Pessoal, estou fazendo trabalho de conclusão de curso e preciso inserir trechos de código java na monografia. Alguém sabe como é a formatação pra isso ? Procurei e não achei nada relacionado…
Obrigado
Pessoal, estou fazendo trabalho de conclusão de curso e preciso inserir trechos de código java na monografia. Alguém sabe como é a formatação pra isso ? Procurei e não achei nada relacionado…
Obrigado
A respeito de código não existe nenhuma metodologia.
A unica orientação que meu professor havia passado foi a seguinte.
Utilizar uma fonte diferente.
Abraços, Alan
Eu utilizei Italico e tamanho 10 nos codigos fontes.
[]'s
Dica: pegue o Eclipse, formate seu código (Ctrl+Shift+F se não me engano) e faça um “copy & paste”.
Acerte as opções de formatação de modo que seja parecidas com o gosto do pessoal que vai julgar seu trabalho. (Normalmente você pode usar as convenções de código da Sun mesmo, que é o padrão do Eclipse, mas você sabe como professores são …)
Dependendo do processador de texto (MS-Word, OpenOffice) acho que é copiado com a fonte e com as cores iguaizinhas às do Eclipse.
Outra coisa. A menos que sua faculdade/escola peça explicitamente, não insira todo o código fonte na monografia. Só os trechos realmente relevantes. Muitas vezes é melhor anexar um CD na contra-capa com o código fonte e o programa compilado, do que imprimir tudo só para fazer volume.
Esse solução de copiar e colar com a formatação é boa.
Outra alternativa é tirar um print screen do código no seu editor de texto preferido e colar
a foto no trabalho. Só é um pouco trabalhoso se quiser editar o código, tem que tirar a foto novamente.
Concordo.
Se for usar o Word, o legal é vc colocar os codigos com a cara do Eclipse, identado, com cores, tudo direitinho, e fazer aquele quadrado “Caixa de Texto” em volta do que interessa, funçao-a-funçao, arquivo-a-arquivo, sei la.
Da um efeito legal, eu acabei de fazer (entreguei a minha dia 20 de setembro).
Eu fiz em cada arquivo, para dar bastante ideia de inicio-fim.
Mas dei um jeito de caber em 3 paginas soh, pus “…” pra caramba
Fora que a impressão é capaz de sair mais cara que colar esses CDs na contra capa.
Não há um padrão adotado por sua própria faculdade?
Aqui na faculdade colocamos o código-fonte num quadro separado, como se fosse uma imagem, em fonte Courier New tamanho 10… e se o fonte for muito grande imprimimos como anexo no final da monografia.
Muito grande = mais de uma página
se for algo relativamente grande, para ocupar mais de meia pagina, eu te indicaria colocar como um anexo no final do trabalho e referenciar o anexo x no meio do trabalho como sendo o código fonte… se ficar muuuito grande, algo que não compense imprimir, insira o CD como disseram…
claro que isso é só opinião, vc poderia sugerir isso ao seu orientador…
Acho que fica legal o CD mais alguns trechos fica legal colocar em um apêndice e referenciá-lo nos textos, abç!
Também pode utilizar Latex, se bem que monografia é tudo em word… Bleh!