Classpath

Galera, é o seguinte to com uma duvida imenssa, sou novo em java e eh o seguinte.

gostaria de saber com configurar o meu classpath na IDE.

tem gente que diz que eh soh jogar os arquivos .jar dentro da pasta lib(tratando se de aplicação para web), e tem uns que falam adicione na sua classpath.

afinal o que seria adicionar no classpath? usar as propriedados e build path? ow colocar dentro da pasta lib? ou fazer os dois??

no meu caso estou tentando usaro JDBC, eu já conssegui usar anteriormente mais nao lembro como tinha configurado.

será que alguem ai poderia me esclarecer essa duvida.

desde já agradeço

Normalmente o que se quer dizer com colocar no classpath (no caso de projetos) é colocar no build path. Se você adicionar no build path (no caso do eclipse) é o suficiente para você testar a sua aplicação. Você está falando de uma aplicação web ou desktop?

então cara nas duas web e desktop, pq tipo assim, me falaram que na aplicaçao web tenhu que colocar na pasta lib, mais soh que ai nao funciona de jeito nenhum.

Bom dia!

Qual sua IDE?

Em aplicações WEB poe-se as Libs no diretório “/WEB-INF/lib”, porém sua IDE precisa saber que elas estão lá, logo tens de configurar o BuildPath do seu projeto.

Em aplicações Desktop, pode-se criar um diretório de sua preferência e fazer referência na inicialização do seu jar que possui o método main e fazer referência a eles pelo parâmetro de inicialização ‘-classpath’ do java, Além da presença dos jars no manifest.

Espero ter ajudado :wink:

cara vc ajudou bastante, mais como eu faço essa duas coisas minha IDE eh o eclipse…

com eu vo fala pra ela que meus arquivos .jar vai tah na pasta lib??

abs

hmm!

Ok, Seu projeto já está criado, correto?

Segue-se os passos:

1º: Clica com o botão direito no seu projeto e vá em Build Path -> Configure BuildPath …

2º: Vá na aba ‘LIbraries’ depois, ‘Add External Jars’

3º: Procure o seu jar e clique em ‘Abrir’

Dá uma olhada nesse link: http://hotwork.sourceforge.net/hotwork/manual/eclipse/eclipse-user-guide.html

Vai te sanar muitas dúvidas!

:wink: