CLT FlLEX

Alguém qui no forum conhece wsta modalidade de contratação? Caso afirmativo, quais são as vantagens desta modalidade de contratação?

Um abraço.

o bom são os descontos …

Por exemplo… um salario de R$3000

800 vai no CLT, o desconto do CLT é com base nesse valor.

e o restante você ganha por fora.

Algumas empresas inclusive, pedem para vc declarar onde gasta a sua grana. Caso uma fiscalização baixa no local.

Porque me parece que usam uma brecha da lei.

e isso ae

[quote=javaman00]

Porque me parece que usam uma brecha da lei.
…[/quote]

Se existe uma brecha na lei eu não sei, mas o negócio é legalizado, pois tem aval de Sindicatos; e bem ou mal o governo está arrecadando mais para a falida previdência do que ele arrecadaria se todos estivessem como PJ. Então acho que tanto governo quanto sindicatos não vão ficar pegando no pé quanto a isso!

Geralmente o valor CLT vai até o limite da tabela do IR que não cai naquele valor absurdo de 27,5%.

Pontos bons:

• Férias (até um mês) …que por sinal a minha já está chegando! :smiley:
  • A grana das férias é sobre o CLT + COTAS (cotas = restante do salário que entra como benefícios em dinheiro na C.C.)

Pontos ruins:

• 13º é sobre o valor CLT e não sobre o CLT + COTAS
  • o FGTS é sobre o CLT e não sobre o valor total (CLT + COTAS)

1º - Ter aval de sindicatos != ser legalizado. Não tem nada a ver na verdade. CLT Flex é ilegal. Ponto. A questão no caso é que os sindicatos encobrem as empresas. Existem acordos.

2º - CLT Flex é melhor que PJ e pior do que CLT Full, caso o valor líquido do CLT Full seja grande. Sempre veja o valor líquido que você ganharia por mês para fazer essa comparação entre formas de contratação.

3º - Se for contratado como CLT Flex evite fazer horas extras. Não vale a pena porque são sobre o valor em carteira. A não ser que você esteja precisando desesperadamente de qualquer 100 ou 200 reais a mais por mês.

[quote=MarcioTavares]1º - Ter aval de sindicatos != ser legalizado. Não tem nada a ver na verdade. CLT Flex é ilegal. Ponto. A questão no caso é que os sindicatos encobrem as empresas. Existem acordos.

2º - CLT Flex é melhor que PJ e pior do que CLT Full, caso o valor líquido do CLT Full seja grande. Sempre veja o valor líquido que você ganharia por mês para fazer essa comparação entre formas de contratação.

3º - Se for contratado como CLT Flex evite fazer horas extras. Não vale a pena porque são sobre o valor em carteira. A não ser que você esteja precisando desesperadamente de qualquer 100 ou 200 reais a mais por mês.
[/quote]

Concordo com o item 2 e o item 3, agora não entendi quanto ao item 1 [corrigido, tinha colocado 3], você está falando isso com que base? Você é advogado, é do sindicato ou é de algum órgão fiscalizador governo? Poderia me explicar melhor, por favor, pois sou leigo no assunto? Quanto ao caso dos sindicatos encobrirem as empresa hum… como se o governo não soubesse do que acontece! É o que falei: na verdade todo mundo ganha um pouco, inclusive o governo.

Não não, não sou advogado, sou analista/desenvolvedor/programador/etc/etc como a grande maioria daqui. Mas conheço um bocado de gente, inclusive advogados, que inclusive já me mostraram algumas ações movidas contra empresas que contratam como CLT Flex. O ponto dessa questão é que o “contribuinte” deve pagar impostos sobre TUDO o que ganha. Pagar impostos sobre apenas uma parte dos ganhos e deixar a outra passar “limpa” não é correto pela lei. Não sei os termos técnicos precisos disso, mas é por aí. Não sei como funciona a parte “correta” de participação nos lucros, mas acho que até nisso se paga imposto.

Ah, e sim, com certeza o governo sabe disso tudo. Como muitas coisas na nossa vida e no nosso país, eles não se mexem porque não querem.

O problema do CLT Flex como está hoje é que ele vale para todo mundo da empresa da mesma forma e não deveria. Mas no caso de eu estar cursando uma faculdade, pós-graduação, especialização ou algo do tipo, eu poderia sem problemas passar a nota para a empresa e esse valor eu receberia sem pagar imposto, mas a empresa pagaria um imposto só que com desconto (se não me engano), pois eles estão investindo em educação.

Quanto ao governo não se mexer porque não quer, isso eu concordo!

Olhe o blog deste juiz e tirem suas conclusões sobre como a lei enxerga o CLT Flex.

http://direitoetrabalho.com/2007/02/clt-pj-e-agora-clt-flex/

Sugiro para quem quer entender mais o assunto a leitura deste blog

http://direitoetrabalho.com

[quote=xandroalmeida]Olhe o blog deste juiz e tirem suas conclusões sobre como a lei enxerga o CLT Flex.

http://direitoetrabalho.com/2007/02/clt-pj-e-agora-clt-flex/

Sugiro para quem quer entender mais o assunto a leitura deste blog

http://direitoetrabalho.com[/quote]

Já tinha lido esse primeiro link e concordo em partes com o cara. Eu só acho que se o dinheiro for realmente para educação ele não deve ser cobrado imposto, então não vejo como uma coisa errada.

Pessoal eu nem li a thread toda.
Ontem, me ligaram me oferecendo uma vaga de CLT Flex.
Eu de cara não aceitei e ponto!

Sou CLF Full, era PJ e a um tempo a atras achei que aqui no Rio não existiria mais PJ, até que rolou a oportunidade de CLT Full.

Agora nego que chamar o famoso “por fora” de Flex?

Fala serio, precisamos nos valorizar!

Hoje eu não volto ser PJ mesmo o Lula me levando 27,5% e me devolvendo o mínimo. PJ só para Free-lancers

Agora CLT Flex? JAMAIS! Vamos valorizar nossa area galera.

Você vale o que esta no papel.
Se voce ganha 5000 como CLT Full, voce vale 5 mil.
Se ganha 600 (carteira) , mais 6000 por fora. Você vale 600.
PJ, emite todo mes horas trabalhadas no valor de 35 a hora e faz uma media de 168 horas/mes. Você vale isso.

Não aceitem esses lero lero…

Sério isso ??? Todo CLT Flex recebe horas extras no valor em carteira ???
Isso seria um absurdo !

Melhor para quem?
Só se for para a empresa, pois reduz o risco de tomar um processo trabalhista.

Quanto à comparação, o cálculo nunca deve ser mensal, deve ser sempre anual, para contar férias, 13o e outros benefícios que o PJ não tem.

[quote=boaglio][quote=MarcioTavares]
[/quote]

Melhor para quem?
Só se for para a empresa, pois reduz o risco de tomar um processo trabalhista.

Quanto à comparação, o cálculo nunca deve ser mensal, deve ser sempre anual, para contar férias, 13o e outros benefícios que o PJ não tem. [/quote]

CLT Flex é aumenta o risco de processo trabalhista, pois assume totalmente o vinculo e se é pago a parte mesmo como benefício pode ser integrado ao salário, para fins de calculo de IR, INSS, FGTS,etc…

[quote=flaleite]
CLT Flex é aumenta o risco de processo trabalhista, pois assume totalmente o vinculo e se é pago a parte mesmo como benefício pode ser integrado ao salário, para fins de calculo de IR, INSS, FGTS,etc…[/quote]

Mas no papel não vai o total, vai apenas a menor parte, pelo menos é o que me falaram.

O problema é você provar que recebeu a parte “extra”, eles fazem de tudo para ficar complicado de rastrear.

[quote=boaglio][quote=flaleite]
CLT Flex é aumenta o risco de processo trabalhista, pois assume totalmente o vinculo e se é pago a parte mesmo como benefício pode ser integrado ao salário, para fins de calculo de IR, INSS, FGTS,etc…[/quote]

Mas no papel não vai o total, vai apenas a menor parte, pelo menos é o que me falaram.

O problema é você provar que recebeu a parte “extra”, eles fazem de tudo para ficar complicado de rastrear.[/quote]

Se for como benefício, como alguns disseram isso é fácil pois acaba constando em folha. Meu pai que é advogado me disse uma vez que alguns benefícios podem ser enquadrados como salário e tudo depois ser computado como salário-base.

Por exemplo, se vc tem seu salário de R$1000,00 mais um benefício de aluguel de R$1000,00 e se a fiscalização pegar e levar para o juiz e ele julgar que esse benefício era um “por fora” a empresa é obrigada a recolher tudo com o salario base de R$2000,00 e o empregado tbm a pagar IR, etc… E tbm as horas extras deverão ser recalculadas por um perito sobre 2000 e não sobre os 1000 anteriores.

Viche !
alguém sabe de uma empresa em que isso aconteceu e os funcionários tiveram que pagar IR sobre o valor total ?

oq e este tal de CLT FILEX?

É CLT Flex,
funciona assim : vc ganha parte na carteira (uma parte bem pequena) e parte “por fora” sem tributação.
Em muitos lugares é chamado de CLT Cotas tb.
Essa parte que vc recebe “por fora” é descrita como uma ajuda de custos.

Isto e uma maravilha entao…

Mas este “por fora” é documentado q vc recebe? vc assina algum papel q recebe “por fora”? ou é na confiança mesmo?