e objetos é o básico do básico do básico

Mesma coisa que tiver aprendendo word, e perguntar, é preciso saber escrever?

alan_pjr

Classes, objetos, herança, polimorfismo…

victormagno

Leia o livro Use a Cabeça! Java… a leitura é bastante agradável.

PS. O paradigma é Orientação a Objetos, se você nem quer saber o que são objetos… não preciso nem falar nada né…

Hebert_Coelho

Sim.

Também indico esse livro.

rmendes08

jucca182:
é realmente necessario aprender classe e objeto aprofundamente para programar bem ???

acho esses dois muito chatos de aprender .-.
estou lendo livro aqui Java Como programar da deitel e é meio estressante ficar lendo horas e horas vocês tem alguma dica de como aprender java de uma forma mais confortavel sei lá …

Grato 8D

Não necessariamente. Você pode ser um desenvolvedor de firmware por exemplo e programar em C e Assembly, com certeza você não vai precisar aprender orientação a objetos. Ou ainda, pode aprender COBOL e programar para mainframes, nesse caso, você também passa longe de orientação a objetos.

Agora, na plataforma Java, é impossível dar um passo seque para frente sem entender orientação a objetos, pois ela foi toda construída em cima desse paradigma. De qualquer maneira, se você tem problemas em ler durante horas, é bom já ir pensando em outra carreira …

javahunter

isso pode te deixar empolgado para começa a se atacar em um livro:

ppro11

Se você não tiver nenhum conhecimento em programação e for aprender alguma linguagem opte por uma Linguagem orientada a objetos, como o Java e/ou a maioria das linguagens… São inúmeros os ganhos da orientação a objetos! Agora se preferir alguma linguagem estruturada, acho que a única coisa que você irá ganhar é a empregabilidade, pois programadores COBOL, por exemplo, estão em falta no mercado e os salários tbem são bem atrativos!

Quanto a classes e objetos em Java, trata-se do “CORE” da linguagem!

Abs. e Boa Sorte!

J

naverdade não pretendo seguir essa carreira, só que me interesso muito por programaçao é praticamente um hobby para mim, costumo ler entre 2 horas dpois do uma pausa a retomo e etc…

F

Amigo o livro do Deitel é bastante cansativo, leia o Use a cabeça Java ou a apostila FJ11 da caelum que fica bem mais facil de entender e aprender
Abs

Arthur_F_Ferreira

O livro do Deitel é mais para você ter para consulta e complementar seu conhecimento do que pegar e estudá-lo de ponta-a-ponta. Como o pessoal disse aqui, é extremamente cansativo.

A recomendação do pessoal é excelente, o Use a Cabeça - Java é extremamente melhor nesse ponto (didática). Porém, como você disse que é um hobby e está querendo estudar, eu recomendo as apostilas da Caelum:

Mais especificamente a do FJ-11 que é a Orientação a Objetos e Java:

Divirta-se!

rmendes08

Nesse caso, tente dar uma passeada com outras linguagens: PHP, Python, Visual Basic .NET , assim como outro livro. Eu acho o Deitel muito bom para um curso universitário por exemplo, mas ele pode ser maçante. A série Head First (Use a Cabeça!) é muito boa, e deixa o aprendizado mais leve. Enfim como hobby, eu acho que o lema é se divertir, se o livro/linguagem se tornar maçante, não hesite em trocar.

R

na verdade eu acho que nao. podemos fazer muito com programação linear. talvez com o uso de alguns métodos para não ter que recopiar muita coisa. tenho um tcc feito em jogos, que posso enviar por email. De fato uso alguns objetos para abrir janelas, e outras coisas, quase como variavéis repetidas, no caso de guardar em uma lista coisa parecida. Mas pode fazer muito sem isto, até cair a ficha do que é isso. Não são conceitos dificeis de entenderem… já herança, polimorfismo (usar o mesmo nome…) por exemplo são coisas que se julga muito importante, mas acho que no início não se precisa disso. email para o tcc em jogos, [email removido] … valeu, e desculpem-me os amantes de poo, mas as vezes isso complica e bastante… um exemplo é que fiz um jogo de poker, que funciona muito bem, usando bastante if, se fosse orientar a objeto, não sei o bicho que ia dar, já vi alguns exemplos, mas não é extremamente necessário. talvez uma ‘boa prática’, ou moderna prática, mas no inicio não é essencial. podes trabalhar com switchs, ifs, e fazer muito. mas para um joption pane, talvez já precise um pequeno objeto, porém não é lá tão complicado assim seu uso.

Arthur_F_Ferreira

Não posso dizer quanto ao seu código, mas a vantagem de se usar OO (quando usada direito!) é a facilidade que tem na hora de se dar manutenção, a separação de responsabilidades e um código legível.

Ao menos para mim dá nervoso ver um código cheio de ifs e loops que complicam a leitura do código. Fora que aumenta (e muito) o tamanho do mesmo.

Para você desenvolver uma aplicação pode parecer simples, mas aposto contigo que a coisa vai complicar quando você precisar fazer manutenção no código, quando um novo desenvolvedor entra na equipe para ajudar a codificar (até ele tentender…) e quando você fica muito tempo sem ver o código e precisa mexer nele novamente. Até você se lembrar de tudo que fez, vai ter que rever o código e com certeza vai achar muitos pontos de melhoria.

Criado 25 de janeiro de 2013
Ultima resposta 27 de jan. de 2013
Respostas 14
Participantes 12