bom galera eh o seguinte. Eu estou criando uma interface gráfica no netbeans , e quando eu quero editar o código gerado automaticamente quando eu crio um botão por exemplo, O NetBeans protege este código, marcado em azul, impedindo a edição…O que eu faço para poder tentar modificar automaticamente o código criando um evento por exemplo?
ou eu só posso manipular eventos no ambiente gráfico(propriedades)?
bom o que eu tava tentando fazer era um JnewFrame…interface para fazer um cadastro…
valeu galera se poder responder fico mto grato…
código editável no netbeans
3 Respostas
Se você for usar o NetBeans, siga as regras do NetBeans. Não modifique o código protegido. Clique sobre o tal componente e veja a lista imensa de métodos, eventos e propriedades que podem ser alterados. Em alguns deles você pode até entrar com código seu.
Exatamente como disse o thingol. Eu sei que dá vontade de mudar diretamente no editor, mas é possível fazer qualquer coisa a partir da janela de propriedades da tela de design.
Para mudar as propriedades, vá para a aba properties; para eventos, events; se quiser adicionar código, ou customizar a instanciação do objeto, vá para code. Lá tem os campos Pre e Pos-Creation, Pre e Pos-Init, Pre e Pos-Declaration e Custom-Creation Code.
Criar evento é simples: selecione o componente que você quer que gere eventos, clique com o botão direito do mouse, vá para events. Agora é só selecionar o evento desejado, entre a lista dos possíveis que irá aparecer.
valeu galera agora fiquei mais tranquilo…
bom estou desenvolvendo meu aplicativo aki qq coisa eu tiro as dúvidas aki a respeito de eventos…
falow…