Clinical Java GUI

Bom dia aqui do outro lado do oceano.

Tenho que fazer um Java GUI que atraves de Drag and Drop crie formularios clinicos. Os comopentes dos formularios (texboxes, labels, etc) ja estao feitos.
As minhas duvidas sao as seguintes:

Utilizando o modelo MVC a mim 'e claro que a Vista sera o meu UI que ira fazer o desenho, agora nao estou muito bem a ver como separo o modelo do controlo, para este tipo de app (um GUI form maker) como devo abordar o problema?

Outra questao 'e alguem tem algum exemplo ou sabe onde posso ver um onde por exemplo possa clickar num botao ou numa textbox e aparecer as propriedades desse componente numa JInternalFrame?

Por enquanto 'e so…

Obrigado pelo vosso tempo :slight_smile:

Cara,

Algumas sentenças suas estão difíceis de entender. Ex: “claro que a Vista sera o meu UI que ira fazer o desenho”.

Mas de qualquer forma, com Swing eu uso o MVP ao invês de MVC. A diferença é que no MVP a View não fica escutando as modificações do model. É o Presenter que cuida de tudo.

Eu aprendi desses parões no livro Desktop Java Live. Entre no link abaixo que tem um capítulo pra baixar. É bem onde o autor explica esses padrões. Com exemplo e tudo. Vale uma lida.

http://www.javalobby.org/articles/djl-review/

Só tem um detalhe. É em inglês.