Pessoal, uma dúvida que não tem uma resposta 100%.
Mas o cliente afirma perder informações quando esta atualizando alguma categoria, porém não é sempre. e em meus testes não consegui nenhuma vez simular o problema.
Talvez nem exista o problema, talvez o cliente esteja mesmo com dúvidas em como operar.
Faça o seguinte: visite-o, veja o que ele está fazendo, faça um passo a passo com ele, com certeza o problema vai ser ‘resolvido’.
Abraços.
_ _
Fabiano Abreu Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL[/quote]
Fabiano obrigado, mas visitar o cliente está fora de questão nesse caso. Muito longe. hehe. irei debugar o processo p/ ver se posso melhorar algo. mas está muito estranho isso.
Porque teóricamente some com os dados no banco de dados né.
Ja pensou na hipotese do cliente estar querendo ferrar com seu sistema criando problemas inexistentes ?
Ja enfrentei isto no passado na geração de um relatorio onde o usuario tinha que passar alguns parametros
para que ele fosse gerado, tive que criar uma rotina baseado no perfil do usuario que trouxece tudo que ele selcionou
no ultimo acesso para comprovar ao gerente da pessoa que o usuario não procedia conforme procedimento padrão
Eu faria como o Fabiano Abreu, sentaria com o usuário e falaria: mexe ae. E caso não aconteça, você poderia deixar um sistema gravando a tela do usuário por um dia. (caso ele concorde e tenha hd para isso).
Pq se não rola de simular, ou o usuário não está sabendo utilizar ou então tem algum bug macabro do capeta escondido ae!
eu teria duas dicas, a primeira é simular o problema como ja disseram, se não da para você ir la, você ainda pode usar acesso remoto para ver o que estão fazendo (e se for o caso o telefone caso o software de acesso remoto que você esteja usando não tenha essa comunicação). A segunda dica seria gerar vários logs,especialmente aonde da o problema, assim você provavelmente saberá o que está esquecendo… uma terceira dica e ter certeza que está tratando qualquer exceção, sei la se não está vazando alguma…
Concordo com as dicas anteriores, alem disso analise o que significa “perder” informações; pode ser uma exclusão como pode ser uma sobreposição de dados. Alguns fazem atualizações baseadas em condições lógicas se houver alguma falha poderá haver um exclusão ao invés de uma alteração.