Código java na JSP

Galera, boa tarde!

É o seguinte, estou iniciando em uma nova empresa e como default, a principio vou dar manutenção em um produto que foi totalmente customizado pelo cliente. Até ai tudo normal… Desde que iniciei minha vida de Desenvolvedor Java, nunca trabalhei usando apenas Servlets e Jsp’s, sempre usei algum framework, seja ele Struts 1.x e 2, JSF ou vRaptor, por um lado eu tô achando até legal, visto que terei que relembrar algumas coisas e isso vai me força a estudar… Já até comprei o Use a Cabeça Jsp e Servlet srsrsrsr. A grande dúvida é a seguinte: Nos últimos dias tenho olhado o código para conhecer melhor a estrutura e tal e o que vi foi… Tem muito código java nas jsp’s é uma salada mista legal, fiquei até meio que arrependido, pois dispensei outras propostas que pareciam melhores, tanto em termo de salário como em termos de trabalho, pois não iria mudar muito a minha rotina. O negócio em si era com algo que já conhecia e as tecnologias também (Struts 1.x), bom mais essa oportunidade é um negócio diferente e foi por isso que eu a escolhi. A minha ideia é as próximas melhorias que forem implementadas tentar codificar da melhor maneira possível, ou seja usando a nossa amiga JSTL na jsp e limando o que eu puder dos scriptlet tentando assim organizar um pouco o código e tornando o mais legível.

Gostaria da opinião dos que já passarem por situações parecidas e se é possivel fazer um refactoring no código?

Obs.: Estou dentro do cliente e o único que conhece o sistema está saindo, ou seja quem for entrar não terá muita referencia a não ser eu rsrsrsrs.

Seguinte cara, já tenho exp de quase 5 anos com java, e ti posso assegurar que scriptlet é uma coisa totalmenta fora do padrão, pra não dizer inaceitavel, hehe. Mas enfim, se está assim, precisa ser modificado, ponto. Porém, quem vai te dizer se isso realmente é necessário e é a prioridade no momento é o cliente, é importante ressaltar que vc como desenvolvedor tem com obrigação de deixar claro para o seu cliente o quao problematico scriptlets podem ser. Uma vez isso feito, seu cliente irá ti dizer, se vc deve usar seu tempo para fazer esse refactoring ou outra coisa qualquer. Espero ter ajudado.

Jaera_ o negócio é tenso rsrsrsr.