Código Java dinâmico?

Estou com problema fora do normal…

Vou tentar exemplificar para facilitar o entendimento.

Estou trabalhando em projeto que possui alguns serviços de pagamento, cada serviço gera um comprovante com uma autenticação. O problema é que para cada serviço existe uma classe que gera a autenticação, isso é, NÃO EXISTE UM PADRÃO.
Se amanhã for solicitado a inserção de um novo serviço, será necessário a recopilação da aplicação.

Pergunta:
Teria alguma forma de deixar o código fonte em arquivo (SGBD, XML, TXT, etc), e a aplicação chamar esse código e executa-lo dinamicamente? Desta forma não teria a necessidade de recopilar o código, bastaria à inclusão de um novo arquivo.

Ouvi falar de uma forma para resolver esse problema utilizando o JSP. Na verdade antes de gerar a apresentação ao usuário, o JSP (de alguma forma, não sei como) busca esse código e o monta dinamicamente. (não sei se é passível , apenas ouvi falar)

Muito obrigado.

Coloque suporte a uma linguagem de script no seu programa.

é Muuuuuuuito simple de fazer … veja qual te atende melhor, há várias opções entre Rhino, Groovy, BeanShell …

Esse artigo pode ajudar.

Ou então, ao invés de complicar as coisas enfiando mais complexidades (SGBD?) para resolver seu problema, apenas redesenhe sua aplicação de modo a obter a menor dependência possível entre as classes. Provavelmente algo como extrair uma interface comum aos seus componentes e trabalhar apenas com esta interface e gerenciar seus componentes com um OSGi Server possa ser um bom começo para você.

Faça as classes implementarem uma interface comum, sete uma propriedade de alguma foram dizendo ‘use esta classe’ e tente pega-la via Reflection.

[quote=smota]Coloque suporte a uma linguagem de script no seu programa.

é Muuuuuuuito simple de fazer … veja qual te atende melhor, há várias opções entre Rhino, Groovy, BeanShell …

Esse artigo pode ajudar.[/quote]

Olá. Aqui onde trabalho estão me orientando que seja cadastrado espressões condicionais no banco de dados que vão ser usadas para decidir se caixas de texto ou botões de uma página serão exibidos ou ocultados, habilitados ou desabilitados … com o Groovy, Rhino ou o BeanShell é possível criar uma biblioteca que controle o estado desses componentes web?