bateu aqui uma dúvida acho que interessante. Como começamos (eu, Pedro e Raphael) com o forum de Superwaba url=http://www.swforums.org[/url] eu percebi que num forum existem dois (ou tres) tipos de usuarios. Aqueles que controlam as coisas e aqueles que vêem as coisas.
Bem, os que controlam as coisas sao os administradores e moderadores e os que veem somos nós, meros mortais.
E, aqui no guj, para que isso seja feito de uma boa maneira existe algum código de ética??? Tipo: “o tópico que algum moderador travar ninguem destrava” ou “Se alguém criar um forum novo ninguem pode apagar sem o consenso total dos moderadores”
Existe isso aqui? Vc’s discutem muito sobre isso na área da administração??? Como que é feito isso aqui?
uhehehehe foi mal mas não consegui desassociar essa frase da sua paixão pelo CMM
Não precisa de regras, o bom senso fez o forum do GUJ chegar até aqui … os moderadores muitas vezes tem opiniões divergentes mas nem por isso saem no tapa ou causam confusão por aqui … os usuários por aqui tb tem (em geral) um senso danado e acho que isso é reflexo do modo como as coisas fluem (uau!) … entonces resumindo, regras existem pra serem quebradas, porque fazê-las?
(tátá, não é tudo assim, mas o GUJ funciona muito bem sem burocracia)
Visto a nossa busca por CMM nível 4, estamos adequando nosso rudimentar processo decisório baseado em parâmetros altamente subjetivos e dependente de pessoas (vulgo bom-senso) para suportarmos um processo bem definido e complexo que permita que as decisões tomadas pela coordenação sejam sempre padronizadas conforme as KPAs vigentes pedem.
Para tanto, o GUJ está firmando uma parceria estratégica tanto com a Rational, que nos fornecerá as ferramentas necessárias para a automatizar nossos processos decisórios, quanto com a Computer Associates, que nos fornecerá ferramentas de apoio a decisão baseadas em redes neurais. Estes conjuntos de ferramentas desempenharão os seguintes papéis na nova GUJ Corp.:
:arrow: as ferramentas da CA nos ajudarão a detectar os tópicos que devem ser travados, bem como os usuários que devem ser chutados para fora do nosso humilde estabelecimento de troca de conhecimentos tecnológicos.
:arrow: as ferramentas da Rational nos ajudarão a automatizar as tarefas de detecção de falhas no nosso nobre processo decisório e de conserto destas falhas.
Por fim, estas decisões foram tomadas no último Conselho Executivo do GUJ e visam tanto descentralizar as tomadas de decisão, quanto fornecer bases mais objetivas para a tomada de decisão.
Buenas, foi perguntado aos moderadores do GUJ, mas vou deixar minha contribuicao como moderador do JavaFree. Lá nao existe um “código de etica” tambem, vai tudo no bom sendo e na discucao entre moderadores e admins.
Agora falando um pouco sério, gostaria de deixar relatado, que conheço o dinamismo e comprometimento de alguns moderadores do GUJ pessoalmente (Rafael e Paulo), e eu mesmo via eles respondendo uma porrada de perguntas diariamente no fórum, e em algumas situações, indo pesquisar para poder responder de forma clara e coesa a cada solicitação.
Tb sei que os moderadores são bem tolerantes, poi eu mesmo já brinquei algumas vezes, e fiquei feliz por ver que o pessoal leva tudo na esportiva.
Eu sou contra qualquer tipo de controle, restrição ou moderação nos fóruns. Mas sei por longa experiência que volta e meia aparece uma possibilidade de encrenca que precisa ser controlada rapidamente, restrita ou moderada.
Aqui ainda não aconteceu, mas em um fórum de esportes que participo está em curso uma ação judicial contra um integrante que emitiu opiniões que a CBAT considerou ofensivas. Portanto, antes mesmo da moderação, é preciso responsabilidade de quem escreve. A Internet não é anônima, é muito facil achar o IP de quem postou e iniciar um processo. Lembrem-se do caso do Ricardo Mansur que postava em um cyber cafe de Londres e mesmo assim foi localizado pelos advogados do Bradesco.
[quote]louds:
O guj possui sim um conjunto de normas de conduta entre as pessoas que cuidam do site. Apenas que ele é tácito.
[/quote]
:arrow: Conhecimento tácito:
O conhecimento tácito aproveita o que você já conhece, constrói o conhecimento com base na experiência. A mesma receita de bolo, na mão de duas cozinheiras experientes, vai gerar dois bolos diferentes, porque elas agregam ao conhecimento explícito, que é a receita escrita, um conhecimento subjetivo, não mensurável, que não se ensina, não se transfere de forma objetiva em sala de aula ou manuais. São minúcias como o fato de retirar os ovos da geladeira com duas horas de antecedência para adquirir a temperatura ambiente, a direção e o ritmo dos movimentos para bater a massa, aquela pitadinha de sal a mais, o tipo de forno usado, tudo enfim, que não está escrito na receita. Diferenças sutis que fazem toda a diferença no produto final, os chamados ‘macetes’ que existem em qualquer processo e fazem parte daquele conhecimento que se adquire com a experiência, com a vivência de ter feito inúmeros bolos na vida, a parte do conhecimento que fica escondido, implícito, ao contrário do conhecimento explícito que é aparente, claro, exposto, regrado e formalizado, como a descrição dos ingredientes com suas quantidades e o passo-a-passo do processo de confecção do bolo.
O conhecimento tácito, é aquele ‘quê’ a mais que não sabemos explicar o que é e onde aprendemos, um instinto, uma percepção.
Acho que regras de uma boa conduta nada tem a ver com CMM…!
O GUJ é um forum gigante…de muitos usuários e muitos posts…regras que delimitem algumas atitudes são legais!
O tal de “fica pelo bom censo da pessoa” acarreta em problemas, pois sabemos que nem todos tem este tal “bom censo”.
O guj tem sorte de, a maioria aqui ter um bom censo e eu, a quase 3 anos aqui, nunca vi nenhum conflito problemático, visto que ninguem vem aqui brigar e sim, trazer ou buscar ajuda.
Obs: Daniel, caso queira algumas explicações sobre as KPA’s do CMM Nível 4, por favor, me envie MP.
O bom senso eh a unica coisa que segura o mundo no lugar, e mesmo assim nem tanto, mas eh o melhor que se tem. Caso vc tenha uma ideia melhor, nao eh com o GUJ que vc tem que falar, eh com a ONU. :mrgreen:
E o proximo post sobre CMM versus XP nessa thread eu vou apagar, bloquear, ligar pro provedor e avisar que o usuario daquele IP tava atacando o meu site.