Cobrança de Softwares

Sei que esse assunto é meio “batido” por aqui, mas sempre levo comigo uma dúvida referente a essas cobranças referente a softwares que desenvolvo.

Qual seria um modelo interessante de Sistema -> Valor a ser pago pelo mesmo ?

Atualmente o que faço é

1. Cobrar uma taxa para instalação, treinamento, adaptação do sistema (um valor fictício = 1000,00)
  2. Mensalidade para manutenção, correções, pequenas modificações, suporte, etc e renovação de licença que expira de mês em mês (uns 15 % do valor cobrado para instalação eu faço a mensalidade. Levando em consideração valor citado acima ficaria 150,00).

Estou certo cobrando dessa maneira? Estou cobrando erroneamente? O que vocês acham?

[quote=leopoldof]Sei que esse assunto é meio “batido” por aqui, mas sempre levo comigo uma dúvida referente a essas cobranças referente a softwares que desenvolvo.

Qual seria um modelo interessante de Sistema -> Valor a ser pago pelo mesmo ?

Atualmente o que faço é

1. Cobrar uma taxa para instalação, treinamento, adaptação do sistema (um valor fictício = 1000,00)
  2. Mensalidade para manutenção, correções, pequenas modificações, suporte, etc e renovação de licença que expira de mês em mês (uns 15 % do valor cobrado para instalação eu faço a mensalidade. Levando em consideração valor citado acima ficaria 150,00).

Estou certo cobrando dessa maneira? Estou cobrando erroneamente? O que vocês acham?[/quote]

Olá
A menos que esteja embutido no item 1, faltou o valor do software em si, valor que serviria por exemplo para amortizar o investimento efetuado para produzir-lo.

Exatamente aí que está minha dúvida… Seria justo cobrar o desenvolvimento do software, já que o cliente vai pagar mensalidade por ele? Já que o software não é específico para um cliente, mas para um segmento

[quote=leopoldof]Exatamente aí que está minha dúvida… Seria justo cobrar o desenvolvimento do software, já que o cliente vai pagar mensalidade por ele? Já que o software não é específico para um cliente, mas para um segmento

[/quote]
Como disse, se já está embutido essa cobrança, sem problemas. O como é cobrado é definido pela sua política de comercialização.