CLASSPATH como configurar para usar o JDBC?

Hello Fórum,

Pessoal me ajuda, estou desde ontem(14/03/2007) tentando fazer uma conexão com o banco de dados firebird, mas não consigo de jeito nenhum :sad: … bem… parece que tenho que configurar um CLASSPATH para que o Driver funcione, então dei uma googlada e encontrei alguns sites explicando mas mesmo assim não consegui fazer… Alguém pode me explicar de forma mais clara como fazer? tipo onde tenho que colocar o Driver firebirdsql, como configuro o CLASSPATH que já tem um valor dentro que é .;JAVA_HOME

Eu uso o Ruindows XP

Valeu :roll:

Cara os 2 jeitos mais simples que eu acho são:

se você está usando um .class

se está usando um jar, dentro do arquivo manifest.mf desse jar adiciona a linha

E onde eu digito o "java -cp <caminho do jar de conexao> MyApp "? mostra um exemplinho ai… ^^

opa fala ai!
pelo o que eu entendi, segue ai minha resposta!

vc pode digitar isso no prompt do ms-dos mesmo.

mas uma pergunta:
vc adicionou o jar na sua pasta lib de sua app?

vc esta usando alguma IDE?

esclareça mais o seu erro!

Abs…

opa,

eu já digitei isso ai no prompt de comando e da uma mensagem estranha…
testei com os sinais de mais e menos, sem eles, com a extensão jar e sem ela… não funfa…

nao pasta da minha aplicação só tem duas pastas, a classes e src… e o Driver .jar está na pasta classes junto com todas os .class… eu estou usando o JCreator por que ele é mais leve.

A seguir a mensagem de erro:

C&#58;\Documents and Settings\Mateus\Meus documentos\Programacao\JAVA\BDJAVA\BDJAVA\classes\TesteBancoSQL.java&#58;25&#58; unreported exception java.lang.ClassNotFoundException; must be caught or declared to be thrown
         Class.forName&#40;&quot;org.firebirdsql.jdbc.FBDriver&quot;&#41;;
                      ^
1 error

Process completed.

help

seguinte,

a estrutura de uma aplicacao web java + - funciona assim:

• webapps
    onde ficara suas aplicacoes separadas por pasta

exemplo:

webapps/sua_aplicacao

sua_aplicacao tera as seguintes pastas:
-WEB-INF
e dentro dela terá:

• classes (onde tera suas classes compiladas, ou seja, .class)
    -scr (sao os arquivos .java, ou seja, seus codigos fontes)
  • lib (onde ficarao os .jar, ou seja, drivers de banco de dados, JSF, etc…)

E o JCreator se nao me engano nao monta essa estrutra pra vc, pois tem muitos anos que eu nao uso o JCreator.
mas dependendo de sua necessidade desse seu projeto, use o NetBeans ou o Eclipse, mas o NetBeans ira te ajudar melhor qdo vc for ver as pastas criadas por ele.

Resumindo: crie uma pasta lib dentro de WEB-INF e jogue seu arquivo .jar (DRIVER FireBird) e testa!
Q q duvida estamos ai!

Abs.

opa valeu,

Ainda não consegui fazer funfá, fiz o que você disse mas não funfo…
Uma print screen de como estou fazendo no prompt:

OFF-TOPIC: a parte em vermelho é brincadeira :lol:.

Bem pessoal espero que isso ajude a vocês me ajudarem :roll:

Valeu!

cara, se vc usasse uma IDE melhor do que o JCreator seria muito melhor pra vc, te garanto!

Seguinte:

• essa sua aplicação é web ou desktop?
  • é só de testes ou é pra negócios?

existem vários tutoriais bons de conexao com o banco na internet e aqui no PortalJava é uma delas.
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=8

Abs.

opa,

Meu PC é fraco pra uma tipo Eclipse ou NetBeans…

Desktop.

Essa é para testes, só para aprender mesmo.

[quote]existem vários tutoriais bons de conexao com o banco na internet e aqui no PortalJava é uma delas.
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=8[/quote]
Cara, já li esses tutos mas eles não explicam de forma clara como se deve fazer esses negócio de CLASSPATH…

Obrigado

entendi o pq vc nao usa outra IDE…
mas vou ver se tenho algo melhor sobre acesso a banco!
e te envio !
abs…

porque meu computador é um museu! =D

agora eu consegui adicionar o classpath pelo JCreator. Mas mesmo assim os erros persistem. :cry:
mas manda um exemplos ai :wink:

cara mandou sim, mas primeiro passa ai seu email…
pois os exemplos q tenho aqui sao tudo PDF´s …

abs

Valeu peeterweb! meu email: matusamu@gmail.com

Flw

Cara ferifica o drive certo ouusa o hibernate