Clausula as no jpa

boa tarde, estou utilizando jpa e me deparei com alguns problemas, as sintaxes da ejbql não aceita renomear campos da consulta???

meus testes estão sendo feitos atravez do ireport, pois nele consigo visualizar os resultados obtidos, e também essa consulta especifica é para um relatório alguem ja passou por este problema???

Cara, posta ai como vc estah fazendo para renomear os campos. que eu sabia eh soh colocar o apelido na frente do campo q vc quiser renomear, pode tentar também com cláusula ‘AS’, sobre o iReport, vc pode setar os seus .class dos javabeans no classpath do iReport assim seus campos a serem listados serão os mesmo declarados na sua classe javabean.

estou utilizando a clausula ‘AS’ normalmente…
quanto ao ireport, setei tudo direitinho e fiz minha conexão ejbql, so consigo visualizar os objetos se consultar tipo.
select c from cliente c, no caso como preciso de vários campos de várias tabelas não obtenho exito por exemplo.
se fizer select c.cliNome as Nome from Cliente c, o ireport me retorna o campo de nome COLUMN_1 do tipo String, o esperado seria ele retornar apenas Nome

Estranho, era para ele entender o alias do campo. Qual versao do iReport vc estah usando?

to usando a 3.0.0, tentei baixar a 3.5.2 porém não consegui configurar o classpath para reconheçer minha conexão ejbql, sempre dava erro, no hibernate-entitymanager.jar