Bom dia Pessoal,
tenho recebido várias propostas, mas todas CLT cotas,
sempre recuso por achar que isso é uma fria, o que vocês acham?
Bom dia Pessoal,
sempre recuso por achar que isso é uma fria, o que vocês acham?
[quote=mark_domi]Bom dia Pessoal,
sempre recuso por achar que isso é uma fria, o que vocês acham?[/quote]
Com certeza é fria, eu penso que se a empresa precisa recorrer a esse tipo de contratação para burlar o governo e as leis, imagina o que ela não é capaz de fazer com funcionários?
Esta modalidade de contratação, simplesmente não existe. É a mais nova forma de burlar a legislação trabalhista.
Resumindo, é uma tremenda fria! 8)
Sim, é. Só quem ganha aí é a empresa.
Do que se trata esta modalidade?
Não conheço…
[quote=AbelBueno]Do que se trata esta modalidade?
Não conheço…[/quote]
Você é contratado como CLT com um valor muito a baixo, o que vc apresentar nota para empresa (nota sem CPF/CNPJ) ela credita para você como “beneficio” o resto entra no seu salário como “Propriedade Intelectual”,
assim você não paga imposto de renda,
mintira porque sobre a Propriedade Intelectual vc paga imposto sim.
Mark,
existem vários posts sobre esse assunto aqui. Dê uma pesquisada!
[quote=mark_domi]Bom dia Pessoal,
sempre recuso por achar que isso é uma fria, o que vocês acham?[/quote]
Essas empresas “zuadas” vem com esse tipo de proposta, já recebí várias assim e recusei TODAS.
Tem que recusar mesmo pessoal, as empresas que praticam esse modelo de contratação deveriam todas quebrar.
Isso é picaretagem brava.
Se é fria depende da pessoa aceitar ou não, mas é legal!
Existem duas modalidades, pelo que sei:
Uma é a cota utilidade, que conforme a CLT, permite ao funcionário receber até 70% do valor do seu salário nessa forma. O pagamento não pode ser realizado em dinheiro, de modo que muitas empresas adotam o cartão utilidade. Sobre esse valor não incidem os diversos tributos.
http://www.slideshare.net/carlamorim/apresentacao-salario-utilidades
http://capitalhumano.grupotba.com.br/cota_utilidade/
Outra modalidade é cessão de direitos autorais salário, na qual o empregado recebe um valor referente ao “direito autoral” sobre seu trabalho que passa a ser utilizado pela empresa, porém, conforme o link abaixo, a justiça reconheceu que uso de desse material, só deve ser feito durante a vigência do contrato de trabalho, ou seja todo o código que você escreveu, a empresa não pode utilizar depois da sua saída.
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/99907/empresa-deve-pagar-direitos-autorais-a-ex-empregada
Lembrando que os valores de férias, 13° salário e FGTS incidem somente sobre o salário efetivo, não sobre as cotas!
’
[quote=marcosalex][quote=Daniel_MV]Tem que recusar mesmo pessoal, as empresas que praticam esse modelo de contratação deveriam todas quebrar.
Isso é picaretagem brava.[/quote]
Está certinho. Se todos recusassem eles vão ser pressionados a mudar, apesar de você também pagar menos do que se fosse CLT full. Mas recuse e diga o motivo, tente convencê-lo a pagar o CLT normal, com sorte até pode conseguir.[/quote]
Concordo em partes.
Eu mesmo recebi uma proposta par receber R$900,00 de salário e o restante em beneficios é o que é um absurdo.
Porém, muitas empresas (principalmente as pequenas) adotam essa prática para ter bons profissionais! Existe empresas que pagam R$ 2.000 em salário e mais R$ 2.000 em beneficios.
O funcionário acaba tendo uma renda de R$ 4.000,00 e a empresa economiza cerca de R$ 2.000,00. Esses R$ 2.000,00 ela pode investir em treimanento para os funcionários, por exemplo.
Uma coisa que os funcionários não tem em mente é qual o seu “custo” para empresa. Em média se a empresa paga de salário (fora benefícios) R$ 2.000,00 ela contribui para o governo com mais R$ 2.000,00 ou seja, o funcionário tem um custo de R$ “4.000,00” para essa empresa!
O custo de contratação é muito alto no Brasil, por isso muitas empresa adotam o sistema de beneficios a fim de aumentar a renda do trabalhador porém outras tiram proveito disso para explorar os trabalhadores!
Por isso considero o sistema válido, quando é pago um salário descente e os benefícios visam complementar esse salário.
Não existe justificativa para essa prática.
Engenheiros também ganham bem, médicos, advogados, economistas, e ninguém recebe nessa putaria.
Essa prática só existe no nosso mercado amador e desunido.
Se o custo é alto é pq o profissional agrega valor, os projetos onde o mesmo é requisitado giram cifras altas, o cara é contratado para desenvolver software e não para bater martelo ou serrar madeira, com todo o respeito a marceneiros.
A empresa não pode ignorar o custo operacional que vai ter ao aceitar um projeto, orce isso junto ao cliente, se o cliente reclamar negocie outra variável, prazo, sei lá, o que não é o cliente querer um software excelente, a empresa querer cobrar um software caro e a corda estourar no empregado.
Mas repito, isso só acontece pq nós permitimos. Vê se outras classes mais organizadas aceitam esse tipo de coisa. E não venham por favor citar o exemplo do primo do cunhado da vizinha da prima que se formou na uniesquina, não passou na OAB e trabalha no verbal.
É.
Com todo o respeito? :twisted:
To enchendo o saco… Entendi o que você quis dizer.
Realmente, CLT FLEX/COTA é uma outra maneira de te sacanear dois com uma cajadada só(Você e o Brasil).
=)
Custo de contratação é conversa. Essas que contratam CTL Mutreta reportam enormes lucros todos os anos e estão agora até comprando empresas no exterior. Como pode esse custo e reportarem tando lucro ?
[quote=Daniel_MV]Não existe justificativa para essa prática.
Engenheiros também ganham bem, médicos, advogados, economistas, e ninguém recebe nessa putaria.
Essa prática só existe no nosso mercado amador e desunido.[/quote]
Errado, essa prática existe em outros mercados. Comecei minha formação com engenharia e sim as empresas pagam um bom salário e além do salário você tem os beneficios! Tive colegas que a empresa pagou todo o curso de engenharia! Essa prática é bem comum na industria.
Economistas eu não conheço mas advogados a maioria dos que conheço é autonoma e diz que os escritórios pagam uma miséria! Só conheço uma pessoa que trabalha no departamento jurídico de uma grande universidade e essa sim tem um bom salário.
O que existe no nosso mercado são empresas querendo pagar uma miséria de salário e colocar tudo pra beneficio, sendo o total é igual ao que as boas empresas pagam só de salário.
Bom isso demonstra que você não sabe dos custos de se ter uma empresa. Tenho uma empresa e sei os custos, que é quase o dobro do salário de um funcionário!
Trabalhamos só eu e meu sócio e desistimos de ter funcionários devido a isso!
Salário é salário, benefício é benefício.
Como diria o sábio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Se você aceita um salário de 2000 reais e o custeio de uma faculdade, escola das crianças, cesta básica, ou seja lá o que for, é uma coisa. A proposta salarial que a empresa te fez foi de 2000 reais e você sabe disso e não terá pensamentos negativos ao receber o 13º.
O que eu vejo no CLT cotas é a intenção bem clara de querer pagar salário com jeitinho. As cotas entram na conta do salário. Os benefícios são outros 500 que até algumas dessas empresas oferecem dentro do padrão de mercado, VR, VA, etc…
Veja que essas empresas estão oferecendo 1000 reais na carteira e 4000 na cota. Se ainda fosse 4000 CLT e 1000 de cota, mesmo recebendo menos no líquido, vá lá, dá até para entender aquilo como um benefício, afinal você tem um salário sólido em carteira.
[quote=Daniel_MV]Salário é salário, benefício é benefício.
Como diria o sábio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Se você aceita um salário de 2000 reais e o custeio de uma faculdade, escola das crianças, cesta básica, ou seja lá o que for, é uma coisa. A proposta salarial que a empresa te fez foi de 2000 reais e você sabe disso e não terá pensamentos negativos ao receber o 13º.
O que eu vejo no CLT cotas é a intenção bem clara de querer pagar salário com jeitinho. As cotas entram na conta do salário. Os benefícios são outros 500 que até algumas dessas empresas oferecem dentro do padrão de mercado, VR, VA, etc…
Veja que essas empresas estão oferecendo 1000 reais na carteira e 4000 na cota. Se ainda fosse 4000 CLT e 1000 de cota, mesmo recebendo menos no líquido, vá lá, dá até para entender aquilo como um benefício, afinal você tem um salário sólido em carteira.[/quote]
é isso que eu penso, se você quer dar um beneficio para o funcionário, para “fidelizar” o funcionário e ele não querer sair da empresa é uma coisa, outra coisa é te pagar um beneficio e quase nada de salário.