Pessoal me ajuda, estou desde ontem(14/03/2007) tentando fazer uma conexão com o banco de dados firebird, mas não consigo de jeito nenhum :sad: … bem… parece que tenho que configurar um CLASSPATH para que o Driver funcione, então dei uma googlada e encontrei alguns sites explicando mas mesmo assim não consegui fazer… Alguém pode me explicar de forma mais clara como fazer? tipo onde tenho que colocar o Driver firebirdsql, como configuro o CLASSPATH que já tem um valor dentro que é .;JAVA_HOME…
eu já digitei isso ai no prompt de comando e da uma mensagem estranha…
testei com os sinais de mais e menos, sem eles, com a extensão jar e sem ela… não funfa…
nao pasta da minha aplicação só tem duas pastas, a classes e src… e o Driver .jar está na pasta classes junto com todas os .class… eu estou usando o JCreator por que ele é mais leve.
A seguir a mensagem de erro:
C:\Documents and Settings\Mateus\Meus documentos\Programacao\JAVA\BDJAVA\BDJAVA\classes\TesteBancoSQL.java:25: unreported exception java.lang.ClassNotFoundException; must be caught or declared to be thrown
Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
^
1 error
Process completed.
a estrutura de uma aplicacao web java + - funciona assim:
webapps
onde ficara suas aplicacoes separadas por pasta
exemplo:
webapps/sua_aplicacao
sua_aplicacao tera as seguintes pastas:
-WEB-INF
e dentro dela terá:
classes (onde tera suas classes compiladas, ou seja, .class)
-scr (sao os arquivos .java, ou seja, seus codigos fontes)
lib (onde ficarao os .jar, ou seja, drivers de banco de dados, JSF, etc…)
E o JCreator se nao me engano nao monta essa estrutra pra vc, pois tem muitos anos que eu nao uso o JCreator.
mas dependendo de sua necessidade desse seu projeto, use o NetBeans ou o Eclipse, mas o NetBeans ira te ajudar melhor qdo vc for ver as pastas criadas por ele.
Resumindo: crie uma pasta lib dentro de WEB-INF e jogue seu arquivo .jar (DRIVER FireBird) e testa!
Q q duvida estamos ai!
Ainda não consegui fazer funfá, fiz o que você disse mas não funfo…
Uma print screen de como estou fazendo no prompt:
OFF-TOPIC: a parte em vermelho é brincadeira :lol:.
Bem pessoal espero que isso ajude a vocês me ajudarem :roll: