Client side caching

2 respostas
viniciusfaleiro

Pessoal, algumas dúvidas:

• Existe algo pronto para isso? por exemplo, fazer caching de banco por exemplo no lado cliente (framework)?
  • Quais outros tipos de caching pra cliente seriam interessantes?
  • Qual vantagem e desvantagem?

2 Respostas

P

A pergunta se refere a web ou desktop?

Bom, no caso da web, normalmente o browser se ocupa de fazer cache de imagens, javascript, etc.
Acredito ser possível também desenvolver algo, provavelmente em javascript.

Em desktop, é possível fazer, claro. Pode-se usar um banco de dados local (hsqldb, derby, etc), armazenar as informações e transmitir em algum momento quando houver conexão.

Mas eu particularmente acho cache no lado do cliente um pouco complicado de gerênciar na web, caso você desenvolva algo. Já no caso de ser uma aplicação desktop, é o caminho comum, armazenar informações localmente. Nem chamaria de “cache”.

De qualquer forma, a vantagem do cache é o ganho de velocidade para o cliente, cosumo de menor quantidade de recursos do servidor, escalabilidade, etc. Já a desvantagem é a de ter dados velhos, caso seja mal gerênciado, complexidade maior, etc.

viniciusfaleiro

vamos lá… mais especifico pra não abrangir muito. Caching web, mas não estou interessado no caching que o navegador faz.

Pelo que ouvi falar, existe alguma ferramenta Oracle que é capaz de gerenciar caching tanto em server side como client side… Agora estou tentando descobrir algo do genero…

Criado 14 de dezembro de 2010
Ultima resposta 14 de dez. de 2010
Respostas 2
Participantes 2