Cloud Computing - Qual a melhor abordagem?

0 respostas
E

Olá Pessoal,

Já uso Cloud para um sistema Java web, agora estou com uma grande dúvida em saber qual a melhor forma de hospedar o sistema para mais de um cliente. Hoje, minha aplicação com o uso diário de meu cliente, em média 7 usuários, ocupa 58% da memória do Cloud de 1GB (512MB pro Tomcat e 512MB pro resto - Linux + Postgres).

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual abordagem tomar:

1) Um Cloud pequeno de 1GB para cada Cliente:

Vantagem: Está me parece a melhor abordagem, garantindo um mínimo de recurso para cada cliente.
Desvantagem: Cada Clould deste custa de R$ 160,00 à R$180,00 em média de hospesagem, este custo eu repassaria pro meu cliente e não vejo muito problema, o problema seria o custo do gerenciamento, que teria que ser repassado mais R$ 150,00. Isto já começa a ser meio inviável dependendo do cliente, pois além destes custo, existe a minha manutenção mensal.

2) Um Cloud grande para vários clientes (vários contextos no mesmo TomCat):

Vantagem: O custo do gerencimento é rateado entre vários clientes no mesmo Cloud. A empresa onde hospedo tem Clould de até 6GB. Desta forma, eu criaria um contexto de 512MB para cada cliente (se é que dá pra fazer isto no Tomcat) e este custo seria os mesmos R$ 150,00 dividos em até 9 clientes, ficando R$ 20,00 por cliente.
Desvantagem: [color=red]Ainda não sei[/color].

Enfim, além de saber a opinião de vocês, gostaria de saber se alguem já usou o Tomcat 6 com uma grande quantidade de memória, por exemplo, iniciar o tomcat reservando 5GB, será que ele gerencia bem? Tem como limitar o uso de memória por contexto?

Desculpe a extensão do post é que estou com esta :?: na cabeça.

Criado 17 de fevereiro de 2011
Respostas 0
Participantes 1