CLT FlLEX

Bom … nem sempre … férias é sobre o valor que está na carteira, hora extra tb, 13° tb …
e ainda tem o problema de comprovação de renda, se vc adquire um produto em um ano cujo valor ultrapassa o que vc ganharia com o salario que esta na carteira …

E a versão estendida da CLT Flex, alguém já viu?

É aquela onde você ganha 20% do seu salário em carteira e os 80% restantes vêem num cartão de crédito. Desses 80%, você pode fazer um DOC de 70% do valor, e os 30% restantes você tem que gastar como um cartão normal…

Na prática esses 80% que não vão na carteira entram como benefício. Lindo não?

Uma consultoria da zona sul de São Paulo, na região da Saúde/Jabaquara adota essa prática…

[quote=ASOBrasil][quote=javaman00]

Porque me parece que usam uma brecha da lei.
…[/quote]

Se existe uma brecha na lei eu não sei, mas o negócio é legalizado, pois tem aval de Sindicatos; e bem ou mal o governo está arrecadando mais para a falida previdência do que ele arrecadaria se todos estivessem como PJ. Então acho que tanto governo quanto sindicatos não vão ficar pegando no pé quanto a isso!

Geralmente o valor CLT vai até o limite da tabela do IR que não cai naquele valor absurdo de 27,5%.

Pontos bons:

• Férias (até um mês) …que por sinal a minha já está chegando! :smiley:
  • A grana das férias é sobre o CLT + COTAS (cotas = restante do salário que entra como benefícios em dinheiro na C.C.)

Pontos ruins:

• 13º é sobre o valor CLT e não sobre o CLT + COTAS
  • o FGTS é sobre o CLT e não sobre o valor total (CLT + COTAS)

[/quote]

Se não me engano a hora extra é calculada no valor da carteira tbm não? :smiley:

Vamos lá, alguns (muitos) comentários:

[quote=“afsrj”]Ontem, me ligaram me oferecendo uma vaga de CLT Flex.
Eu de cara não aceitei e ponto! …
Fala serio, precisamos nos valorizar! …
Agora CLT Flex? JAMAIS! Vamos valorizar nossa area galera. …
Se voce ganha 5000 como CLT Full, voce vale 5 mil.
Se ganha 600 (carteira) , mais 6000 por fora. Você vale 600.[/quote]Você pode me explicar qual o problema com CLT Flex, na prática? Eu digo “na prática” porque como eu costumo comentar, pra mim não importa a forma de contratação. Eu sei que qualquer coisa diferente de CLT Full é ilegal, mas eu estou pouco me importando com isso. O que importa pra mim na verdade é o valor líquido no final do mês, o total anual líquido e quais benefícios eu estou recebendo ou podendo pagar com o meu valor bruto.

Não há problema algum em você aceitar uma vaga de CLT Flex. Isso não é nenhuma desvalorização. Basta fazer os cálculos corretos. E não existe isso de se você recebe 600 na carteira, você vale 600. Nunca vi isso. As pessoas que contratam, tanto donos de empresas pequenas, quanto profissionais de RH que conhecem o mercado de informática sabem que existem todas essas formas de contratação e sabem que existem todos esses mecanismos de burlar o pagamento alto de impostos aqui no Brasil. E se pararmos pra pensar, quem cria esses mecanismos são eles próprios!

O que eu sempre percebi aqui no GUJ, como em outros lugares, é que existem preconceitos mútuos, tanto da parte de quem sempre trabalhou como PJ ou como CLT Full em relação a CLT Flex, como de quem sempre trabalhou como CLT em relação a quem trabalha como PJ. Muitos desses preconceitos se baseiam em mitos e em histórias de quem viveu somente situações ruins. O que você vê mais por aí? As pessoas falando mal de PJ ou falando bem? Só fala mal quem teve experiências ruins. Quem teve boas experiências geralmente não comenta, porque isso virou uma coisa natural, indolor e cômoda. Quem teve boas experiências não tem aquela ânsia de botar pra fora as mágoas, porque não existem mágoas. Quem teve boas experiências não vai falar mal, porque não aconteceram coisas ruins para serem comentadas.

O que eu sugiro sempre é fazer as contas muito bem para não ter surpresa, fazer perguntas pertinentes pra empresa que estiver te oferecendo a vaga CLT Flex, e tirar essa neura da cabeça que CLT Flex não representa nenhum problema a mais do que as outras formas “normais” de contratação. Na verdade, essas regras valem para qualquer forma de contratação.

[quote=“boaglio”]Melhor para quem? Só se for para a empresa, pois reduz o risco de tomar um processo trabalhista.[/quote]Não necessariamente, Boaglio. O fato de ser CLT até facilita um processo contra a empresa, pois você já tem o vínculo comprovado. Quando você é PJ e quer processar uma empresa onde trabalhou, o processo é mais demorado e mais trabalhoso, pois você precisa comprovar o vínculo.

[quote=“boaglio”]Quanto à comparação, o cálculo nunca deve ser mensal, deve ser sempre anual, para contar férias, 13o e outros benefícios que o PJ não tem.[/quote]Concordo, você tem razão. Vacilo meu. E como eu já disse aqui em outras oportunidades, até como PJ o profissional pode embutir esses benefícios no valor-hora. Eu mesmo já fiz isso, basta negociar e não aceitar valores baixos. Aí sim o profissional deve se valorizar.

[quote=“boaglio”]Mas no papel não vai o total, vai apenas a menor parte, pelo menos é o que me falaram.
O problema é você provar que recebeu a parte “extra”, eles fazem de tudo para ficar complicado de rastrear.[/quote]Não sei como é em outras empresas, mas eu acabei de sair de uma empresa agora, onde eu era contratado como CLT Flex. E no contra-cheque vinha descrito com detalhes todos os valores e descrição deles. Acho que quando acontece essa situação de tentarem evitar o rastreamento fica meio evidente a má fé, e talvez a melhor atitude do contratado ou candidato a vaga seja partir pra outra. Felizmente não foi o meu caso.

[quote=“everson_z”]Lembrando que a empresa vai te tratar como um CLT !!![/quote]Não entendi. Qual a diferença de tratamento entre CLTs e PJs? Eu já trabalhei nas duas modalidades várias vezes e nunca senti diferença alguma.

[quote=“esantana”]e ainda tem o problema de comprovação de renda, se vc adquire um produto em um ano cujo valor ultrapassa o que vc ganharia com o salario que esta na carteira …[/quote]Depende do que vem no contra-cheque. No meu caso vinha tudo o que eu ganhava com descrição detalhada, então eu podia comprovar renda com o valor full.

[quote=esb]E a versão estendida da CLT Flex, alguém já viu?

…[/quote]

Meu Deus !!!
Como são “criativos” estas “consultorias”* !

Queria entender o que tem de errado em pagar salarios de forma honesta.
Os salarios em TI estão inflacionados ? O Mercado de TI não tem dinheiro para pagar os salarios de forma descente ?
Acho que nenhuma destas duas questões são verdadeira.

O que acontece é que tem muita “consultoria”* querendo ganhar uma grana fácil.

• consultoria entre aspas porque de consultoria mesmo, estas consultorias que existem de montes em SP tem é nada.

[quote=MarcioTavares]…
[/quote]

Marcio Tavares.

Sabe qual é o problema?

São varios. Para começar é ilegal, mas vamos passar por cima disto, pois você não se importa.
O problema é a distorção salarial que acontece no mercado. Olhe só a confusão na cabeça dos novatos (e os não tão novatos assim) na hora de pensar num valor de salário.

É uma bagunça porque temos valores com CLT full, PJ e os mais variadas forma de contratações CLT<sei lá oque>
Ai chega estas consultorias boca de porco, fazem um "plano"de remuneração milaborante e ninguém mais sabe o valor real do salario recebido.

Eu sou da seguinte opinião, ou é PJ com com um valor hora descente ou é CLT Full com valores de mercado de salario. Ou é um ou é outro.

A tributação é pesada para CLT? Sim é, acho um absurdo a carga tributário no Brasil (quem não acha ?). Mas é a regra do jogo para todos, todas as empresas tem que arcar com isso. Quem quer fugir disso esta tentando burlar o jogo, deve ser punido.

Como é que as outras empresas de ramos diferentes fazem ? Eu não vejo Engenheiros, Quimicos, Medicos etc etc etc fazerem esta bagunça.

[quote=Eduardo Bregaida]

Se não me engano a hora extra é calculada no valor da carteira tbm não? :smiley: [/quote]

Pelo que estava vendo aqui com um colega, eles fazem o cálculo sobre o valor total e não só sobre o valor da carteira.

Jogadores de futebol fazem CLT Flex há muitos anos, Diretores de todas as areas fazem CLT Flex a muitos anos, por hora me lembrei deles,…

Pode ter certeza que isso não foi invenção das criativas consultorias de TI de SP.

[quote=flaleite][quote=xandroalmeida]

Como é que as outras empresas de ramos diferentes fazem ? Eu não vejo Engenheiros, Quimicos, Medicos etc etc etc fazerem esta bagunça.

[/quote]

Jogadores de futebol fazem CLT Flex há muitos anos, Diretores de todas as areas fazem CLT Flex a muitos anos, por hora me lembrei deles,…

Pode ter certeza que isso não foi invenção das criativas consultorias de TI de SP.[/quote]

Diretores de empresa fazem contratos PJ desde sempre porque os seus salários são altissimos. Não sei se é exatamente comp PJ, mas seus contratos são muito mais bem elaborados. Não serve de comparação.

Jogadores de Futebol ?!
Putz, nem vou esticar o assunto. Nada contra, mas é outro mundo…

Bom sempre fui PJ e hj prefiro assim. Todas as oportunidades CLT que eu vi são mto abaixo da PJ (não como nos ‘bons tempos’) alem do dito IR … resumindo mesmo q vc tenha vales e ajudas de custo (normais do CLT FULL) muitas vezes vc não tem $ suficiente para pagar a pós e os gastos de um grande centro.

Com relação ao CLT FLEX, como tudo nessa vida, depende. Onde eu estava era PJ e estava migrando p/ CLT FLEX pelo IBRATI. Eles dizem q é legal e tem apoio do sindpd e do Ministério do trabalho e td. Mas, qdo provado que é uma forma de ‘burlar’ o regime CLT, torna-se ilegal.

No meu caso 4,5% do salário bruto do consultor iria ser abatido p/ o IBRATI (q é sem fins lucrativos). Entre 800 e 1200 ± seria registrado em carteira de acordo com o cargo (logo, s/ desconto de IR). Do restante o consultor montaria seus benefícios e, o que sobrar seria seu Produto Intelectual (PI) que recolhe IR na fonte normalmente.
Com isso vc evita de pagar tanto IR, certo?? Errado!!!

Oq eles ‘esquecem’ de falar é que no ano seguinte vc faz o ajuste de IR … onde TODAS as suas fontes de renda são somadas … então vc paga IR do valor de carteira e do PI somados!! ou seja vc paga IR como CLT FULL. A difirença seria q vc paga menos INSS.

Dentro dos benefícios vc pode colocar (até um limite) transporte, alimentação, gastos com saúde, educação, vestuário, etc.

Resumindo, não acho q vale a pena pois o IR acaba sendo tão alto como o CLT FULL, nas vc não vai ter um 13º legal nem férias. Sem contar Fundo de garantia, etc. Mas td vai de como vc negociar!

Nunca tinha passado por isso, mas onde estou agora quem é clt tem uma série de coisas q terceiro não tem … como e-mail, ramal, etc, etc, etc

Espero ter ficado um pouco mais claro.

[quote=“xandroalmeida”]Queria entender o que tem de errado em pagar salarios de forma honesta.
Os salarios em TI estão inflacionados ? O Mercado de TI não tem dinheiro para pagar os salarios de forma descente?[/quote]O grande problema é que TI é a área de “produção” com as médias salariais mais altas do mercado. Acho que ninguém ganha mais do que TI. E isso pras empresas, na cabeça delas, é algo muito novo na nossa culruta, e representa um custo a mais, já que com salários altos vêm impostos altos. O pensamento é distorcido mesmo, já que os empregadores acham que deveriam pagar salários de pedreiros pra todos nós. É uma coisa anormal na nossa cultura alguém de “produção” ganhar tanto. É incompatível. E como os gananciosos querem encher a b***a de dinheiro a qualquer custo, acabam criando essas distorções. E aí começa o outro problema que é transformarem um salário CLT em salário PJ diretamente, sem conversão. Por exemplo, o cara ganha 5k como CLT então vamos começar a contratar PJs pagando 5k, afinal são profissionais do mesmo nível e vão ganhar o “mesmo” salário, apenas contratando de outra forma. Grande erro. E pior ainda do que isso é que existem pessoas que aceitam essas “conversões diretas”, o que acaba ajudando a baixar as médias salariais no mercado inteiro, já que se eu consigo contratar alguns caras pagando X, porque eu tenho que pagar X + R$ 1000,00 pra outros?

[quote=“hover”]Nunca tinha passado por isso, mas onde estou agora quem é clt tem uma série de coisas q terceiro não tem … como e-mail, ramal, etc, etc, etc[/quote]Wow! Que isso… nunca vi algo desse tipo.

O máximo que aconteceu comigo de diferença foi há muito tempo atrás, onde eu era PJ em uma empresa multinacional, mais uma equipe de mais ou menos 20 pessoas, também PJs, e um grupo de mais ou menos 5 CLTs (quer dizer, funcionários da casa) fizeram lobby contra os PJs e acabaram conseguindo fazer com que a empresa dispensasse todos nós.

[quote=“hover”]Todas as oportunidades CLT que eu vi são mto abaixo da PJ[/quote]Mas normalmente é assim mesmo, porque a empresa que contrata CLT é quem vai bancar grande parte dos impostos. Como PJ você irá precisar pagar N impostos, além de taxas e honorários a mais, que você não pagaria como CLT, então você precisa que isso esteja incluído no seu salário bruto, que consequentemente fica maior pra PJ. Por isso é que eu falei que é necessário comparar os valores líquidos anuais pra saber se eventuais propostas CLT e PJ são equivalentes.

[/quote]

Muito bem colocada a situação do mercado por você neste texto.

[quote=MarcioTavares]O grande problema é que TI é a área de “produção” com as médias salariais mais altas do mercado. Acho que ninguém ganha mais do que TI. E isso pras empresas, na cabeça delas, é algo muito novo na nossa culruta, e representa um custo a mais, já que com salários altos vêm impostos altos. O pensamento é distorcido mesmo, já que os empregadores acham que deveriam pagar salários de pedreiros pra todos nós. É uma coisa anormal na nossa cultura alguém de “produção” ganhar tanto. É incompatível. E como os gananciosos querem encher a b***a de dinheiro a qualquer custo, acabam criando essas distorções. E aí começa o outro problema que é transformarem um salário CLT em salário PJ diretamente, sem conversão. Por exemplo, o cara ganha 5k como CLT então vamos começar a contratar PJs pagando 5k, afinal são profissionais do mesmo nível e vão ganhar o “mesmo” salário, apenas contratando de outra forma. Grande erro. E pior ainda do que isso é que existem pessoas que aceitam essas “conversões diretas”, o que acaba ajudando a baixar as médias salariais no mercado inteiro, já que se eu consigo contratar alguns caras pagando X, porque eu tenho que pagar X + R$ 1000,00 pra outros?
[/quote]
Acredito que o salário em TI é o capital intelectual. Quando você afirma que TI é uma área de produção, está dizendo que existe mais esforço mecânico do que intelectual. No primeiro caso os profissionais de TI ainda ganham muito pouco já no segundo nem de TI essas pessoas são.

Uma coisa que não entendo é por que as pessoas reclamam quando uma empresa tenta maximizar seu lucro.

Empresas tem a obrigação social de buscar ter o maior lucro possivel, dentro dos limites daquilo que é moral e ético. Na sociedade capitalista isso significa que ela deve violar a lei corrente sempre isso for mais lucrativo. Em todo o mundo uma empresa ir contra a lei em muitos caso não é visto como anti-ético ou imoral.

Por isso aos PJs e violadores da CLT de plantão. Ou concordam com aquilo que a empresa está a fazer, ou são hipócritas. Não existe meio termo.

Faz o seguinte.

As desvantagens do CLT Flex são inúmeras, alem de ilegal.

Alguns itens que o meu valor full na carteira foram vantajosos para mim.

Investir na bolsa de valores e ter 3x mais que você ganha de crédito. Isso é otimo nas IPOs, caso você compre e venda na abertura, eu faturei 24,40% na IPO BM&F.

Cartões de Créditos, limites negociáveis sempre em cima do que esta no seu contra cheque.

Ter um gerente somente para você, ficar isento de inúmeras taxas. Itaú Personnalité.

Comprar um carro zero e parcela o mesmo em até 24x sem juros.

Ter milhões de regalias nesses carnes malucos que te dão de 10% a 15% se for no carne ao invés do cartão de crédito, comprei um ar condicionado em 10x sem juros e o preço caiu de R$1289, para R$1069.

Entre outras…
Agora se você aceita ser um funcionário de 800 reais, blz…
Boa sorte.

Eu prefiro ainda perder 27,5 % pro governo.

Mais se eu tiver opção de PJ, eu até aceito.
CLT Flex nunca!

Gente, empresa é igual banco, qualquer coisa que partir dela é para beneficia a mesma.
Pergunta pra ela porque a hora extra,férias,13º, bonus anual, participação do lucro. e etc…
Não é em cima do seu “por fora” + carteira.

Galera, falando bonus anual e pl(participação do lucro) é calculado no valor da carteira. Outra imensa desvantagem!
Vendo que PL chega a ser 1.5x o salário. E bônus é 15% do que você ganhou naquele ano inteiro!

Eu não aceito CLT Flex!
Mais cada um sabe o que faz e o que quer.

[]'s!

[quote=afsrj]

Faz o seguinte.

Investir na bolsa de valores e ter 3x mais que você ganha de crédito. Isso é otimo nas IPOs, caso você compre e venda na abertura, eu faturei 24,40% na IPO BM&F.

Cartões de Créditos, limites negociáveis sempre em cima do que esta no seu contra cheque.

Ter um gerente somente para você, ficar isento de inúmeras taxas. Itaú Personnalité.

Comprar um carro zero e parcela o mesmo em até 24x sem juros.

Ter milhões de regalias nesses carnes malucos que te dão de 10% a 15% se for no carne ao invés do cartão de crédito, comprei um ar condicionado em 10x sem juros e o preço caiu de R$1289, para R$1069.

Entre outras…
Agora se você aceita ser um funcionário de 800 reais, blz…
Boa sorte.

Eu prefiro ainda perder 27,5 % pro governo.

Mais se eu tiver opção de PJ, eu até aceito.
CLT Flex nunca!

Gente, empresa é igual banco, qualquer coisa que partir dela é para beneficia a mesma.
Pergunta pra ela porque a hora extra,férias,13º, bonus anual, participação do lucro. e etc…
Não é em cima do seu “por fora” + carteira.

Galera, falando bonus anual e pl(participação do lucro) é calculado no valor da carteira. Outra imensa desvantagem!
Vendo que PL chega a ser 1.5x o salário. E bônus é 15% do que você ganhou naquele ano inteiro!

Eu não aceito CLT Flex!
Mais cada um sabe o que faz e o que quer.

[]'s![/quote]

Grande coisa, tudo isso que vc diz ter, eu tenho tambem, e sou CLT FLEX. Cartão de crédito baseado no seu contra cheque? Meu cartão é igual ao seu, a merda do Itau Personnalite, quase 20 mil de limite, e sou CLT FLEX. Comprei meu carro zero km, tive um monte de regalias na hora de comprar, e sou CLT FLEX. Ter um gerente somente pra vc? Isso eu deixo pra vc, compra um barraco e vai morar junto com ele :stuck_out_tongue: . Infelizmente, nada do que vc disse justifica que ser CLT FULL é melhor do que CLT Flex. Talvez o bonus anual e a PL possam até ser alguns motivos, mas nada que um bom investimentonão resolva isso. Na boa, quem gosta de ser CLT FULL por esses motivos são essas pessoas com mentalidade de 20, 30 anos atrás, onde era comum nego ficar 20, 30 anos na mesma empresa e fazer o pé de meia a custo do FGTS, das PL´s, bonus. Mas isso tudo é só MINHA opinião.

[quote=afsrj]Faz o seguinte.

[/quote]

Cara, isso só mostra sua falta de conhecimento e preconceito sobre o que as empresas oferecem como CLT Flex!

Itaú Personnalité a empresa aqui tem acordo para quem é CLT Flex, então se você quiser, pode ser Personnalité. Quanto a investir BM&F, essa foi a pior! Muita gente aqui também investiu sendo CLT Flex e uma coisa não tem nada a ver com a outra!

[quote=ASOBrasil][quote=Eduardo Bregaida]

Se não me engano a hora extra é calculada no valor da carteira tbm não? :smiley: [/quote]

Pelo que estava vendo aqui com um colega, eles fazem o cálculo sobre o valor total e não só sobre o valor da carteira.

[/quote]

Aki é pela carteira… :cry:

[quote=“bobmoe”]Acredito que o salário em TI é o capital intelectual. Quando você afirma que TI é uma área de produção, está dizendo que existe mais esforço mecânico do que intelectual. No primeiro caso os profissionais de TI ainda ganham muito pouco já no segundo nem de TI essas pessoas são.[/quote]Bob, com certeza TI é Capital Intelectual, mas eu considerei o fato de que TI produz coisas. Se produz, é produção. Posso estar redondamente enganado e com o conceito deturpado, se estiver alguém me ajude a clarear o conceito, mas foi assim que raciocinei. Na verdade, se observarmos direito os desenvolvedores funcionam quase que como uma linha de produção mesmo, vide o conceito de Fábrica de Software, que apesar de estar em decadência, ainda está muito enraizado no mercado, ou o conceito mais simples de que obedecemos “ordens de superiores”.
Hoje em dia ainda existem pessoas que ainda não entenderam o capital intelectual. Pra essas pessoas, ou você manda, ou faz serviço braçal. Então, pros “chefes” que pensam dessa forma, é inconscientemente um absurdo pagar um salário alto para quem não está mandando (alguns fazem isso conscientemente), muito menos pra quem não faz força e passa o dia inteiro sentado, e aí tratam os funcionários como se fossem peões. Eu já passei por situações assim, e já gastei muita lábia pra tentar mudar essa situação.

[quote=“louds”]Uma coisa que não entendo é por que as pessoas reclamam quando uma empresa tenta maximizar seu lucro.
Empresas tem a obrigação social de buscar ter o maior lucro possivel, dentro dos limites daquilo que é moral e ético. Na sociedade capitalista isso significa que ela deve violar a lei corrente sempre isso for mais lucrativo. Em todo o mundo uma empresa ir contra a lei em muitos caso não é visto como anti-ético ou imoral.[/quote]Rodrigo, entendo a sua preocupação, mas eu mencionei especificamente aquelas pessoas que acham que aumentar a margem de lucro significa diminuir salários, cortar cabeças, cortar o biscoito da cozinha etc etc. Esse pensamento é predatório e pequeno demais, e hoje em dia temos aí um monte de empresas da chamada “nova era” que demonstram o contrário desse pensamento: investir no capital intelectual para ter resultados maiores a médio e longo prazo, sem sacrificar as pessoas com ambientes ruins. Geralmente elas têm sucesso. Uma empresa que, por exemplo, tem uma equipe de 1 sênior e 3 plenos, de repente perde os 3 plenos e aí recoloca 3 juniores no lugar deles, para assumirem os mesmos projetos, está fadada ao fracasso. Geralmente isso acontece. Claro que as empresas devem procurar maximizar os lucros, mas fazer isso com migalha eu chamo de ganância.

[quote=“louds”]Por isso aos PJs e violadores da CLT de plantão. Ou concordam com aquilo que a empresa está a fazer, ou são hipócritas. Não existe meio termo.[/quote]Não acho que é isso. Geralmente as pessoas aceitam o que oferecem porque existe uma cultura, talvez inconsciente, do medo de que se você negar algo, nesse caso uma proposta de trabalho, vão achar que você está esnobando, que tá podendo escolher trabalho e vão te colocar numa lista negra. As pessoas têm medo de dizer não, achando que as outras vão ficar aborrecidas.
Por outro lado existe o caso do desconhecimento. Uma pessoa que está entrando no mercado, e geralmente não sabe exatamente o que é PJ, cooperativa, CLT Flex, XYZ, que na hora de uma entrevista é vendida como a solução para os seus problemas, e aí pela falta de experiência acabam comprando qualquer pacote, e consequentemente aceitando qualquer salário, o que a longo prazo acaba ajudando a baixar os salários.

[quote=“afsrj”]Faz o seguinte.
…[/quote]!!![quote=“luiz_ross”]Grande coisa, tudo isso que vc diz ter, eu tenho tambem, e sou CLT FLEX.
…[/quote][quote=“ASOBrasil”]Cara, isso só mostra sua falta de conhecimento e preconceito sobre o que as empresas oferecem como CLT Flex!
…[/quote]É isso mesmo. A palavra-chave aqui é preconceito.

Só pra colocar uma outra questão aqui, falando em salário:
Ontem eu vi uma proposta de trabalho que paga 5K CLT Full pra Analista Sênior. Alguém concorda comigo que é muito pouco?

Empresas tem por obrigação ser gananciosas, qualquer coisa diferente disso é papo para boi dormir, Investir em programas sociais ou de sustentabilidade? É puro marketing, ou você acha que os acionistas estão interessados nisso. Criar um ambiente saudavel e legal para os desenvolvedores, a empresa que é legal ou simplesmente quer tirar maior produtividade de seus funcionários?

Você está confundindo ganância com burrice, entendo que seja dificil diferenciar os dois no Brasil, onde a maioria esmagadora das empresas toma decisões incrivelmente estúpidas quando o assunto é produção intelectual. Agora é obrigação de cada um saber que empresas arcaicas estão fadadas ao fracasso se não se modernizarem e fazer sua parte não prestando serviços para elas.