CLT x PJ

Fala galera…como foram de Pascoa??

seguinte…gostaria de saber da turma aki quais as vantagens e desvantagens de ser contratado por CLT e PJ…

parece q por PJ geralmente paga-se mais…mas vc acaba gastando mais, eh verdade??

vcs poderiam dar uma luz nesse sentido??

valew

Você ganha “menos” como CLT porque a empresa tem que reconher zilhões de reais do seu salário em impostos/previdência. E esta é a grande vantangem de ser CLTista: ter toda a lei trabalhista do Brasil a seu favor. Como PJ você é mais independente, ganha mais, mas tem que saber guardar uma graninha para seu fundo de previdência privada, estas coisas.

:idea: No site da apinfo tem esta planilha que calcula e compara os ganhos reais dos dois regimes de trabalho.

No GUJ também já tivemos acaloradas discussões sobre isso, dê uma pesquisada no forum.

Abrir empresa é um porre!

Além do que, quando vc recebe a planilha de impostos vc entende porque empresário no Brasil reclama tanto…

valew pelas dicas, galera…

mas, hj em dia, o q vale mais a pena, CLT ou PJ??
tipo, em qual eskema vc tem mais grana livre??

[quote=“rbarioni”]mas, hj em dia, o q vale mais a pena, CLT ou PJ??
tipo, em qual eskema vc tem mais grana livre??[/quote]

Isso vai depender de como vc negociar seu salário. Tem MUITAS coisinhas a considerar.

Se o contrato de PJ não tiver férias remuneradas, tem que comparar 11 salários do PJ contra 13,3 do CLT (o mês de férias recebe bonificação de 30%). PJ não tem FGTS. PJ na maioria das vezes não tem benefícios bons que CLT tem, como bonificação de participação nos lucros.

Se não ficar atento ao negociar o salário, acaba recebendo menos do que CLT.

A grosso modo um salário CLT equivale a um salário PJ 30% maior (considerando caso de não ter férias remuneradas, que é o fator que isoladamente mais pesa na comparação). Mas vai depender muito dos benefícios negociados.

O que tenho visto por aí em vários casos é cara trocando salário CLT de R$3k por salário PJ de R$4k. Sai praticamente elas-por-elas para o profissional, e quem ganha mesmo é a empresa.

[quote=“grego”]
O que tenho visto por aí em vários casos é cara trocando salário CLT de R$3k por salário PJ de R$4k. Sai praticamente elas-por-elas para o profissional, e quem ganha mesmo é a empresa.[/quote]

considerando uma remuneração de 3000/CLT, quanto você acha que deveria ser a remuneração PJ para valer a pena?

Acho que dá para negociar ao redor de 5k. Falo isso sem muito conhecimento de causa, e mais usando a matemática: o salário CLT custa para a empresa o dobro, 6k, então é isso que ela gastaria com o funcionário. Falando de R$5k é um meio termo entre os dois lados, e ainda lembrando que receber 11 salários ao invés de 13,3 é uma perda de 20%.

Sou muito mais CLT…mesmo que com descontos, compensa…e muito!

ate mais…

Bom,depende do PJ e do CLT né pessoal?
Se vc eh um daqueles programadores bem relacionados q pega trabalhos que rendem bem(cadastro de rh,clínicas médicas,transportadoras…)aí ser PJ é um grande negócio…

Sou Analista de Sistemas na CLT e estou contente com isso…o problema são os encargos que pagamos…11% de INSS, IR, enfim…mas eu acho legal…pq tem as ferias, 13º, etc…

ate mais…

Em São Paulo, PJ tem as seguintes obrigações em média por mês:

• 5% de ISS,
  • 3% de COFINS,
  • 0,65% de PIS,
  • 2,4% de IRPJ,
  • 1,1% de Contribuição Social,
  • R$ 120,00 para o contador,
  • R$ 96,00 de INSS (depende do capital social da empresa)
  • R$ 38,00 de sindicato (anual)
  • R$ 65,00 de taxa anual de fiscalização da prefeitura
    Além de outras coisas que o governo pode mudar para tapar os seus buracos.
    Dá uns 20% mais ou menos, sem contar que isso tudo é só sobre a PJ, na declaração de imposto de renda PF ainda corre-se o risco de ter que pagar o imposto de novo. :cry:
    E se quiser INSS tem que pagar o carnê à parte.

Olá

Ana, meu contador garante que basta pagar aquela parcela que no seu caso deu R$ 96,00 de INSS e não precisa mais pagar o carnet. Ele está errado?

[]s
Luca

Isso é só a parte da empresa (PJ), o que não inclui a sua parte (PF)…
Para receber a sua “grande aposentadoria” no futuro, você tem que pagar o carnê todo mês… se você quiser, claro.
Quando se trabalha como CLT, já vem descontado do pagamento, não tem opção de não pagar.

Olá

Ana, vou ligar amanhã mesmo para o contador. Ele me garantiu que eu podia parar de pagar o carnet.

Obrigado.

[]s
Luca

Depois me fala o que ele disse…

[quote=“ana_abrantes”]Em São Paulo, PJ tem as seguintes obrigações em média por mês:

• 5% de ISS,
  • 3% de COFINS,
  • 0,65% de PIS,
  • 2,4% de IRPJ,
    Dá uns 20% mais ou menos, sem contar que isso tudo é só sobre a PJ, na declaração de imposto de renda PF ainda corre-se o risco de ter que pagar o imposto de novo. :cry:
    E se quiser INSS tem que pagar o carnê à parte.[/quote]

Fico 10000% com a CLT mesmo…isso que foi citado acima é desconto demais…ehehehehe
:slight_smile:

ate mais…

[quote=“richardpeder”]
Fico 10000% com a CLT mesmo…isso que foi citado acima é desconto demais…ehehehehe

ate mais…[/quote]

Bem, eu penso o contrário, só de pensar nos 27,5 % de IR retido na fonte, já desanima, sem contar os outros descontos em folha, e considerando que pra PJ o salário normalmente é maior, ainda fico como PJ. Se vc for uma pessoa bem regrada, consegue tudo que um CLT tem e ainda assim é vantajoso. Pelo menos pra mim é. :wink:

[quote=richardpeder][quote=“ana_abrantes”]Em São Paulo, PJ tem as seguintes obrigações em média por mês:

• 5% de ISS,
  • 3% de COFINS,
  • 0,65% de PIS,
  • 2,4% de IRPJ,
    E se quiser INSS tem que pagar o carnê à parte.[/quote]

ate mais…[/quote]

Não podemos esquecer que temos a opção de ser PJ ME hoje em dia já existem diversas empresas que aceitam.

PJ ME paga somente um imposto no valor de 6 % mais o contador.

Ai podemos dizer com relação aos benefícios que PJ não tem nenhum e férias um dia vai ser mais importante para você do que dinheiro pode crer que vai, fora férias não vejo outro benefício porque você pode fazer um previdência privada com os 11% e ganhar muito mais do que a mixaria que o governo paga, você pode separar a grana que depositariam no seu FGTS e colocar em um investimento e retirar quando quiser pois é seu e não depender de comprar imóvel para pegar “SUA GRANA”.

O único problema mesmo de PJ que vejo é que dinheiro na mão é difícil você guardar mas ai vai de cada um pois seja responsável pelo suas escolhas.