Cloud Amazon

7 respostas
M

Pessoal,

Seguinte, tenho um aplicação php com banco de dados mysql num server freebsd a empresa esta pensando migrar para o o Cloud da Amazon, alguém utiliza a amazon com php e mysql? alguém sabe me informar mais ou menos quanto esta pagando por mês, já que é conforme a demanda?

vlw

7 Respostas

Alexandre_Saudate

Uso a nuvem com Java, mas posso te adiantar que, por ser IaaS, deve ser mais do que suficiente pra você usar com PHP também. Além disso, eles já possuem o serviço com MySQL (se você entrar no sistema, procure a aba RDS). Junta tudo isso no CloudWatch e voilà, seu sistema está na nuvem.

[]'s

R

Bom dia.

Hoje pela manhã ouvi uma notício no rádio dizendo que a Amazon se instalou no Brasil oferecendo esse serviço com os mesmos preços em dólar praticados nos Estados Unidos.

asaudate
Estou planejando o desenvolvimento de uma aplicação java com banco de dados MySql e pensando em colocar na nuvem (estou avaliando a possibilidade da Locaweb)
Você poderia dar mais detalhes da sua operação com a nuvem, ou seja, dar uma idéia de preço pago por mês X volume de dados… ramo de negócio do seu sistema… entre outros… o que você puder passar acho que será bem vindo.

Obrigado !!!

Alexandre_Saudate

rcerullo:
Bom dia.

Hoje pela manhã ouvi uma notício no rádio dizendo que a Amazon se instalou no Brasil oferecendo esse serviço com os mesmos preços em dólar praticados nos Estados Unidos.

asaudate
Estou planejando o desenvolvimento de uma aplicação java com banco de dados MySql e pensando em colocar na nuvem (estou avaliando a possibilidade da Locaweb)
Você poderia dar mais detalhes da sua operação com a nuvem, ou seja, dar uma idéia de preço pago por mês X volume de dados… ramo de negócio do seu sistema… entre outros… o que você puder passar acho que será bem vindo.

Obrigado !!!

Bom, como eu disse, eu tenho conta na EC2. Meu sistema ainda está em desenvolvimento, não posso passar uma estimativa muito confiável de valores. O que eu posso passar é que usar o banco de dados próprio da AWS sai beeeem caro (um mês de banco de dados habilitado, sem nenhum tráfego, me custou 120 dólares, mais ou menos). Tanto é que eu optei por abandonar o banco relacional e estou adotando uma solução híbrida de bancos NoSQL (Neo4J e Hadoop). Quanto ao ramo de negócios, eu não posso passar pois é um sistema pioneiro, que está em desenvolvimento ainda… mas adianto que deve ser algo bem intenso.

Meu stack de tecnologias inclui:

-> Java
-> Tomcat
-> Solr
-> Neo4J
-> Hadoop
-> REST com Jersey
-> Apache Mahout
-> VRaptor
-> jQuery

Para fazer um uso desses (ou seja, só com recursos que eu mesmo consigo gerenciar), a nuvem deve cair na faixa de preço gratuita, ou muito barata. Só é uma questão de ficar bem atento quanto aos preços praticados, pois essa do banco, por exemplo, me pegou de surpresa… o resto, enquanto desenvolvimento, se passar de 10 dólares por mês é muito.

[]'s

M

No meu caso ja tenho uma aplicação em produção com mysql, mas se for 180 dolares até não achei caro.

R

A questão que você falou sobre o banco de dados (120 dólares)… de utilizar o banco deles, seria o banco MySql (Amazon RDS) ?

Entendo perfeitamente você não dizer o ramo de negócio, mas você tirou a dúvida mesmo assim que era saber se teria muita informação trafegando.

Eu não manjo muito de java… estou iniciando nessa tecnologia, apesar de ter bastante experiência com Oracle.
Devo utilizar Java, Tomcat, Jquery e MySql

Eu perguntei sobre os preços justamente para evitar surpresas como você teve com relação ao banco de dados.

Só tenho mais uma dúvida com relação a Cloud: a configuração do servidor virtual fica toda por nossa conta? Exemplo: supor que o o sistema operacional é o Windows Server 2008… criação de usuário, configuração de firewall, etc…

Alexandre_Saudate

rcerullo:
A questão que você falou sobre o banco de dados (120 dólares)… de utilizar o banco deles, seria o banco MySql (Amazon RDS) ?

Entendo perfeitamente você não dizer o ramo de negócio, mas você tirou a dúvida mesmo assim que era saber se teria muita informação trafegando.

Eu não manjo muito de java… estou iniciando nessa tecnologia, apesar de ter bastante experiência com Oracle.
Devo utilizar Java, Tomcat, Jquery e MySql

Eu perguntei sobre os preços justamente para evitar surpresas como você teve com relação ao banco de dados.

Só tenho mais uma dúvida com relação a Cloud: a configuração do servidor virtual fica toda por nossa conta? Exemplo: supor que o o sistema operacional é o Windows Server 2008… criação de usuário, configuração de firewall, etc…

No caso da Amazon, você escolhe o tipo de máquina no ato da criação. Eles têm disponíveis Amazon Linux, RHEL, Suse, Windows Server 2008, uma configuração do Windows Server 2008 já com SQL Server e IIS e algumas especializações dessas máquinas já voltadas pra clusters. Além disso, quase todas têm as opções de 32 ou 64 bits, você escolhe.

Além disso, eles oferecem algumas imagens com as configurações , para você não ter que começar do zero. Mas em geral, por se tratar de uma nuvem IaaS, você tem total liberdade para reconfigurar da maneira que quiser, salvo questões de segurança como as que você citou, como criação de usuários, firewall, etc. Isso é tudo gerenciado via console da nuvem, não pela máquina, diretamente.

[]'s

R

Entendei…

Alexandre, valeu mesmo pelas informações.

Criado 15 de dezembro de 2011
Ultima resposta 16 de dez. de 2011
Respostas 7
Participantes 3