CLASSPATH no Linux

olá…

Alguém sabe como que eu faço para configurar o CLASSPATH no linux?
já olhei várias documentações na internet inclusive no GUJ, só que não consigo fazer executar programas *.jar .

 No arquivo /etc/bahrc adicionei o código:
PATH="$PATH:/usr/java/j2sdk1.4.2_05/bin"
JAVA_HOME="/usr/java/j2sdk1.4.2_05"
CLASSPATH=.:$CLASSPATH

e no arquivo profile a linha do path esta assim:

export PATH USER LOGNAME MAIL HOSTNAME HISTSIZE INPUTRC CLASSPATH JAVA_HOME
Uso o fedore, alguêm sabe me dizer qual é o erro?

Essa linha não parece estar fazendo muita coisa…

CLASSPATH=.:$CLASSPATH

E como assim não consegue executar *.jar? Qual o erro?

O que eu faço nessa linha?

CLASSPATH=.:$CLASSPATH

Simplesmente não executa. Se eu mando executar não abre o programa, e por linha de comando diz que falta a classe main.

Olá

Esta linha apenas está dizendo para incluir o atual diretório na frente do $CLASSPATH anteriormente definido e vc não mostrou nenhum CLASSPATH anteriormente definido.

Talvez você tenha pensado que há algum CLASSPATH anteriormente definido. Na verdade não há, até porque não há nenhuma necessidade de usar CLASSPATH como variável de ambiente com Java desde a versão 1.2. Para mim isto seria um erro a menos que você pretenda executar uma única aplicação Java neste computador para este usuário.

O modo usual é você fazer um script de execução particular para cada aplicação e setar o parâmetro -cp específico da aplicação. Experimente escrever java na linha de comando sem parâmetro nenhum e vai ver todos os parâmetros normalmente usados.

[]s
Luca

Tente o seguinte:

JAVA_HOME=/usr/java/j2sdk1.4.2_05 ; export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin ; export PATH
CLASSPATH=.:$CLASSPATH ; export CLASSPATH

O esquema que eu uso é parecido com esse… se vc muda o JAVA_HOME já atualiza as refs posteriores.
Só um remark quanto ao CLASSPATH: eu colocaria esta linha no
etc/profile, me assegurando que já não existe ‘.’ nele.

Não tenho certeza mas acredito que se vc não fizer o export das envvars no mesmo script elas são perdidas… posso estar errado.
Teste dar um comando:

echo $CLASSPATH

… e veja se mostra o que vc setou… se não, coloque o export no mesmo script em que vc está setando as envvars.

Um abraço.

Copia e cola o erro aqui por favor. Você está tentando executar um jar seu, ou um aplicativo que você baixou da internet?

gangrel-br

quando eu digito o comando aparece esse erro…

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: /usr/BD/WinRDBI-3/1/0/130/winrdbi/jar/WinRDBI/jar

Eu estou querendo executar o winrdbi que peguei na net, mais tambem gerei um .jar para testar e ambos não funcionam

Credo :shock:

Qual o comando que você está digitando no console?