Classpath

7 respostas
G

Caros,

Eu quero inserir uma pasta inteira na CLASSPATH, pois nela estao todos os .jar´s externos que vou precisar. Tem como eu fazer isso? Ou terei que incluir cada .jar, mesmo estando todos na mesma pasta?

Agradeço desde já,

7 Respostas

J

Terá que inserir um por um…

C

Olá glmlima,

Você pode usar um *, mas só no Java 6:

java -cp "/home/usuario/lib/*" SuaClassePrincipal

Lembre-se das aspas, senão o shell vai interpretar esse asterisco como um curinga, e não vai dar certo.

Até mais, :wink:

F

tem que por um a um.
Não sei se vai dar certo, mas tente copiar os jar’s no diretorio <<JAVA_HOME>>\lib\ext

G

Será que tem como colocar no diretório da aplicação?
Por exemplo, coloco só /libs/teste.jar …
E quando levar pra outra máquina, ou trocar a aplicação de diretorio, nao preciso modificar tudo: [diretorio]/libs/teste.jar…

Não sei se vcs entenderam oq estou pensando, mas é basicamente setar a classpath uma vez só…

Valeu

J

Você pode especificar isso no manifest.mf da aplicação, ou criar um .bat que execute a sua aplicação passando -cp para o java.exe, assim quando levar pra outra maquina nao precisa fazer nada…

G

Nossa cara, isso tá muito avançado pra mim… hehehe
Onde tem material sobre esse manifest.mf?
Tenho que olhar melhor sobre o .bat…

Valeu

J

Isso não é avançado não…

manifest.mf é um arquivo que você coloca na pasta META-INF de um arquivo .jar, ele contem informações de como a JVM deve iniciar seu aplicativo, como por exemplo qual é a classe principal, qual é a versão, qual o conteudo do classpath deve ser usado etc…

Dê uma olhada nesse topico:

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=7895

Ele ensina a criar um JAR, aí é só adicionar a linha:

Class-Path: arquivo1.jar, arquivo2.jar, arquivo3.jar

no arquivo manifest.mf do jar que você criar.

Criado 18 de setembro de 2006
Ultima resposta 19 de set. de 2006
Respostas 7
Participantes 4