Fala Rapaze!
Estou estudando java e estou com o seguinte problema:
Uso o win98. Instalei o JRE e o JDK, setei o PATH e pronto, testei.
Fiz um programinha simples que trazia um texto de outra classe em outro arquivo. Funcionou perfeitamente 
No entanto quando tentei fazer uma aplicação que acessa banco de dados encontrei problemas, pois tive que criar uma variável CLASSPATH para indicar o local do Driver do banco (mysql.jar). Até aqui blz! Quando fiz uma aplicação simples de um só arquivo .java acessando o banco funcionou tranqüilo.
No entanto quando tentei acessar o banco com uma aplicação mais complexa não consegui, pois esta não enxergava as outras classes mesmo estansdo tudo na mesma pasta!
Mas curiosamente ao remover o CLASSPATH do autoexec.bat o programa rodou, mas não acessou o banco!!! 
E agora! Se crio o classpath o banco funciona, mas o programa não enxergas as outras classes. Mas se retiro o classpath o programa funciona mas o banco não, pois o .jar não é mais indicado.
Obs.: Ao setar o CLASSPATH recebo erros do tipo: cannot resolve symbol…
Esses erros somem quando retiro o CLASSPATH sem que eu tenha de fazer qualquer alteração no código. Mas aí o banco não funciona!!!
Alguém poderia me ajudar???
Obrigado!!!
vc deve incluir um “.” ponto no classpath para indicar pra jvm q ele deve procura por classes no diretorio atual tbem…
espero q resolva.
Ate mais!!!
Desculpe a minha falta de conhecimento, mas seria assim:
set CLASSPATH=.;C:\j2dk…
Atualmente o meu CLASSPATH está assim:
set CLASSPATH = C:\J2dkblablabal\bin;%CLASSPATH%
Está errado???
cara no linux eu faco assim
export CLASSPATH=${CLASSPATH}:.
no windows eu costumo separar com virguala e nao com e virgula mas faco mto pouca coisa em windows entao nao tenho certeza…
ate mais!!!
Qual é pasta que por padrão o java procura por classes? Se é que existe…
Olá Pessoal,
Com um pouco de insistência e a ajuda de vcs consegui resolver esse problema do CLASSPATH.
Pensei que o problema estava na configuração do classpath, mas para minha surpresa, não! O problema estava na maneira de compliar.
Pelo que eu entendi ocorreu o seguinte:
Ao setar o CLASSPATH eu disse ao java: “Enxergue esse local!” Então ele não conseguia enxergar outras pastas e ficava perdido. Daí imaginei que deveria haver alguma forma de indicar o caminho para ele. Foi quando eu descobri a opção: javac -classpath <caminho> prog.java 
E pronto tudo passou a funcionar perfeitamente inclusive o banco de dados!!!
Valeu pela ajuda pessoal.
Dica.: Nunca desista, pois a solução se resume a um detalhe, dada as proporções!