O que se passa é o seguinte: decidi entrar agora nesta cena do Java e tal, instalei o JDK 1.5.0_08 e entao pus me a definir as variaveis todas (path, classpath e java_home) pa dar tudo bem quando vou compilar e executar os meus programas pela linha de comandos. Consegui definir todas as variavies e tudo corria na perfeição: todas as variaveis eram reconhecidas e tudo compilava e excutava na maior.
Até que certa vez, depois de desligar o pc, escrevi o comando help na linha de comandos e nao o reconheceu, achei estranho e la fui arranjar a cena da variavel path pa dar tanto pos comandos java como pos comandos internos e tudo ficou bom.
As tantas as minhas variaveis estavam:
PATH = C:\WINDOWS\System32;C:\Programas\Java\jdk1.5.0_08\bin
JAVA_HOME = C:\Programas\Java\jdk1.5.0_08
CLASSPATH = .;JAVA_HOME
(definidas pelo ambiente windows xp e não pela linha de comandos)
(peco desculpa se me prolongo…mas e so pa terem o quadro completo da situacao)
Entretanto instalei o JDK 1.6.0, redefini as variaveis de forma correcta (de acordo com os novos e caminhos) e tudo bem na mesma.
Torno a desligar o pc (durante uma noite de sono) e no dia seguinte volto a ligar e o que é que acontece? Compila mas não executa. Aparece a segunte mensagem de erro: "Exception in thread 'main’java.lang.NoClassDefFoundError: Hello1/class
(sendo que Hello1.class é a class gerada e que qero executar)
Tinha por acaso visto que normalmente quando este erro aparece e pq a variavel classpath n ta definida… Vou tentar e definir e pronto dá o erro do titulo deste tópico: “CLASSPATH não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch.”
Não reconhece o comando CLASSPATH, nem (como mais tarde vim a verificar) o cmando JAVA_HOME…
Será que alguem me pode ajudar?
Desde já obrigado.