rcerullo:
A questão que você falou sobre o banco de dados (120 dólares)… de utilizar o banco deles, seria o banco MySql (Amazon RDS) ?
Entendo perfeitamente você não dizer o ramo de negócio, mas você tirou a dúvida mesmo assim que era saber se teria muita informação trafegando.
Eu não manjo muito de java… estou iniciando nessa tecnologia, apesar de ter bastante experiência com Oracle.
Devo utilizar Java, Tomcat, Jquery e MySql
Eu perguntei sobre os preços justamente para evitar surpresas como você teve com relação ao banco de dados.
Só tenho mais uma dúvida com relação a Cloud: a configuração do servidor virtual fica toda por nossa conta? Exemplo: supor que o o sistema operacional é o Windows Server 2008… criação de usuário, configuração de firewall, etc…
No caso da Amazon, você escolhe o tipo de máquina no ato da criação. Eles têm disponíveis Amazon Linux, RHEL, Suse, Windows Server 2008, uma configuração do Windows Server 2008 já com SQL Server e IIS e algumas especializações dessas máquinas já voltadas pra clusters. Além disso, quase todas têm as opções de 32 ou 64 bits, você escolhe.
Além disso, eles oferecem algumas imagens com as configurações , para você não ter que começar do zero. Mas em geral, por se tratar de uma nuvem IaaS, você tem total liberdade para reconfigurar da maneira que quiser, salvo questões de segurança como as que você citou, como criação de usuários, firewall, etc. Isso é tudo gerenciado via console da nuvem, não pela máquina, diretamente.
[]'s