Code Folding no Eclipse

6 respostas
H

Ae gente :D

Eu queria melhorar a organização do código, daí eu lembrei q no NetBeans qd programa Servlets ele tem uma forma de "esconder um monte de código".

Pesquisando eu descobri q esse recurso chama Code Folding. Pra ajudar a entender sobre oq eu digo, no NetBeans basta colocar esse "código":

//<editor-fold>

//</editor-fold>

q ele já colocar um sinal de - pra esconder oq estiver dentro dele e um de + pra voltar a aparecer.

Procurei o mesmo recurso pro Eclipse, mas tudo q eu consegui descobrir é q ele tem a API pra isso, mas a implementação básica é muito fraca. Encontrei o plugin Coffee Bytes q melhora um pouco, mas a user defined folding regions naum funcionou comigo, tem comentários lá falando q naum funciona mesmo. Na época o desenvolvedor prometeu arrumar, mas como o próprio desenvolvedor pareceu dizer, ele abandonou o projeto :(

Foi só isso q eu consegui. O Coffe Bytes dá uma melhorada inserindo suporte a folding em ifs, loops, etc, mas a user defined folding regions q era oq eu mais queria naum funciona.

Vcs conhecem alguma coisa? Me deu até vontade de passar pro NetBeans agora :lol:

6 Respostas

H

Logo após postar a msg eu tive a idéia óbvia: abrir o source code no NetBeans e editar nele qd necessário :lol:

Só q agora eu tenho outro problema, q é exatamente o motivo de eu usar o Eclipse em vez do NetBeans.

No NetBeans qd eu tento subir ou descer o código usando o wheel do mouse, a barra com o nº das linhas sobe ou desce, mas o código naum. Eu preciso selecionar o texto com o mouse pra ele atualizar e mostar na posição certa.
Por causa desse problema eu acabo tendo q percorrer o código só pelo teclado, q naum tem esse bug.

Alguém já viu esse problema? :oops:

cv1

Se vc tem codigo que precisa esconder, sera que nao ta na hora de consertar o codigo ao inves de mudar o editor?

H

EU vou considerar isso, mas pergunto então, se Code Folding só é útil em “código q precisa de conserto”, naum seria melhor tirar ele do NetBeans então? Ou melhor ainda, pedir pros desenvolvedores do NetBeans consertarem seus templates, q usam muito esse recurso…

cv1

E o codigo que o NetBeans gera nao precisa de conserto? Da ultima vez que eu vi um formulario Swing feito no NetBeans, tinha tanta coisa socada naqueles metodos proprios dele que dava medo. :slight_smile:

Claro, vc nao vai receber uma resposta como essa no forum oficial do Eclipse, pq no forum oficial do Eclipse se discutem as features (ou nao-features) do Eclipse - e nao se o seu codigo precisa de uma feature da IDE pra se tornar inteligivel :wink:

R

Não sei que versão do Eclipse está usando, mas ele tem code folding para métodos e imports, com um “-” para fazer o folding e um “+” para expandir o código.

Para regiões diferentes de métodos e imports, eu nunca precisei, então não posso ajudar. Mas veja se o seu Eclipse tem esse recurso para métodos e imports e se já não é suficiente para o que precisa.

Abraços,
Rodrigo

H

Putz o NetBeans tb? Eu nunca cheguei a textar os recursos de design de GUI dele, mas disseram q era ótimo :oops:
Pelo jeito só o JFormDesign gera bom código pra isso mesmo :frowning:

Mas eu falei foi sobre a template básica de servlet dele. Ele põe um monte de código escondido lá embaixo. Muito útil pra quem naum quer mudar.

rcastro:
Não sei que versão do Eclipse está usando, mas ele tem code folding para métodos e imports, com um “-” para fazer o folding e um “+” para expandir o código.

Para regiões diferentes de métodos e imports, eu nunca precisei, então não posso ajudar. Mas veja se o seu Eclipse tem esse recurso para métodos e imports e se já não é suficiente para o que precisa.

Abraços,
Rodrigo

Eu uso o 3.1, ele tem esse folding básico mesmo. O plugin q eu usei melhora um pouco, implementando folding pra if, while, etc tb. Mas oq eu queria mesmo ele diz q implementa mas o próprio autor diz q naum funciona direito.

É q eu tenho uma classe q tem muitos métodos e queria agrupar eles “por assunto”, pra facilitar a encontrar o metodo q quiser, só abrindo o folding certo em vez de ficar subindo e descendo.

Como solução quebra-galho eu coloquei o mesmo projeto no eclipse e no netbeans, mas o netbeans tem outros problemas q naum consigo resolver…

Criado 5 de outubro de 2006
Ultima resposta 14 de out. de 2006
Respostas 6
Participantes 3