ClassLoader de Driver JDBC

15 respostas
R

Bom, sei que para utilizar um driver JDBC preciso fazer o Class.forName afim de carregar a classe responsável por este driver. Vou fazer uma afirmação e gostaria que vocês me corrigissem se estiver errado, pois estou estudando o conceito de ClassLoaders:

1 - Quando um driver JDBC é carregado pela aplicação, ele possui um ClassLoader diferente do AppClassLoader, algo como: JDBCClassLoader. Então nós não poderíamos simplesmente usar as Classes do JDBC pois elas estão em outro ClassLoader. Sendo assim, ao fazer o Class.forName eu estou “puxando” as Classes JDBC para o ClassLoader AppClassLoader, assim ela estará no mesmo ClassLoader da minha aplicação e poderei utilizar normalmente.

Está certo ? Eu sei que é um pouco confusa a explicação, mas estou tentando entender o uso prático deste conceito.

15 Respostas

rodrigo.uchoa

Fala cara!

Acho que não nada diretamente a ver com classloaders não. Em drivers JDBC antigos (type 3 pra baixo), usar o Class.forName é uma maneira de carregar a classe do driver, que por sua vez deve ter um bloco de inicialização estático que precisa ser executado para o driver funcionar.

Lembrando que nos drivers JDBC novos isso não é mais necessário, pois ele usam o “Service Provider Mechanism”.

Acho que a maneira mais fácil de visualizar é a seguinte. Vamos supor que eu envio pra você uma classe, um arquivo .class, que contém uma lógica maluca qualquer para formatar seu computador (só um exemplo).