CLASSPATH no linux

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema que esta me deixando muito irritado :evil: , estou querendo defini a variavel de ambiente CLASSPATH para encontra as minhas .jar do projeto, no entanto, não estou conseguindo, pois, estou setando lá no /etc/profile e as classe das .jar não estão sendo encontradas lançando exceção quando faço o teste em algum arquivo .java do meu sistema… Só funciona se eu colocar/setar jar por jar na CLASSPATH. Já estou desesperado, pois este sistema estava funcionando normal apernas atualizei algumas coisas do mesmo e fiz o deploy para o server e agora não estou mas conseguindo executar normalmente o sistema…

Resumindo, como faço para que a CLASSPATH enxergue todas as minhas .jars(jsf, jdom, richFaces etc) que estão em uma pasta(a lib), essa aplicação foi exportada pelo eclipse rodando sobre o windows…

att,

Leonardo Couto Conrado.

Olá Leonardo,
Para setar a CLASSPATH no Linux você deve escrever isto no final do arquivo .bashrc, que se encontra na sua home:

export CLASSPATH=diretório_das_classes:outro_diretório_das_classes...

Eu uso o Linux Ubuntu e é assim que normalmente se seta a CLASSPATH nos Linux.

Espero que ajude,
Nathan Paulino Campos

Se não me engano você tem que editar o /etc/enviroment adicionando o JavaHome, etc e tals.