Classes Java e Tabelas do Banco de Dados

10 respostas
raci0nal

Olá amigos,
Programo em Delphi com Firebird há algum tempo e estou começando com Java. Já estudei bastante teoria, exemplos, etc; agora vou iniciar um projeto real em Java.
Será uma aplicação Desktop simples para controle de Clientes, Produtos e Vendas.
O acesso será via JDBC com o driver JayBird para Firebird.

Minha dúvida é em relação ao procedimento, talvez vocês possam me “aconselhar” sobre como fazer.
As tabelas serão criadas no banco normalmente.
Agora no código eu devo criar as classes para cada entidade? Tipo uma classe Cliente com os atributos e métodos em geral? Isso não duplicaria meu trabalho?
No caso de criar as classes eu trabalharia direto nelas? Por exemplo uma consulta que retornasse 10 clientes eu instanciaria um objeto da classe Cliente para cada cliente retornado?
Para incluir um novo Cliente eu passo os dados para um objeto da classe Cliente e depois gravo esta classe no banco?
Ou eu devo esquecer as classes e trabalhar somente no ResultSet?

O que sugerem?

Desde já agradeço

Marcos Antonio Campos Jordão’’

10 Respostas

gwoliveira

Marcos

Meu conselho pra você é utilizar de DAO pois assim você terá um desclopamento do seu sistema facilitando futuras manutenções.
De uma olhada nos links abaixo:

http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=183
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html

espero ter ajudado :wink:
abraços

pcalcado

Olá,

Faça uma busca no forum por ‘camadas’ e os artigos daqui:

http://fragmental.com.br/wiki/index.php?title=Main_Page

Basicamente você vai criar objetos com responsabilidades distintas, uns executam regras de negócio, outros lidam com bancos de dados, outros com interfaces, etc.

raci0nal

Eu ouvia falar muito sobre os tais Design Patterns, mas nunca peguei nenhum à fundo.

Vou estudar sobre isso…

O ruim é que é difícil encontrar exemplos para facilitar. Alguma indicação?

Muito obrigado pelas dicas.