Cliente/Servidor com JSF, Hibernate, TomCat

8 respostas
muniquewassem

Boa noite,

Hoje estou aqui porque estou totalmente perdida da vida. Nunca trabalhei com WEB e agora meu orientador me pediu uma aplicação em JSF.
Já li o material que tem no Antes de perguntar… aqui do GUJ, mas ainda tenho dúvidas. A unica coisa que consegui fazer até agora foi um CRUD bem simples.

Eu devo desenvolver uma aplicação Cliente/Servidor e não tenho idéia de como fazer isso. Em desktop, eu usava muito RMI e com WEB eu devo usar um container web como o TomCat não é? Afinal, qual a função do Tomcat? Como eu uso ele?

Sobre minha aplicação, no cliente, eu terei um diretório onde haverão arquivos armazenados e deverei ler esses arquivos e envia-los para o servidor, onde eu tenho um banco de dados onde serão inseridos dados esses dados e exibi-los em uma tabela.
Esse é um resumo básico, mas alguém sabe me dizer se compensa usar Hibernate para persistência? Lembrando que eu nunca trabalhei com Hibernate. De banco de dados irei usar Postgres.

Ah, e sobre qual ‘implementação’ usar? Tipo Myfaces, Primefaces, Richfaces e coisas do tipo?

Eu to sem saber o que fazer então qualquer ajuda é bem vinda!

8 Respostas

luxu

bom pra começar vc deve usar a IDE Eclipse pra programar WEB…o tomcat é um servidor WEB e sem ele(existem outros tá!) vc não conseguirá ver as páginas que são programas com JSP/JSF sendo assim não conseguirá usar JAVA, eu fiz meu primeiro sistema comercial e demorei 1 ano pra aprender mas dá pra levar menos tempo… utilizo Primefaces e Hibernate, mas já vá pensando em injeção de dependências eu estou começando com Spring…se possível investa em vídeo-aulas e livros, ok?

muniquewassem

Ah, sim. Eu sempre usei o Netbeans… Existe muita diferença entre ele e o Eclipse pra WEB?
Eu vi um tutorial bem legal com Primefaces e Hibernate Annotations, vou dar uma baseada nele. Mas a minha maior duvida é o que fazer no lado do Cliente… No servidor eu ja tenho uma idéia, mas como transmitir esses dados?

luxu

como assim? mum entendi, vc ker saber onde o cliente digita as infos? é isso?

muniquewassem

Não exatamente, vou explicar.

Vamos supor que eu tenho 2 computadores, 1 aqui na minha casa e 1 na universidade.
Aqui na minha casa eu terei um diretório que conterá arquivos .txt e a cada 10 minutos o sistema vai adicionar mais um arquivo nesse diretório.
Na pc da universidade eu tenho um servidor de banco de dados, e nesse bd eu tenho de armazenar as informações dos arquivos do diretório da minha casa. então, no lado do servidor, eu terei se inserir esses dados e mostrar eles em uma tabela.
Ok, no servidor eu sei que tenho que fazer uma tabela pra mostrar os dados pro usuário e tal, mas e no cliente, o que eu tenho que fazer? É nesse ponto que entra o Tomcat?

Em desktop quanto eu tinha que transmitir informações de um PC pra outro eu usava RMI, mas em WEB o que eu uso?

luxu

só pra mim me situar como funciona o RMI?

muniquewassem

É uma invocação remota de método. O método roda no servidor e o cliente chama esse método, que é executado no servidor… por exemplo uma calculadora de matrizes multidimensional que é algo ‘pesado’ então colocamos em um servidor robusto ao invés de consumir memória em um cliente ‘fraco’.

luxu

Bom vou v se consigo ser claro…qdo abrimos um site num navegador, se for HTML ele busca esta página num servidor certo? se caso for HTML puro num há problemas desde que o navegador suporte vai abrir belezinha, no caso de páginas JSP/JSF além do servidor q está hospedado as páginas precisa de um container pra “interpretar” as tags da página é ai q entra o tomcat, ou seja, ele vai permitir q nós visualizemos ela num navegador novamente desde q o navegador suporte…esse é o trabalho do tomcat.

muniquewassem

Entendi sim, obrigado.

Mas o que realmente está me confundindo é a comunicação, o envio dos dados, entende? Tenho que usar um protocolo ou coisa assim?

Criado 12 de setembro de 2011
Ultima resposta 13 de set. de 2011
Respostas 8
Participantes 2