Codigo de Barras - Comércio

Olá a todos,
estou montando um sistema para loja de varejo (mais especificamente de utilidades) e estou com um dúvida de como trabalhar com código de barras.
Nesta loja existem poucos produtos que possam utilizar seu próprio código de barras sendo então que a maioria deve ser gerado um código de barras interno.
Neste caso quais os padrões utilizados?
Para código interno qual o melhor tamanho do código do produto?
Na leitura feita pelo leitor óptico tem que tratar a string para separar somente o código do produto?
Estou utilizando o banco PostgreSQL.

Obrigado.

Acredito que a melhor maneira e pegar o codigo da chave primaria devido ser unico e usa um metodo equals. tai bem simplicado.

Boa noite,

vou citar como exemplo um sistema q desenvolvi a pouco tempo que utiliza código de barras. No código de barra existe uma parte destinada a identificação do produto. Outra parte destinada ao peso ou preço, depende o modelo. No meu caso, extraí do código de barra apenas a parte que identifica o produto, ou seja, usando substring(index begin, index end). Dessa forma, o cliente pode cadastrar um item através da leitura da barra ou informando manualmente.

Abraços,

Olá rvoltz, então neste caso não posso permitir que o código do produto seja inserido com mais de 6 dígitos? Que é o máximo permitido para produto no modelo EAN13.

Desculpe a demora, estive ausente por um período.
Exatamente, neste caso seu código se limitará em 6 posições. Em meu sistema limitou-se a uma string de 5.

Abraços