Classpath!

Galera, tenho uma noção básica de java, poém nunca configurei classpath, sempre peguei maquinas de desenvolvimento java ja configuradas, e to apanhando para montar o ambiente em meu PC de casa.

Instalei tdo numa boa, ai fui aos testesp/ ver se tudo tava funcionando como o esperado.
Fui no C:\Apache Group\Tomcat 4.1\webapps\ROOT e criei uma pasta Teste.
Lá criei 2 arquivos, um Hmtl e outro Jsp. O HTML é exibido numa boa qdo digito no browser
C:\Apache Group\Tomcat4.1\webapps\ROOT\teste\Helo.Html.
O Jsp que contem o código abaixo, não funciona como o esperado

JSP Teste

JSP

Time : <%= new java.util.Date() %>

As vezes a pagina abre e exibe a linha do Time assim : Time : <%= new java.util.Date() %> , interpreta como texto e não como jsp.E outras vezes qdo digito no browser ela abre apenas o código fonte, abre o bloco de notas com o código apenas e nem exibe a pagina.
Suspeito ser problemas no classpath.
Meu classpath está assim :
.;JAVA_HOME;c:\desenv.;C:\Apache Group\Tomcat 4.1\common\lib\servlet.jar;

Será que os espaços no caminho interferem ?

Meu JAVA_HOME : C:\jdk1.5.0_06
MEu PATH : c:\jdk1.5.0_06\bin

o estranho tb é qdo dou java -version aparece :<build 1.3.1_01>,sera q ta pegando uma versão antiga ou é assim mesmo ?
To travado. Vlw Galera.

Primeiro, a extensão do arquivo deve ser .jsp e não .html, daí sim que ele vai interpretar como texto, segundo, páginas jsp tens diretivas como por exemplo:

<%@page import=“java.util.Date”%>

entre outras.

Teste isso e depois veja se funciona.
Quanto a versão do java certifique-se que não há nenhuma versão antiga da jdk na sua máquina, para mim apareceu certo!