[quote=YvGa][quote=x@ndy][quote=YvGa][quote=x@ndy]
Pode não ser ético ou correto mas é legal![/quote]
Se voce acha que é legal leve uma situacao dessas que voce esta defendendo para um advogado trabalhista e veja o tamanho do sorriso que ele vai abrir. Assim como PJ, CLT Flex ou qualquer outra coisa que tente burlar a CLT é ilegal.
Mas se é ilegal por que as empresas praticam?
Simples, porque a quantidade de pessoas que entram na justica para requerer seus direitos é muito pequena, o que compensa para a empresa fazer um acordo com esses e mesmo assim manter a vantagem devido a porcentagem do que nao procuram a justiça. É mais vantajoso pra empresas fazer acordo e pagar a meia duzia que entra na justica do que pagar pra todo mundo.
Agora, tem o outro lado da moeda, que na minha opiniao vale muito mais que a lei. Se voce aceita esse tipo de contrato sem nenhuma forma de coação e a empresa cumpre o que foi acordado, voce recorrer a justica depois é, na minha opiniao, voce esta sendo ainda mais anti-etico que eles.
Por sorte, ainda, na nossa profissao nós, na maioria, podemos escolher onde vamos trabalhar, entao podemos recusar este tipo de contratacao. Se aceitamos estamos cientes do que estamos fazendo, nao deveriamos ficar chorando depois.
Eu nunca trabalhei com CLT Flex, mas ja trabalhei como PJ e numa das vezes o projeto foi cancelado no meio e o meu contrato tambem. Quando eu aceitei trabalhar assim eu sabia do risco, entao seria muita cara de pau da minha parte eu correr para a justica chorar, embora tivesse a certeza que venceria a acao. Mas eu nao fui coagido a aceitar a situacao, eu tinha outras propostas, eu poderia recusar e optar por algo mais seguro, ou seja ninguem se aproveitou da minha inocencia, nem de nenhuma situacao financeira dificil que eu passava pra me obrigar a isso.
No final das contas o que é acordado nao é caro.
Agora, se fez acordo comigo e nao cumpriu, a partir daí quem vai decidir o que é certo ou nao é um juiz. Apesar de que por sorte, nunca precisei ir a justica contra empresa alguma.
Meu conselho é: Se voce não acha certo, nao aceite. Se voce nao tem outra opcao, aceite, aprenda o que puder e saia fora. Mas nao aceite se for pra depois ficar reclamando.[/quote]
Não sou que acho que é legal a a lei diz que sim! Informe-se primeiro. Não disse que apoio a prática, bem pelo contrário, mas dizer que uma pessoa que encontra nessa situação tem direitos a indenização está errado!
[/quote]
Tem direito sim, quem precisa se informar melhor é voce. Diferntemente dos jornalistas que possuem a propriedade intelectual do que escrevem e por isso pode cedê-los as empresas, ao ser contratado por uma empresa de desenvolvimento de software voce nao pode ceder direitos autorais a ela porque TUDO o que voce produzir enquanto estiver em suas dependencias, ou no seu horario de trabalho já é de propriedade intelectual DELA. As leis que algumas empresas tentam utilizar foram feitas para profissionais de outras áreas, não para nós que sómos empregados comuns, cumprimos horários comuns e portanto nos adequamos a grande maioria dos que recebem salarios comuns.
Qualquer juiz vai entender dessa forma.[/quote]
Bom, então cite um caso de jurisprudência do que está afirmando!