Codigo automático

4 respostas
leobtos

Olá pessoal, to desenvolvendo uma aplicação e tenho uma dúvida.

No cadastro de cliente quero que o código ja venha no TextField, mas já li em alguns lugares que isso é feito em Java e outro dizem que feito no banco.
Estou utilizando o MySQL como banco. A funcionalidade de AutoIncrement funciona bem, mas não sei utilizar ela chamando em Java.

Quero opniões para que eu possa resolver este problema.
Estou aberto a susgestão para este desenvolvimento.

4 Respostas

Zeed01

Boa tarde Galera,

Não sei se entendi bem sua duvida…

Você quer que quando entre na tela para cadastrar um novo cliente o textField do “Codigo” já esteja preenchido ?

Bom se for isso, e se você esta usando o autoincrement do MySql, acho meio dificil, porque esse código (provavelmente a pk da sua tabela) só vai ser gerado quando você fizer o insert no banco.
Se quiser fazer isso no Java, vai ter deixar de usar o autoincrement do banco e gerar este número pelo seu programa…
Coisa ruim nessa solução: só de entrar na tela ja vai gerar um novo código, caso o usuario cancele a operação, provavelmente você vai ter que jogar este código fora…

[]s

leobtos

Zeed
É praticamente isso quero fazer, mas você dize bem. Caso haja o cancelamento o código vai ser jogado fora. A outra forma para estar desenvolvendo?

Zeed01

Boa tarde Galera !

Olha, não sei bem o cenario, mas considerando que este seria um código sequencial e que você pode ter varios usuários cadastrando clientes ao mesmo tempo…
Não vejo como reaproveitar o código gerado.

Imagina o seguinte…

• o usuario 1 entra na tela: aparece Código de Cliente = 1000
  • antes do usuario 1 gravar o cliente que esta digitando, o usuario 2 entra na tela, deverá aparecer pra ele Código de Cliente = 1001
  • o usuario 1 cancela a operação e nao grava o cliente código 1000
  • o usuario 2 confirma a operação e grava o cliente código 1001.
  • depois disso, outro usuário entra na tela, e ai, qual código mostrar ? 1000 ou 1002 ? e se reaproveitar o 1000, quando for gravar o próximo, como vai saber que ja tem o 1002 no banco ?

Acho inviavel implementar todos esses controles…

[]s

leobtos

Verdade.

Tendo em vista está aplicação irar roda apenas com um usuário, futuramente devo tratar este erro. Você destacou um item que devo pensar para que não haja pane no sistema.

Criado 23 de abril de 2011
Ultima resposta 23 de abr. de 2011
Respostas 4
Participantes 2