Classpath x jar's

5 respostas
A

Eu tava pensando num jeito de ter uma organização dos drivers de bancos de dados, então fiz o seguinte: coloquei os jar’s na pasta JAVA_HOME\lib\ext. Aí então eu criei uma variável de ambiente que chamei de DRIVERS_JDBC_HOME e setei o valor dela para JAVA_HOME\lib\ext. No final, fui no meu CLASSPATH e adicionei DRIVERS_JDBC_HOME\nome_do_driver.jar pra cada driver que eu tenho. Só que não deu certo, minhas classes não enxergam mais o que elas precisam. Onde falhei??

5 Respostas

M

Porque você não cria um .jar da tua aplicação e seta o classpath com os .jars que você usa nele ?
Fica mais fácil tanto pra você quanto pra quem vai utilizar sua plicação, porque não vai ter quer ficar configurando variaveis de ambiente!
Aqui no PJ tem um tutorial que ensina a criar .jar!

C

“maluquo1”:
Porque você não cria um .jar da tua aplicação e seta o classpath com os .jars que você usa nele ?
Fica mais fácil tanto pra você quanto pra quem vai utilizar sua plicação, porque não vai ter quer ficar configurando variaveis de ambiente!
Aqui no PJ tem um tutorial que ensina a criar .jar!

Apoiado!

Não vamos ficar complicando e saindo dos padrões das aplicações :joia:

A

Eu tava pensando em fazer isso só pra desenvolvimento, porque tenho a necessidade de testar opções diferentes de RDBMS. Mas essa idéia que vocês deram acho que vai me ajudar num caso específico em que tenho que ler dados de dois bancos diferentes, tipo um Oracle e um SQLServer ao mesmo tempo.
Valeu pela dica.

C

Use várias classes de conexões :idea:
qdo tu precisar conectar a um bd, tu instancia a classe que conecta com ele, qdo precisar d outro, e so mudar a sua intancia e boa.

G

Você pode colocar os JARs que você utilizará no classpath. E para usar vários DBs, crie métodos static para cada tipo de conexão:

static Connection getPostgreSQL() {

}

static Connection getSQLServer() {

}

static Connection getMySQL() {

}
Criado 25 de junho de 2006
Ultima resposta 27 de jun. de 2006
Respostas 5
Participantes 4