Olá pessoal. Sou iniciante em Java e estou necessitando de uma ajuda.
Preciso trabalhar com algumas classes que me foram fornecidas, essas classes estão em uma subpasta chamada “classes” no diretório do JSDK (j2sdk1.4.2_05), assim: c:\j2sdk1.4.2_05\classes.
Essas classes precisam ficar disponíveis para todos os meus projetos, consegui fazer isso no JCreator da seguinte forma: Configure -> Options -> JDK Profiles -> j2sdk1.4.2_05 -> Edit -> Classes -> add. Onde adicionei o caminho: c:\j2sdk1.4.2_05\classes.
Desta forma, para usar as classes apenas faço um import com o nome das classes que estão neste caminho.
Já passei por todas as opções de configuração do NetBeans 3.6 e não foi possível fazer essa configuração.
Alguém poderia me dar uma força, pois preciso apresentar meus trabalhos no NetBeans.
bom pra vc poder habilitar uma biblioteca, classes no netbeans é o seguinte
vc tem o teu jar que tem as suas funcinalidades
vc precisa colocar ele em 2 lugares na sua maquina…
1º :arrow: diretorio do NetBeans, ex:
isso para habilitar uma visão interna de suas funcionalidades no IDE
2º :arrow: diretorio do java, ex:
isso para que a tua API, funções, blibliotecas, etc possam ser acessadas na sua máquina pela JVM do java mesmo ateh se vc chamar a execução pelo prompt de comando do ms dos
vc colocando nesses dois lugares irá habilitar o seu jar para uso interno no IDE
ps.: assim q eu faço para integrar uma nova funcionalidade, API no netbeans
Sua dica foi muito boa, só que entre essas classes que tenho de usar, que estão distribuidas em 5 pacotes dentro dessa pasta classes que mencionei, tem uma que tem apenas um arquivo .class, esse é o mais usado. Com essas suas dicas, as classes que estão em jar funcionaram, mas essa que só tem o .class não.
O jeveaux tinha me dado a dica de por o caminho no CLASSPATH, não havia uma variável de ambiente CLASSPATH no meu sistema, eu criei da seguinte forma:
.;C:\j2sdk1.4.2_05\classes
Um colega disse que tinha que pôr esse “.;” mas dessa forma não funcionou na NetBeans, ele na compilação aponta para o import e diz que não encontrou a classe.