Caro amigo!
Tive uma experiencia positiva no IBRATI, me tornei um associado e fui contratado por minha empresa no modelo CLT com a gestâo do IBRATI. E gostaria de esclarecer alguns pontos que vc informou e a meu ver, com todo o respeito, acredito que a proposta não foi explicada ou mesmo entendida com clareza! Vamos lá: Por que o modelo se torna ilegal, se conta de fato com o apoio do sindicato da nossa categoria? E se torna um profissional informal em um profissional CLT, formal? Nâo entendi a sua posição.
Pelo que entendi e assim estã sendo, tenho um salário definido de acordo com o piso da categoria que é estabelecido pelo SINDPD, no meu caso, teho em carteira 1550 reais. Sobre isso recolho todos os encargos legais e a empresa tb, 100% conforme a lei. INSS, IR, etc…Tenho um valor de transporte que reflete exatamente o valor que é o quanto gasto pra ir de casa a empresa e retornar todos os dias, sobre este valor comprovado, não existe tributos, pois não é salário. Tenho também os cartões, ticket refeiçao e alimentação, que somam juntos 2000 reais e que gasto mensalmente naquilo que é sua finalidade e também/portanto não é salário. E fui checar na empresa, o IBRATI não repassa a empresa NADA de administração sobre os valores do cartão, vc sabia? Tambem não existe incidencia previdenciaria e tampouco de IR. Tenho utilizado de beneficios mensais que estão no 458 da CLT, as utilidades que no meu caso somam em média uns 2400 reais, tudo comprovado por beneficios que contrato do IBRATI e outros que uso e tenho que levar as notas para a empresa, no começo foi dificil, um saco, mas hoje ja acostumei e virou rotina, so recebo de utilidades aquilo que comprovo, a politica do IBRATI e da minha empresa é severa neste aspecto, pois so assim eu e a empresa não pagamos encargos sobre estes valores, dentro do 458 não tem problema.
E tenho com a empresa um catrato de sessão de direitos para que ela " compre" e me remunere sobre aquilo que crio todos os dias, com o meu conhecimento tecnico, presto contas dos projetos qu estou, tecnologia e tudo o mais, tudo no site do IBRATI que tem melhorado muito seus mecanismos de controle gerando em sua área estrita a sócios, um solução amigavel que apoia os profissionais neste aspecto, recebo valores por isso e a empresa pode explorar aquilo que criei, acho justo e me sinto valorizado como profissioanal de TI, que estudou e tem um conhecimento diferenciado! Sobr estes valores me avisaram que incide o IR sim e soma com o valor do salario registrado em carteira; Acho ruim, mas é lei e não tem como ser CLT e não pagar imposto! Eu entendi isso…
Gosto de ser sócio do IBRATI, utilizo a carteira de beneficios deles que é fantastica, vc conhece? Uso os treinamentos com descontos que são de altissima qualidade, acompanho os projetos sociais deles que já formaram mais de 500 pessoas no laboratorio mais profisional e decente que já conheci de inclusão digital nop país, e eles fazem tudo sem cobrar nada das pessoas, já estão em SP e BH, duas unidades muito legais! Fiz o preparatorio do PMI no instituto, pageui muito mais barato lá do que os que procurei no mercado! Enfim! Tenho uma visão diferente do IBRATI e do modelo CLT, gosto muito e recomendo, mas tem que se informar e saber o que o IBRATI oferece, pago tb 4,5% mas vejo o retorno que tenho e acho justo!
Abraço!