Qual o potencial de se usar um destes tipos de classes ao invés do convencional, aquilo que já estamos acostumados de usar no dia-a-dia? Em que situação é louvável o uso de uma dessas classes? Alguém de vocês usa e por quê?
O único uso válido que eu já ví (de classes estáticas, veja bem) foi no Design Pattern Builder, que requer um certo conhecimento da classe que está construindo. Ví esse exemplo, se não me engano, no Effective Java, do Joshua Bloch. Alguém aí pode confirmar?
De resto, não conheço nenhuma vantagem - só é bom quando se quer fazer algum código rápido pra testar algo, e acabar esquecendo depois que colocou o troço lá.
[]´s
PedroTOliveira
*asaudate é nesse livro sim.
Uma classe interna é normalmente usada para aplicar um estado/comportamento específico necessário ao alfgor’ítimo da classe principal.
Eu já utilizei por exemplo para criar um Authenticator utilizando para o JavaMail ou no caso de uso de SSLSockets.
Também já vi a utilização desse tipo de classe em aplicações Swing na aplicação de comportamento dos componentes de Interface com o Usuario.
Um exemplo de uso interessante desses tipos de classe é na classe Collections do Java no caso da criação de coleções imutáveis. (UnmodifiableCollection).
A
andredecotia
Isto é, praticamente nunca vou usar classes internas? Pois não enxerguei ainda um potencial em usar… :?:
adriano_si
Cara… se você nunca vai usar ?? acho que só você pode responder, mas se um dia trabalhares com Swing, tem uma possibilidade GIGANTE de precisar delas…