bom primeiramente quero dizer que ja li um monte de tutorial e nenhum foi tão claro ou especifico de acordo com meu problema
baixei na net o hsql pra quem não conhece bem é um banco feito em java ok
o problema é o seguinte eu não consigo rodar o gerenciador do sgbd que veio na extenção.jar
até peguei uma revista java magazine pra ver se me ajudava,
e nada,
na revista ta assim
Considerando que o leitor já tenha o Java SDK
1.4.2 ou 5.0 instalado e configurado para uso
direto pela linha de comando, o roteiro a seguir
permite que se experimente um pouco com o
banco de dados.
ai vem o comando pra windows
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;C:\Java\Hsqldb\lib\hsqldb.jar
ok eu entrei no prompt de comando e digitei
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;C:\Documents and Settings\desenvolvimento\Desktop\hsqldb\lib\hsqldb.jar
adaptei meu caminho de acordo onde estava meu arquivo hsqldb.jar
e simplesmnete não acontece nada
so que na revista fala algo sobre sdk java configurado pra linha de comando deve estar faltando isso mesmo pra funcionar alguem tem ideia de como fazer??
pra salientar não entendo nada de vriavel ambiente e classpath por tanto quem responder ai tenha a gentileza de ser o mais claro possivel desde já agradeço valew
bom a unica coisa que me faltava baixei o tutorial aqui mesmo do guj instalando e configurando jdk
ja tava instalado configurei as variaveis de ambiente de acordo com oq tava sugerindo o tutorial
depois de configurar voltei a repetir o comando no prompt
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;C:\Documents and Settings\desenvolvimento\Desktop\hsqldb\lib\hsqldb.jar
e nada aconteceu fechei o prompt fui direto no arquivo jar dei 2 clicks e não abre rsrs nem sei mais oq fazer
to acostumado com os jars do net beans que vc da 2 clicks e ja funciona tudo!!!
será oq me falta ehin para executar este arquivo jar??
agora funcionou consegui executar o tutorial que vc sugeriu ai
atraves do prompt de comando eu digito javac nomedoarquivo.java
depois dou um java nome do arquivo se extensão
e funciona pelo menos para programas que so tem saidas prinln(“XXX”);
agora o meu arquivo jar não consigo executar desta forma sabe me dizer como posso fazer uma vez que ja consigo fazer o javac compilar?
[quote=filipibh]agora funcionou consegui executar o tutorial que vc sugeriu ai
atraves do prompt de comando eu digito javac nomedoarquivo.java
depois dou um java nome do arquivo se extensão
e funciona pelo menos para programas que so tem saidas prinln(“XXX”);
agora o meu arquivo jar não consigo executar desta forma sabe me dizer como posso fazer uma vez que ja consigo fazer o javac compilar?
[/quote]
Tente colocar seu jar em um caminho que nao tenha espaços, e depois execute o exemplo da revista usando esse novo camimho.
Path para arquivos com espaço no nome das pastas as vezes pode dar problema.
PATH C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_01\bin
JAVA_HOME C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0
será que tem algo errado?? ja tentei o exemplo da revista de novo e nada o jar não abre so executa arquivos jar sem interface swing assim mesmo no prompt de comando
bom de acordo com o exmplo da revista meu comando ficaria assim
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;C:\hsqldb\lib\hsqldb.jar
entro no prompt de comando e digito cd
ai colo este caminho e dou um enter
e nada acontece será que tenho que fazer alguma coisa amais??
Fiquei na duvida e fui olhar o jar do hsqldb do meu Jboss. Ele não é um jar executavel. Abra o arquivo MANIFEST.MF do jar e de uma ohada. nâo existe classe main setada.
O que eu sempre faço é executar pelo eclipse. Vc consegue visualizar as classes do jar e é so mandar execuat a classe do client swing do pacote util do jar.
bom não sei oq é manifest e tal mas tentei da seguinte forma descompactei o arquiv o jar
dei no prompt o comonado cd mias caminho até a pasta util
digamos que fiquei na raiz da pasta util
dei o comando java DatabaseManagerSwing
e não funcionou tentei java DatabaseManagerSwing.class e nada retorna aquele erro de quando vc tenta executar uma classe que não tem o metodo mainnnn
to começando a achar que esse negocio de hsql e jar e path e classpath é lenda rsrs
alguem me ajuda aiiiiii ja virou sofrimentooooooooooooooooooooooooooo
Se vc nao sabe o que é o MANIFEST, sugiro dar uma olhada. Aqui no guj tem um tutorial sobre arquivos jar.
uma soluçao p/ vc rodar seria:
1 - descompacte o jar.
2 - pelo prompt navageue ate a raiz dos pacotes, ou seja, um novil acima da pasta org
3 - execute java org.hsqldb.util.DatabaseManagerSwing
amigo vc acabou de sugerir oq eu falei que fiz acima e simplesmente não funcionaaaaaa
quando eu tento rodar o arquivo
da um erro veja so qual é
o engraçado de tudo isto é que java +hsql deveria ser solução olha o problema que isso ta me gerando o cara que pensou em java para ambiente Windows é uma mula esse negocio de jar é cheio de frescuras e dor de cabeça ja li um zilhão de tutoriais e nada resolve o problema!!!
vo acabar indo de C#+sql server mesmo to extressando com JAVA e suas boiolissesssss
O seu problema não tem nada a ver com o arquivo jar.
Leia a mensagem de erro, vc esta com problemas no seu JDK.
Não sei em outras linguagens, mas no Java as mensagens de erro costumas ser bem claras.
Eu sugiro vc desinstalar e instalar novamente.
Todas as sugestões que eu te passei funcionam. Quando vc tem o java corretamente instalado.