CMS (Content Management System)

15 respostas
maresp

Na semana passada tivemos um treinamento em Zope e Plone aqui na empresa. Tenho que confessar que fiquei surpreso com o que ví e ouví. Não imaginava que o negócio fosse tão poderoso e estivesse crescendo tanto. Só para informação o governo já está adotando esta tecnologia para gestão de conteúdo web (vide www.serpro.gov.br). Sem falar na lista de sites utilizando zope e plone. Deixando a bizarrice da linguagem python de lado, tenho a impressão que não temos nada a altura em java (open source é claro) que possa fazer frente à crescente onda de sites com conteúdo gerido por zope/plone. Gostaria de opiniões sobre o assunto…

15 Respostas

Luca

Olá

Se o termo “user friendly” não for muito importante para você, então acredito que o cocoon pode ser uma alternativa free mais próxima do Java

[]s
Luca

maresp

Oi Luca,

não sei até que ponto o cocoon consegue reproduzir os conceitos de gerenciamento de conteúdo através de um framework. Na verdade o Zope é um CMS(ystem) e o Plone um CMF(ramework).
Quanto à ser “user friendly”… pra quem tá desenvolvendo vai do gosto, mas vc propiciar um ambiente em que o usuário possa publicar conteúdo como se estivesse escrevendo um texto do word, aí não tem como passar por cima disso.

Daniel_Quirino_Olive

Tinha um tal de Inectis, feito por um fulano:slight_smile: que era muito bom. Pena que que o projeto não está mais disponível por questões legais :frowning:

V

Questões legais? Isso está escrito em algum site? Eu gostaria de mias informações… obrigado

[]´s

Daniel_Quirino_Olive

Questões legais? Isso está escrito em algum site? Eu gostaria de mias informações… obrigado

[]´s

Aham.
http://inectis.dev.java.net

V

Eu tentei, mas não deu certo.

Ninguém sabe mesmo o que rolou?

cancao

“Vegetto”:
Eu tentei, mas não deu certo.

Ninguém sabe mesmo o que rolou?

Eu tambem fui direcionado para essa pagina. Depois fiz a busca por inectis e surgiram alguns codigos. Mas nada explicativo.

Até.

cancao

E o Magnolia? Alguem já testou?

Até…

Paulo_Silveira

“cancao”:
E o Magnolia? Alguem já testou?

to testando agora, to achando legal, e voces? o isn talador eh lindo :slight_smile:

om1

Pelo pouco que eu sei da história toda, o cv foi contratado para desenvolver o inectis, mas sob a marca da empresa em que eu trabalho.
Parece que havia um termo no contrato de desenvolvimento que não permitia que ele fosse publicado como open source, ou um NDA, algo assim.

Meu chefe viu o projeto no java.net e infelizmente foi atrás do cv, pedindo pra ele tirar de lá. No fim sobrou para este que vos fala, a tarefa de finalizar o sistema. Eu achei uma pena, porque com a colaboração do cv, e de outros, o desenvolvimento seria muito mais ágil e o resultado final seria provavelmente melhor.

Além disso, eu não precisaria viver sob o medo de um dia o cv ver no que eu transformei seu código e me espancar até a morte. :lol:

Damn PHB!!! :evil:

dukejeffrie

Não tem problema não, ele não vai ver, pq o código não é aberto, certo??

Se bem que o mundo dá voltas…

E aí, Paulo, algo além do instalador é legal?? E se eu quiser user webwork e velocity?? 8)

[]s!

om1

Só pra esclarecer pra vcs, se bem que o cv já sabe disso:

:arrow: Eu não indiquei a página do projeto no java.net pro chefe. Ele descobriu sozinho, ou por outra pessoa.

:arrow: Eu não tinha, e não tenho, interesse nenhum em manter o projeto fechado, e mesmo após meu chefe ver a página no java.net, eu tentei convencê-lo a lançar como open-source.

Eu tava brincando, mas se ele for no escritório e quiser ver o código, não sou eu quem vai impedir.

cv1

Se eu quiser ver o codigo, eu abro ele na minha hd, diachos! :smiley:

(eu estava tentando me abster de comentar nesse topico, mas fiquem sabendo que o CV’s HiperMegaCMS 3000 está a caminho, eu só preciso inventar uma linguagem de programacao pra escrever ele, antes. Tou falando serio :D)

pcalcado

CMS é um negócio beeeeem interessante.

Onde eu trabalho, temso parcerias com pelo menos 5 fornecedores de CMS, pleo menos 3 de nível mundial [estes já estão mais pra GED e portal-on-th-shelf].

Destes 5, um é puro ASP com XSL, outros são Java e, até onde elmbro, nenhum outro corre por fora destas duas tecnologias.

O mais típico CMS que trabalhamos, tem os seguitne impecilhos:

• Precisa de um servidor Notes no mesmo PC, versão 5 ou menor
    -Cria URLs de quase 255 caracteres, passar por GET é um inferno
    -Possui uma interface horrível, que só funciona em IE, cheio de [argh!] VBScript
  • Se você rpecisar colocar uma JSP dentro do treco, vai ter que usar a interface deles [Deus abençoe o RDesktop!!]
    -Guarda dados em bases hierárquicas Notes [NSF] e em um SGBD AO MESMO TEMPO
    -Tem um limite de tamanho nos templates de alguns K, horrível para menus em JavaScript, porque se passar o Domino simplesmente TRAVA

dentre MUITOS outros…

Este sistema roda em mais de 5 empresas de porte mundial, para falar a verdade são as maiores empresas do brasileiras.

Andei vendo a HP do Magnolia, e vou dar uma brincada em breve com ele. Estava pensando em colocar um pouco da experiência de problemas no software dos outros que eu er a euipe temos que resolver SEM ter o código em um projeto de OSS, mas já havia lido alguns produtos OSS interessantes, e o Magnolia parece bem robusto e bem-feito. Vamos ver se a realidade é igual ao HTML :wink:

[]s e desculpa se não falei coisa com coisa, encarem como um desabafo :stuck_out_tongue:

dukejeffrie

Putz, o que vc falou faz total sentido!!

O sentimento que eu mais percebo quando se fala em CMS é a frustração…

a gente tem o nosso CMS de fundo de quintal aqui tb. Tudo com hibernate/webwork e tal… me diz se é fácil de desenvolver, aprimorar, testar, botar pra funcionar? Tsk, tsk, tsk…

Enquanto o CV não escreve o novo CV’s 3000, a gente vai se virando…

[]s!

Criado 5 de abril de 2004
Ultima resposta 13 de abr. de 2004
Respostas 15
Participantes 10