ClassPath

6 respostas
vinny767

Amigos,

Acabei de formatar a minha maquina… Instalei o JDK e algumas IDEs (MyEclipse e NetBeans).
Porém, estou com uma dúvida… Como há muito tempo eu não mexo com as configurações iniciais do Java (configurei tudo uma vez apenas e com alguma dificuldade), agora não me recordo como configurar o ClassPath.

Acessei as variaveis de Ambiente do Windows XP e ví que não tenho a ClassPath lá. O que devo fazer?

Posso criar a variavel “na mão”? Existe alguma configuração básica dela (caminhos comuns à todas as instalações do Java)? Qualquer dica será bem vinda!

Obrigado!

6 Respostas

celso.martins

Cara, você está tendo algum problema?

Com o Eclipse não é preciso configurar o Classpath. Não me lembro com o Netbeans, mas acho que tbm não. O MyEclipse não utilizo.

Qualquer dúvida tem alguns ótimos tutoriais no GUJ, o principal está aqui.

Abraços.

douglas_vidotto

Existem várias maneiras de configurar a variável de ambiente. Você pode criar uma nova variável chamada Classpath mesmo, ou então JAVA_HOME. Aqui em casa eu usei o PATH e funcionou. Provavelmente em suas variáveis de ambiente já existe um caminho chamado PATH. Oque voce tem que fazer é adicionar ali o caminho onde estão as suas classes java. Ex: C:\Arquivo de Programas\java\jdk_1.5\bin
Então, no PATH, clique em editar, e adicione o caminho do java ali, usando um ponto e virgula para separar das outras que já existem lá.

Espero ter ajudado

douglas_vidotto

Ah, com o netbeans e o eclipse voce realmente não precisa configurar o classpath, ele já faz isso pra você. Mas o ruim é que suas aplicações ficam dependendo desses IDEs.

Abraços

celso.martins

Mais ou menos. Se você estiver fazendo uma aplicação WEB, você deverá fazer o deploy das libs. Assim, a dependência vai para o espaço.

Se você estiver fazendo uma app desktop sim. Mas aí vc resolve o problema do Classpath num bat (ou sh se for Unix like) e acabou o problema.

Abraços

celso.martins

douglas_vidotto:
Existem várias maneiras de configurar a variável de ambiente. Você pode criar uma nova variável chamada Classpath mesmo, ou então JAVA_HOME. Aqui em casa eu usei o PATH e funcionou. Provavelmente em suas variáveis de ambiente já existe um caminho chamado PATH. Oque voce tem que fazer é adicionar ali o caminho onde estão as suas classes java. Ex: C:\Arquivo de Programas\java\jdk_1.5\bin
Então, no PATH, clique em editar, e adicione o caminho do java ali, usando um ponto e virgula para separar das outras que já existem lá.

Espero ter ajudado

Cara, só toma cuidado com isso: JAVA_HOME != PATH != CLASSPATH.

Abraços

douglas_vidotto

Fala Celso, sim foi falha minha, as definições JAVA_HOME, Classpath e PATH são diferentes, é verdade.

Mas respondendo ao tópico, se configurar o PATH como disse acima, ele deve funcionar.

Abraços e valeu pela correção

Criado 20 de setembro de 2008
Ultima resposta 21 de set. de 2008
Respostas 6
Participantes 3