CLT FlLEX

Caro amigo!

Tive uma experiencia positiva no IBRATI, me tornei um associado e fui contratado por minha empresa no modelo CLT com a gestâo do IBRATI. E gostaria de esclarecer alguns pontos que vc informou e a meu ver, com todo o respeito, acredito que a proposta não foi explicada ou mesmo entendida com clareza! Vamos lá: Por que o modelo se torna ilegal, se conta de fato com o apoio do sindicato da nossa categoria? E se torna um profissional informal em um profissional CLT, formal? Nâo entendi a sua posição.

Pelo que entendi e assim estã sendo, tenho um salário definido de acordo com o piso da categoria que é estabelecido pelo SINDPD, no meu caso, teho em carteira 1550 reais. Sobre isso recolho todos os encargos legais e a empresa tb, 100% conforme a lei. INSS, IR, etc…Tenho um valor de transporte que reflete exatamente o valor que é o quanto gasto pra ir de casa a empresa e retornar todos os dias, sobre este valor comprovado, não existe tributos, pois não é salário. Tenho também os cartões, ticket refeiçao e alimentação, que somam juntos 2000 reais e que gasto mensalmente naquilo que é sua finalidade e também/portanto não é salário. E fui checar na empresa, o IBRATI não repassa a empresa NADA de administração sobre os valores do cartão, vc sabia? Tambem não existe incidencia previdenciaria e tampouco de IR. Tenho utilizado de beneficios mensais que estão no 458 da CLT, as utilidades que no meu caso somam em média uns 2400 reais, tudo comprovado por beneficios que contrato do IBRATI e outros que uso e tenho que levar as notas para a empresa, no começo foi dificil, um saco, mas hoje ja acostumei e virou rotina, so recebo de utilidades aquilo que comprovo, a politica do IBRATI e da minha empresa é severa neste aspecto, pois so assim eu e a empresa não pagamos encargos sobre estes valores, dentro do 458 não tem problema.

E tenho com a empresa um catrato de sessão de direitos para que ela " compre" e me remunere sobre aquilo que crio todos os dias, com o meu conhecimento tecnico, presto contas dos projetos qu estou, tecnologia e tudo o mais, tudo no site do IBRATI que tem melhorado muito seus mecanismos de controle gerando em sua área estrita a sócios, um solução amigavel que apoia os profissionais neste aspecto, recebo valores por isso e a empresa pode explorar aquilo que criei, acho justo e me sinto valorizado como profissioanal de TI, que estudou e tem um conhecimento diferenciado! Sobr estes valores me avisaram que incide o IR sim e soma com o valor do salario registrado em carteira; Acho ruim, mas é lei e não tem como ser CLT e não pagar imposto! Eu entendi isso…

Gosto de ser sócio do IBRATI, utilizo a carteira de beneficios deles que é fantastica, vc conhece? Uso os treinamentos com descontos que são de altissima qualidade, acompanho os projetos sociais deles que já formaram mais de 500 pessoas no laboratorio mais profisional e decente que já conheci de inclusão digital nop país, e eles fazem tudo sem cobrar nada das pessoas, já estão em SP e BH, duas unidades muito legais! Fiz o preparatorio do PMI no instituto, pageui muito mais barato lá do que os que procurei no mercado! Enfim! Tenho uma visão diferente do IBRATI e do modelo CLT, gosto muito e recomendo, mas tem que se informar e saber o que o IBRATI oferece, pago tb 4,5% mas vejo o retorno que tenho e acho justo!

Abraço!

"

primeiro que isso é ilegal, porem uma pratica comum na maioria das empresas, principalmente TI. Alias um detalhe importante o governo disse que eh ilegal, agora um Policial militar eh bem parecido com essa pratica, eles tem um valor X e para completar o salario o governo enche de beneficios, eh tanto que quando o policial fica afastado ou eh aposentado ele nao recebe o valor real que ele trabalhava. Se morrer a viuva tb. Vai entender ne?

Voltando ao CLt flex a vantagem que vc recebe 60% do salario liquido sem nenhum desconto, a desvantagem eh o seguro desempregado eh em cima do declarado, o FGTS tb, e sua futura aposentadoria tb.

É bom para inicio de carreira, onde vc pode pegar juntar uma boa grana, com custo menor, mas vai chegar uma hora que vc tem que mudar para 100% Full nada de flex, tem empresa que tem isso, porem para alguns cargos apenas, entao estude para uma vaga que esse tipo de modalidade e pronto.

uma empresa que nao tem essas ondas de clt flex que conheco é a IBM e CPMBraxis. o valor é integral sem enrolacao.

um post bem legal: http://jmmwrite.wordpress.com/2009/06/26/clt-x-pj/

IBM? Sempre soube que la eles contratavam CLT Flex (ou cotas ou sei la o que). Ja entraram em contato comigo umas 3 vezes pra vaga e lá e sempre era nesse esquema.

CPMBraxis é clt full mesmo.

[quote=Juk]IBM? Sempre soube que la eles contratavam CLT Flex (ou cotas ou sei la o que). Ja entraram em contato comigo umas 3 vezes pra vaga e lá e sempre era nesse esquema.

CPMBraxis é clt full mesmo.[/quote]

nao sei mas eu acho que vc está confudido as consultorias que ficam ao redor da ibm com a IBM. se for pela consultorias normalmente boa parte delas eh clt flex mesmo, agora para ser ibmer direto é clt full.

Entao sao cenários diferentes.

[quote=louds]Uma coisa que não entendo é por que as pessoas reclamam quando uma empresa tenta maximizar seu lucro.

Empresas tem a obrigação social de buscar ter o maior lucro possivel, dentro dos limites daquilo que é moral e ético. Na sociedade capitalista isso significa que ela deve violar a lei corrente sempre isso for mais lucrativo. Em todo o mundo uma empresa ir contra a lei em muitos caso não é visto como anti-ético ou imoral.

Por isso aos PJs e violadores da CLT de plantão. Ou concordam com aquilo que a empresa está a fazer, ou são hipócritas. Não existe meio termo. [/quote]

Você andou bebendo antes de postar aqui? Só se for o capitalismo da China isso. Lógico que qualquer transgressão da lei em qualquer país que não o Brasil é visto como imoral e anti-ético. Tanto que muitas empresas enviam posições para a Índia, China e até mesmo o Brasil para baratear seus custos.

Por que elas não desrespeitam a lei nos EUA? Haha.

Assim como empresas “avaliam” seus funcionários, os funcionários podem e devem avaliar as suas empresas. Trocar informações e experiências é essencial em qualquer área, e se uma determinada empresa é FDP nada mais natural do que alertar seus amigos, ou dar indicações caso seja um bom negócio. Isso se chama networking.

As “avaliações” funcionam tanto para o empregador quanto para o empregado. Esse complexo de escravo de brasileiro de se sentir “culpado” ao criticar alguma empresa (senhor de engenho) é que deve acabar.

postei errado

[quote=Thiagosc][quote=louds]Uma coisa que não entendo é por que as pessoas reclamam quando uma empresa tenta maximizar seu lucro.

Empresas tem a obrigação social de buscar ter o maior lucro possivel, dentro dos limites daquilo que é moral e ético. Na sociedade capitalista isso significa que ela deve violar a lei corrente sempre isso for mais lucrativo. Em todo o mundo uma empresa ir contra a lei em muitos caso não é visto como anti-ético ou imoral.

Por isso aos PJs e violadores da CLT de plantão. Ou concordam com aquilo que a empresa está a fazer, ou são hipócritas. Não existe meio termo. [/quote]

Você andou bebendo antes de postar aqui? Só se for o capitalismo da China isso. Lógico que qualquer transgressão da lei em qualquer país que não o Brasil é visto como imoral e anti-ético. Tanto que muitas empresas enviam posições para a Índia, China e até mesmo o Brasil para baratear seus custos.

Por que elas não desrespeitam a lei nos EUA? Haha.

Assim como empresas “avaliam” seus funcionários, os funcionários podem e devem avaliar as suas empresas. Trocar informações e experiências é essencial em qualquer área, e se uma determinada empresa é FDP nada mais natural do que alertar seus amigos, ou dar indicações caso seja um bom negócio. Isso se chama networking.

As “avaliações” funcionam tanto para o empregador quanto para o empregado. Esse complexo de escravo de brasileiro de se sentir “culpado” ao criticar alguma empresa (senhor de engenho) é que deve acabar.[/quote]

concordo com vc. parece que o colega acima é algum empresario :smiley:

Na boa, pesquisa um pouco antes de falar. Na CPMBraxis a MAIORIA É CLT-FLEX. Eu disse MAIORIA. Poucas pessoas são CLT Full lá.

"

[quote=marcosalex]Um colega acima citou a polícia militar receber um valor na carteira e o resto em outro benefícios que não contam como aposentadoria. Professor, médico e uma série de outras profissões também tem isso. Mas até esse ponto não é ilegal. Vendedor por exemplo, costuma ganhar um tanto fixo mais a comissão.
O que caracteriza ser ilegal ou não é se esses valores são contabilizados, o que na CLT Flex não costuma ser. Mas o governo faz vista grossa por considerar um mal menor frente à informalidade, que corresponde a metade da mão de obra no país.[/quote]

O problema é que policial militar não pode fazer NADA, mas NADA além de ser PM, senão ele é preso, ou seja, é contra a lei. Só existem duas situações que é permitido: dar aula na faculdade (acho que em direito só) e caso tenha formação em medicina ou enfermagem, poder fazer algo relacionado a isso. Sinceramente não sei de fato quais as funções que um PM pode fazer fora do trabalho comum, se alguém puder esclarecer ou me corrigir eu ficaria grato :slight_smile:

"

[quote=luiz_ross][quote=LPJava]
uma empresa que nao tem essas ondas de clt flex que conheco é a IBM e CPMBraxis. o valor é integral sem enrolacao.
[/quote]

Na boa, pesquisa um pouco antes de falar. Na CPMBraxis a MAIORIA É CLT-FLEX. Eu disse MAIORIA. Poucas pessoas são CLT Full lá.[/quote]

Na IBM, quem entra realmente pela IBM, é CLT full, sem frescura.

Os Flex são os vendors, ou seja, o pessoal das consultorias.

A propósito, eu acho que FLEX é a maior palhaçada do mundo. :frowning:

[quote=Marcio_Nogueira]Alguém qui no forum conhece wsta modalidade de contratação? Caso afirmativo, quais são as vantagens desta modalidade de contratação?

Um abraço.[/quote]

Cara assim, se você tem o que descontar, gasolina, faculdade, etc talvez vale a pena, tenho conhecidos que trabalham em SP sob esse regime, tipo, é bom para a empresa, mas nem sempre para o empregador, prefiro o bom e velho PJ!

[quote=LPJava][quote=Juk]IBM? Sempre soube que la eles contratavam CLT Flex (ou cotas ou sei la o que). Ja entraram em contato comigo umas 3 vezes pra vaga e lá e sempre era nesse esquema.

CPMBraxis é clt full mesmo.[/quote]

nao sei mas eu acho que vc está confudido as consultorias que ficam ao redor da ibm com a IBM. se for pela consultorias normalmente boa parte delas eh clt flex mesmo, agora para ser ibmer direto é clt full.

Entao sao cenários diferentes. [/quote]
A CPM é CLT Flex, tenho dois conhecidos em sampa que trabalham sob esse regime de contratação, quando fui fazer entrevista com eles em POA, eles vieram com esse papo aí!

Esses mesmos colegas me contaram que obrigaram a todos os funcionarios a passar para esse regime, ou seja, eles “pagam” a tua facul e conseguem o desconto, só que na verdade é você quem paga!

A planilha do APINFO parece que também faz o calculo CLT, CLT Flex e PJ…

Eu acho que CLT Flex pega o pior dos dois mundos CLT e PJ :slight_smile:

"

Ou seja, você está se arriscando por causa de “algum” a mais.

Espero realmente que ninguém precise de auxilio do governo referente a licença médica ou aposentadoria, pois só ae vcs verão o quanto estão perdendo.

Eu sei que qualquer coisa é melhor do que ficar desempregado, porém não vamos chegar ao ponto de tapar o sol com a peneira.

"

recebendo mais como PJ vc pode pagar uma previdência privada ou até mesmo uma previdência complementar o que vai te garantir rendimentos muito maiores do que o rendimento do salário que a CLT Flex te proporciona…

acho que o segredo do PJ é saber que o seu 13, férias, previdência etc é diluido durante o salário do ano…