Gostaria de saber se codificar as GUIs na mão é um método utilizado na criação das interfaces ou na maioria das vezes isso é feito com o auxílio de um IDE?
Eu sei que com o NetBeans é possível criar interfaces gráficas e fico me perguntando se vale a pena aprender a codificar tudo na unha quando existe uma ferramenta para automatizar o processo.
Qual é o mais recomendado do ponto de vista prático, qual forma de criação de GUI é utilizada profissionalmente?
Cara eu acho que depende, tem gente que adora fazer tudo na unha, já tem gente que prefere a praticidade das IDE’s, frameworks. Eu sugiro que você estude as duas formas, porque com o tempo vc verá os prós e contras de cada um e naturalmente vai fazer a sua escolha.
Como os demais falaram, veja primeiro como fazer na unha e depois com a IDE, você verá que dependendo do nível que da interface perceberá que uma vez ou outra terá que recorrer a codificar, então vale muito a pena entender antes como a coisa funciona, pois a IDE não faz tudo sozinha.
Pois “prático” está relacionado com “fácil” e “rápido” e “utilizada profissionalmente” é sinônimo de produtividade!
Então é o uso de IDE com DRAG-and-DROP ou ferramentas conhecidas como RAD.
Agora se o ponto de vista é aprendizado para conhecimento da API AWT/Swing:
[quote=Alexsandro Lopes][quote]
Qual é o mais recomendado do ponto de vista prático, qual forma de criação de GUI é utilizada profissionalmente?
[/quote]
Isso é que chamo de pergunta retórica!
Pois “prático” está relacionado com “fácil” e “rápido” e “utilizada profissionalmente” é sinônimo de produtividade!
uma tela complexa dificilmente será feita utilizando uma IDE…
Se os sistemas que você desenvolve não possuem nada complexo que precise ser feito “na unha” e tudo possa ser feito por IDE, aprender como fazer “na unha” pode ser besteira até que tenha a real necessidade disto!
[quote=Alexsandro Lopes][quote]
[/quote]
Isso é que chamo de pergunta retórica!
“Na unha” seria a resposta.[/quote]
Bom, “Recomendado do ponto de vista prático” significa o que é recomendado na hora de POR EM PRÁTICA e profissionalmente não é sinônimo de produtividade, aqui representa simplesmente uma questão sobre o que é utilizado dentro de um ambiente de trabalho. Você está interpretando o contexto ou as palavras?
Bem…no meu caso, eu criei toda uma estrutura para a criação de telas…tipo…um padrão de telas para o sistema…
Por exemplo…
Tem um padrão para tela de consultas,
Tem um padrão para telas de cadastros,
e por aí vai…
Então por exemplo…se quero fazer uma tela de cadastro, crio uma nova classe herdando do padrão de cadastros…e assim de inicio , já tenho todas
as funcionalidades de inserção , alteração, exclusão, etc…somente tenho que sobrescrever uns dois métodos que seria o nome da tela, e o nome do beans que se relacionará a tela no banco… e claro…depois é so criar os componentes e deu pra bola…
Entendeu a idéia…? Vendo por esse questionamento que vc postou a pergunta…eu faria na “unha” cada tela, mas por outro lado, não seria tão na “unha” assim
Prefiro dessa maneira, pois quando der manutenção., sei bem certinho onde está o problema… é só seguir a estrutura do sistema…pois tudo nele tem um padrão… é como se fosse um framework para visual…
Já com essa geração de códigos por ides… fica complicado…e não sei bem … mas antigamente, o netbeans não deixava editar o código gerado por ele … agora não sei como está…
[quote=leopoldof]Bem…no meu caso, eu criei toda uma estrutura para a criação de telas…tipo…um padrão de telas para o sistema…
Por exemplo…
Tem um padrão para tela de consultas,
Tem um padrão para telas de cadastros,
e por aí vai…
Então por exemplo…se quero fazer uma tela de cadastro, crio uma nova classe herdando do padrão de cadastros…e assim de inicio , já tenho todas
as funcionalidades de inserção , alteração, exclusão, etc…somente tenho que sobrescrever uns dois métodos que seria o nome da tela, e o nome do beans que se relacionará a tela no banco… e claro…depois é so criar os componentes e deu pra bola…
Entendeu a idéia…? Vendo por esse questionamento que vc postou a pergunta…eu faria na “unha” cada tela, mas por outro lado, não seria tão na “unha” assim
Prefiro dessa maneira, pois quando der manutenção., sei bem certinho onde está o problema… é só seguir a estrutura do sistema…pois tudo nele tem um padrão… é como se fosse um framework para visual…
Já com essa geração de códigos por ides… fica complicado…e não sei bem … mas antigamente, o netbeans não deixava editar o código gerado por ele … agora não sei como está…[/quote]
É, nesse caso já se torna interessante fazer tudo na unha. Vendo a longo prazo, mesmo fazendo tudo na mão desse modo agilizaria bastante e facilitaria o trabalho. Obrigado pela resposta
Aí sua pergunta fica ilógica por que fica: Qual é o mais recomendado por em Prática?
Pô em prática você pode pô uma das duas formas! a escolha é sua.
As empresas tem prazos curtos e usam estimativas para avaliar o tempo de realização de uma atividade pelo seus funcionários.
As ferramentas existem para agilizar o processo de trabalho, Então no ambiente de trabalho, dificilmente algo será feito na unha.