Classpath

Caros,

Eu quero inserir uma pasta inteira na CLASSPATH, pois nela estao todos os .jar´s externos que vou precisar. Tem como eu fazer isso? Ou terei que incluir cada .jar, mesmo estando todos na mesma pasta?

Agradeço desde já,

Terá que inserir um por um…

Olá glmlima,

Você pode usar um *, mas só no Java 6:

java -cp "/home/usuario/lib/*" SuaClassePrincipal

Lembre-se das aspas, senão o shell vai interpretar esse asterisco como um curinga, e não vai dar certo.

Até mais, :wink:

tem que por um a um.
Não sei se vai dar certo, mas tente copiar os jar’s no diretorio <<JAVA_HOME>>\lib\ext

Será que tem como colocar no diretório da aplicação?
Por exemplo, coloco só /libs/teste.jar …
E quando levar pra outra máquina, ou trocar a aplicação de diretorio, nao preciso modificar tudo: [diretorio]/libs/teste.jar…

Não sei se vcs entenderam oq estou pensando, mas é basicamente setar a classpath uma vez só…

Valeu

Você pode especificar isso no manifest.mf da aplicação, ou criar um .bat que execute a sua aplicação passando -cp para o java.exe, assim quando levar pra outra maquina nao precisa fazer nada…

Nossa cara, isso tá muito avançado pra mim… hehehe
Onde tem material sobre esse manifest.mf?
Tenho que olhar melhor sobre o .bat…

Valeu

Isso não é avançado não…

manifest.mf é um arquivo que você coloca na pasta META-INF de um arquivo .jar, ele contem informações de como a JVM deve iniciar seu aplicativo, como por exemplo qual é a classe principal, qual é a versão, qual o conteudo do classpath deve ser usado etc…

Dê uma olhada nesse topico:

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=7895

Ele ensina a criar um JAR, aí é só adicionar a linha:

Class-Path: arquivo1.jar, arquivo2.jar, arquivo3.jar

no arquivo manifest.mf do jar que você criar.