Classes não se enxergam num mesmo package [RESOLVIDO]

6 respostas
atifumacaxi

Gente, pimeiramente olá! É meu primeiro post e eu procurei pelo fórum antes de postar, porém não encontrei esse problema. Vamos lá…

Tenho um package chamado ep_2012, onde há 5 classes (Caminho; Cidade; Distancia; ExecutaTestes e Mapa). TODOS esses arquivos possuem a linha package ep2_2012; no início.

O problema é que quando vou compilar a classe Caminho, que necessita das outras, ele não encontra os objetos do tipo Mapa, Cidade, etc… E todas as classes são públicas e estão no mesmo pacote!!

Eu configurei as variáveis do sistema dessa forma:
Java_Home > caminho da pasta do jdk instalado…no caso ficou “C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_07”
Path > caminho + \bin
ClassPath > caminho + \lib

Creio que esteja certo, porém o erro continua…
E estou tentando compilar pelo prompt, com o caminho dentro da própria package ep_2012

Não sei o que estou fazendo de errado! Alguém sabe dar um jeito nisso?! D: Já tô perdendo a paciência com isso xP

6 Respostas

Gleidson_Henrique

Qual o erro que dá?

Quando vai gerar pelo prompt, lembre que você tem que colocar o package também no parâmetro… mostra como você está tentando fazer.

Abraços

therodrigoagostin

Se for executar tenta tirar a linha package, compilar e executar :slight_smile:

atifumacaxi:
Gente, pimeiramente olá! É meu primeiro post e eu procurei pelo fórum antes de postar, porém não encontrei esse problema. Vamos lá…

Tenho um package chamado ep_2012, onde há 5 classes (Caminho; Cidade; Distancia; ExecutaTestes e Mapa). TODOS esses arquivos possuem a linha package ep2_2012; no início.

O problema é que quando vou compilar a classe Caminho, que necessita das outras, ele não encontra os objetos do tipo Mapa, Cidade, etc… E todas as classes são públicas e estão no mesmo pacote!!

Eu configurei as variáveis do sistema dessa forma:
Java_Home > caminho da pasta do jdk instalado…no caso ficou “C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_07”
Path > caminho + \bin
ClassPath > caminho + \lib

Creio que esteja certo, porém o erro continua…
E estou tentando compilar pelo prompt, com o caminho dentro da própria package ep_2012

Não sei o que estou fazendo de errado! Alguém sabe dar um jeito nisso?! D: Já tô perdendo a paciência com isso xP

R

Todas as outras classe além da classe Caminho já estão compiladas?

atifumacaxi

Então…quando tento compilar as outras classes, acontece a mesma coisa, pois todas chamam um objeto de outra classe…

eu uso o seguinte comando para compilar:
javac Caminho.java (isso dentro da pasta ep2_2012)

já tentei tbm compilar com:
javac ep2_2012\Caminho.java (na pasta onde o pacota ep2_2012 está localizado)

therodrigoagostin: tirar a linha do package do código das classes?!

O erro é o seguinte:

public static Cidade[] encontrarMelhorCaminho(Mapa mapa, Cidade origem,

Cidade destino){

symbol: class Mapa
Caminho.java:24: error: cannot find symbol

E esse erro aparece para o mapa do tipo Mapa, origem do tipo Cidade e destino tbm…

R

Tenta compilar assim

javac *.java

dentro da pasta.

Ou então javac *.java -d

para compilar com o pacote.

atifumacaxi

rperet e pessoal:

MUITO OBRIGADO pela ajuda!!!

Funcionou com o comando *.java

E faz muito sentido mesmo: como toda classe chama pelo menos um objeto de outra classe, é necessário que todas elas compilem ao mesmo tempo, né?!

Muito Obrigado mesmo, pessoal! Até mais!

Criado 16 de outubro de 2012
Ultima resposta 17 de out. de 2012
Respostas 6
Participantes 4