Pergunta simples: Como ler um código de barras?
Melhorando a pergunta: Tenho uma imagem jpg (o código de barras), preciso fazer um código q leia essa imagem e retorne os números…
Alguem sabe que caminho devo seguir? Dicas? Sites? Tutoriais? Códigos?
dalvac
excelente tutorial no link passado… porem ele apenas gera o código de barras!
thingol
realmente, achei poucas bibliotecas que leem códigos de barras, e essas eram pagas!
agradeço a ajuda, alguem tem algum palpite?
abraço a todos
aloha
Por favor, se alguem tem uma dica!!!
o problema é que isso é pro meu TCC, e só a parte de ler o código de barras ja ta dando dor de cabeça, só a parte do código de barras já seria um TCC se eu tiver que implementar uma API…
please help me!!!
abraço
T
thingol
O fato de haver mais bibliotecas pagas para leitura de códigos de barras que gratuitas* é indicativo que o problema é particularmente difícil.
Como é a sua imagem?
A imagem contém apenas o código de barras, está em preto-e-branco e com boa resolução, e as barras estão todas horizontais ou todas verticais.
Sua imagem é uma foto onde você tem de localizar o código de barras no meio de um monte de coisas, e ainda por cima está com baixa resolução e as barras estão todas em qualquer posição.
Como você mesmo disse, só ler o código de barras (no caso 2) já é um TCC, e envolve várias técnicas. Basicamente você tem de transformar a imagem do caso 2) em uma imagem do caso 1)** e então processar o caso 1; além disso você precisa conhecer algumas codificações (interleaved 2 of 5 - que é a usada em boletos bancários; 3 of 9 - usada em alguns códigos de barras alfabéticos; EAN e UPC - esses códigos de barras, que têm larguras variáveis, são um pouco mais difíceis de ler).
Bom, eu não fiquei procurando muito no Google , mas como o TCC é seu, então você pode gastar um tempinho a mais - use as palavras mágicas “scan”, “barcode” e “Java” para ver se acha alguma coisa.
** Essa transformação não é trivial; veja com seu orientador o que você pode fazer quanto a isso.
aloha
Pois bem, a api paga que testei, ela acha quantos codigos de barras tiverem na imagem, seja la qual for a posicao, horizontal, vertical, diagonal, invertida, etc… e consegue gerar todos os codigos retornando um String[]
incrivel, era tudo oq eu precisava…
vou dar uma pesquisada melhor, ja olhei em sourceforge e nao achei algo em java q funcione…