CLT x PJ

Oi… trabalhei numa empresa que me pagava sálario mas nao assinava carteira…

Ganhava apenas o salário sem nehum bebenfico… Que forma seria essa de trabalho? seria como se fosse um autonomo?

obg

Vc tinha nota fiscal dos seus serviços? Se não tinha, não era PJ.

Se não assinava carteira, vc não era CLT.

Se não nenhum dos dois, vc era um camarada que resolveu ganhar uma grana sem muitas garantias e talvez por sorte não foi enrolado!

[quote=pedrorjbr]Oi… trabalhei numa empresa que me pagava sálario mas nao assinava carteira…

Ganhava apenas o salário sem nehum bebenfico… Que forma seria essa de trabalho? seria como se fosse um autonomo?

obg[/quote]

A empresa que vc trabalha tem obrigação de assinar sua carteira e te dar todos os seus beneficios, como vale transporte, vale refeição, fundo de garantia, decimo terceiro, ferias…etc

Procure um advogado trabalhista.

Quanta hostilidade !

O cara só quer saber o tipo do trabalho, e pelo que ele falou era Free-lancer.

Depende pra quem vc vai explicar isso.

Se for nuam entrevista de emprego, você “fez um trabalho autônomo sem vínculo contratual”.

Se for numa roda de amigos num bar, você “dava um trampo numa empresa que me pagava por fora”.

Isso que a empresa está fazendo é ilegal, todo vinculo empregaticio é regido pela CLT.
Por lei vc tem todos os direitos. Entre na justiça para garantir os seus direitos.

Do tipo “exploração de mão-de-obra”.

Isso é ilegal.

[quote=eric_jf]Isso que a empresa está fazendo é ilegal, todo vinculo empregaticio é regido pela CLT.
Por lei vc tem todos os direitos. Entre na justiça para garantir os seus direitos.[/quote]

Ele não falou do interesse dele… as vezes foi interessante pelo IR.

[quote=J2Alex ]Do tipo “exploração de mão-de-obra”.

Isso é ilegal.[/quote]

De novo… vai com calma antes de acusar a empresa. Depende do acordo que eles fizeram, isso pode ser interessante pros 2. :twisted:

Isso é exploração do trabalhador, sim.
Eu desconfio que até do jeito q é feito PJ é ilegal. No minimo PJ é gambiarra !!!
Direito trabalhista é lei !!!
Se ele trabalhou para empresa ele tem todos os direitos garantidos.

Não seja enganado.

PS.: E o q vc está propondo é ilegal tambem. Isso é sonegação de imposto.

[quote=bandrade][quote=eric_jf]Isso que a empresa está fazendo é ilegal, todo vinculo empregaticio é regido pela CLT.
Por lei vc tem todos os direitos. Entre na justiça para garantir os seus direitos.[/quote]

Ele não falou do interesse dele… as vezes foi interessante pelo IR.

[quote=J2Alex ]Do tipo “exploração de mão-de-obra”.

Isso é ilegal.[/quote]

De novo… vai com calma antes de acusar a empresa. Depende do acordo que eles fizeram, isso pode ser interessante pros 2. :twisted: [/quote]

O eric_jf vc é advogado ? Se não é. Pague um p/ ele já que vc se incomoda tanto.

Já trabalhei como freelancer como ele e não me arrependo. Foi por apenas um ano e serviu p/ eu levantar uma grana, comprar uma motoca e ganhar muita experiência.
Depois fui p/ outra empresa recebendo pela CLT tudo certo.

Depende do acordo entre os dois. Provavelmente ele recebeu um valor maior do que se ele recebesse CLT e teve a vantagem de não pagar impostos caso a empresa o obrigasse a emitir a NF.
Abraço.

Se os impostos recolhidos pela CLT fossem utilizados para a população eu concordaria. Mas estes impostos vao todos pros bolsos dos políticos. O que voce usa do governo?

Escola é particular. Plano de saúde é particular. Segurança particular. Estradas paga pedágio, senao a estrada é um lixo.

E a CLT tá falida até o governo sabe disso. Ela vai ser alterada logo logo pq os encargos pra quem contrata sao muito altos.

Ja fui PJ e CLT nao vejo grande diferença nao…

Um tempo atrás eu tive um problema sério de saúde(que ocorreu totalmente inesperadamente) e precisei ficar 4 meses sem trabalhar. Como sou CLT, recebi direitinho esses 4 meses(meu salário completo) e quando voltei, meu emprego estava lah…me esperando, fora que precisei utilizar muito o convênio fornecido pela empresa. Essa é a principal vantagem(pelo menos na minha opinião) de CLT para PJ.

Como PJ, não sei como seria…nunca trabalhei dessa forma, mas acredito que dificilmente teria todos os benefícios que tive. Eu sei que existem muitas empresas que contratam como PJ mas dão vários benefícios, e que se vc como PJ pagar o INSS 100% tbm receberia o salário 100% em caso de um problema de saúde…mas…acredito que sejam poucas empresas que fazem isso e poucos PJ que pagam INSS dessa forma.

Enfim, hoje prefiro CLT pela segurança q essa oferece(pelo menos onde eu trabalho me sinto 100% seguro), afinal, nunca se sabe quando acontecerá algo, no meu caso, aconteceu ao abrir a geladeira…hehehe

Mas uma coisa é fato, consegue se juntar bem mais grana sendo PJ!

Abraços!

Rapaz, a geladeira explodiu? :shock:

É rapah… Provavelmente essa geladeira foi implementada em .NET rsrsrs

Mas agora falando sério. Não existe um melhor que o outro. Depende da proposta. Se um fosse melhor do que o outro sempre, não existiria opcão. Todos iriam fazer a mesma escolha.

[quote=lavh]Um tempo atrás eu tive um problema sério de saúde(que ocorreu totalmente inesperadamente) e precisei ficar 4 meses sem trabalhar. Como sou CLT, recebi direitinho esses 4 meses(meu salário completo) e quando voltei, meu emprego estava lah…me esperando, fora que precisei utilizar muito o convênio fornecido pela empresa. Essa é a principal vantagem(pelo menos na minha opinião) de CLT para PJ.

Como PJ, não sei como seria…nunca trabalhei dessa forma, mas acredito que dificilmente teria todos os benefícios que tive. Eu sei que existem muitas empresas que contratam como PJ mas dão vários benefícios, e que se vc como PJ pagar o INSS 100% tbm receberia o salário 100% em caso de um problema de saúde…mas…acredito que sejam poucas empresas que fazem isso e poucos PJ que pagam INSS dessa forma.

Enfim, hoje prefiro CLT pela segurança q essa oferece(pelo menos onde eu trabalho me sinto 100% seguro), afinal, nunca se sabe quando acontecerá algo, no meu caso, aconteceu ao abrir a geladeira…hehehe

Mas uma coisa é fato, consegue se juntar bem mais grana sendo PJ!

Abraços![/quote]
Eu te digo como seria, seis opções:
1 - Ou vc guardou muito dinheiro e torrou esse tempo todo para sobreviver. Quando melhorou foi procurar emprego;
2 - Fez um seguro profissional pela bagatela de 200 reais/mês e ele te cobre uma diária parada. Quando melhorou foi procurar emprego;
3 - Ou você trabalha em uma empresa muito legal (talvez em marte ou vênus) que te bancou durante uns quatro meses e quando voltou seu chefe abriu um sorriso e disse “estamos felizes com seu retorno. Seja bem vindo”. Alice (aquela do país das maravilhas), Moradores da Matrix (do filme), e alguns outros com o pai dono da empresa geralmente passaram por isso;
4- Se ferrou porque já ganhava pouco e agora tem que procurar emprego para pagar as dívidas que ficaram desses meses parados e o contador não para de te encher o saco cobrando sua dívida (mais provável).
5 - Você morreu de fome e mandou essa pergunta psicografada.
6 - Foi que nem eu trabalhar com um princípio de pneumonia porque precisava terminar o projeto e quando disse que estava doente a reação de seu chefe foi perguntar se tinha alguém para indicar…

Boa sorte para quem gosta de PJ. No que depender de mim, never more !
[]'s

[quote=pedrorjbr]Oi… trabalhei numa empresa que me pagava sálario mas nao assinava carteira…

obg[/quote]
Isso chama-se Maracutaia…

Eu não sou favorável a CLT, pelo contrário acho ela um atraso de vida.
Se o meu empregador pagar o valor q eu considero justo estou nem aí com férias, fgts, etc, prefiro eu administrar o $ do q deixar nas mãos do governo.

Contudo sou contra qdo o empregador não paga o q foi acertado, se foi acertado CLT q pague tudo, se foi acertado por fora que pague tudo o q foi acertado, se quer pagar por fora (ou fazer maracutaia como dizem, rs) que seja um valor justo.

Mas essa é apenas a minha opinião.

[quote=Edufa]Eu não sou favorável a CLT, pelo contrário acho ela um atraso de vida.
Se o meu empregador pagar o valor q eu considero justo estou nem aí com férias, fgts, etc, prefiro eu administrar o $ do q deixar nas mãos do governo.

Contudo sou contra qdo o empregador não paga o q foi acertado, se foi acertado CLT q pague tudo, se foi acertado por fora que pague tudo o q foi acertado, se quer pagar por fora (ou fazer maracutaia como dizem, rs) que seja um valor justo.

Mas essa é apenas a minha opinião.[/quote]
Por favor, exemplifique sua opnião sobre a CLT…

[quote=Edufa]Eu não sou favorável a CLT, pelo contrário acho ela um atraso de vida.

Mas essa é apenas a minha opinião.[/quote]
Então o seu problema não é com a CLT, é de deixar os impostos com o governo. Já pensou ao invés de sonegar imposto lutar para que ele seja aplicado justamente. Não é tão difícil quanto parece, veja a mobilização que evitou o aumento dos deputados.

Acho que é difícil sim.

Voce viu essa história dos suplentes? O cara recebe R$12.000,00 por mes, mas R$3.000,00 de ajuda moradia, mais transporte, mais um monte de coisas pra nao fazer nada. O congresso está em recesso. Os caras nao tem o que fazer.

Agora diz ae, se é fácil, como impedir isso?

Concordo com voce nao sou contra a CLT, mas contra pra quem vai a $$ dos impostos e no que são utilizados