Classpath

9 respostas
R

Pessoal, estou com um pequeno problema, tenho uma pasta com duas classes que chamam mais classes que estão dentro de outras subpastas, estou dando um import das classes que vou usar, mas ele dá um erro na compilação, acho que é mto provável que o classpath esteja faltando alguma coisa, essas classes estão dentro de pastas no web-inf\classes

o erro é:

package pasta.pasta.pasta.pasta.pasta does not exist
import pasta.pasta.pasta.pasta.pasta.Classe

9 Respostas

Luca

Olá

1. Usa alguma IDE? Configure sua IDE para achar as classes

2. Não usa IDE? Faça um pequeno arquivo .bat para compilar as classes

Mas NUNCA configure uma variável CLASSPATH no ambiente do seu sistema operacional para poder desenvolver mais de um sistema na mesma máquina.

[]s
Luca

R

não estou utilizando nenhuma ide, ponho o que no bat para chamar minhas classes???
e pq não alterar o classpath?

Luca

Olá

1. Ponha no arquivo .bat as informações para achar suas classes. Experimente dar uma estudada no comando javac

2. Veja minha mensagem anterior sobre o motivo pelo qual desde o lançamento do Java 1.2 por volta do ano 2000 nenhum desenvolvedor Java deve configurar CLASSPATH como variável de ambiente no sistema operacional.

[]s
Luca

R

pois sim, essas informações do bat que eu gostaria de saber quais são?

tem como tu me manda um exemplo (baseado no meu erro da primeira msg)?

valeu!

Luca

Olá

Não, porque não tenho a menor idéia onde estão suas classes. Melho você mesmo escrever o .bat que não precisa ter mais do que uma linha.

Mas aprenda logo a usar o Ant que lhe dará mais opções do que um arquivo .bat

[]s
Luca

R

me diz se seria tipo isso:

SET CLASSPATH=C:\Arquivos de programas\tomcat\site\WEB-INF\classes\xxx\lib\com\aaa

teria que adicionar os jar tb ou os jar posso deixar no classpath direto pelo sistema???

Luca

Olá

Insisto, estude o Ant. Em 2 horas já será doutor em Classpath.

Não sei o que você quer dizer com isto mas afirmo com certeza que é bobagem e completamente desnecessário ter um CLASSPATH no sistema operacional.

[]s
Luca

R

Luca:
Olá

Insisto, estude o Ant. Em 2 horas já será doutor em Classpath.

Não sei o que você quer dizer com isto mas afirmo com certeza que é bobagem e completamente desnecessário ter um CLASSPATH no sistema operacional.

[]s
Luca

Valeu cara!
vou procurar sobre este ant

abraços!

peczenyj

http://ant.apache.org/manual

ant é uma “versão XML” do make. eu o acho um pouco verboso demais, porém é uma mão na roda.

Criado 3 de novembro de 2006
Ultima resposta 3 de nov. de 2006
Respostas 9
Participantes 3