Clonagem do JTextField com múltiplas coordenadas

Programa:
Estou implementando um programinha de Visualização de Informação Orientada à Pixel. Resumidamente, eu trabalho com arquivos de texto que são filtrados de forma a separar suas palavras. Os textos então são representados em linhas (cada linha representa um único texto) compostas por quadradinhos (palavras), que eu utilizo JTextFields para representar.
Na primeira versão, esse programa contava com apenas um painél de visualização, que podia ser customizado de diversas formas, sendo que um dos recurso era a possibilidade de alterar a cor das palavras representadas pelos quadradrinhos, chamados pixels.
Na segunda versão, preciso fornecer ao usuário trabalhar com várias visualizações ao mesmo tempo, exibidas em vários painéis. O problema maior é que os mesmo painéis precisam estar sincronizados quanto à cor das palavras, isto é, se em um painél o usuário mudar a cor de uma palavra, essa mesma palavra deve ser atualizada em todos os outros painéis automaticamente.
A estrutura que estou utilizando é um ArrayList<ArrayList> ou lista de listas de JTextFields. Tentei criar apenas uma lista de listas e adicionar os mesmos dados à todos os painéis, mas não deu certo, até porque um JTextField não pode ser adicionado à mais de um JPanel, certo? Em compensação, se eu copiar a lista de listas inicial para todos os JPanels e ir atualizando as cores pra cada um, via ficar muito pesada a aplicação.

Possível solução:
Andei lendo alguns textos sobre clonagem de objetos e tal e, pergunto se seria possível algo como: clonar um JTextField sem deixá-lo totalmente independente do objeto original. Gostaria que as alterações dos backgrounds fossem as mesmas, únicas, mas a localização na tela fosse independente: se um objeto muda sua localização, não afeta o outro clonado. Objetos clonados só podem ser afetados pela mudança da cor do background. É muito insano pensar que seria possível sobrescrever o método de clonagem pra fazer isso?

Vlw pela atenção.