Clientsocket na web e o server em minha máquina

4 respostas
FightSurf_George_Mai

Bom dia pessoal

Estou migrando um projeto de delphi para java e desde já gostaria de tirar uma dúvida a respeito de sockets.

Via web em um computador remoto, eu teria como instanciar um socket cliente, abrir uma porta lá e se comunicando com o meu computador em casa, que seria o servidor socket? O servidor receberia a requisição de conexão e logo depois começariam a troca de mensagens.

É possível simples assim, via web? Por onde devo começar para implementar a minha aplicação cliente?

Um forte abraço a todos.

4 Respostas

kaique

É assim simples mesmo…a 1 ano atrás tive que implementar um chat que também fazia transferência de arquivos (a essência é a mesma), usando Java.
Quando fui testar com o resto da equipe a gente testou cada um em sua casa…conversando e enviando arquivos remotamente…
Cara, estuda bem Socket’s e a API de Streams. Basicamente isso vai te ajudar a resolver o seu trabalho. Outra coisa, dá uma pensada em aplicar Threads no seu trabalho para melhorar o desempenho…

[]'s.

FightSurf_George_Mai

Beleza kaique. Obrigado pela resposta.

Mas me fala, como a aplicação cliente, rodando via web, irá abrir uma porta no computador remoto?

Na época que implementei isso em delphi, nao conhecia um modo de fazer isso via web. Por isso que desenvolvi uma aplicação desktop no cliente também.

Sou novo em java e tirei uma dúvida básica recentemente aqui no GUJ a respeito de desenvolvimento web: uma aplicação java web minha só seria acessada por quem teria a JVM instalada, ou seria acessível para todos que possuíssem um navegador comum? Me responderam que o esquema é todo processado no servidor e é retornado para o cliente somente HTML.

Beleza, mas e com uma aplicação destas, o socket abrir a porta no cliente via web, poderei fazer isso em java livremente (somente desenvolvendo a minha classe e instanciando ela no site) ou terei que fazer algo a mais?

Um forte abraço a todos,

kaique

Uma dica: salve esse link nos seus favoritos, http://java.sun.com/javase/6/docs/api/, esteja certo de que esse será o seu site mais acessado daqui pra frente… :slight_smile:
Seguinte, se você dar uma olhada na classe Socket, uma das formas de você instanciá-la será passando o ip o servidor que você deseja conectar e a porta em que ele a aplicação estiver “escutando” alguma coisa no lado do servidor. Com isso você consegue estabelecer uma conexão. Depois basta usar das Streams para conseguir enviar e receber mensagens…

Qualquer coisa posta aí…
[]'s.

FightSurf_George_Mai

então beleza, também é mais ou menos assim que se faz no Delphi.

Muito obrigado pelas respostas e pela atenção!
Valeu

Criado 7 de março de 2008
Ultima resposta 7 de mar. de 2008
Respostas 4
Participantes 2