Código JSF gerado por classe

Oi!

Eu sei que muitos vão dizer pra eu continuar procurando no fórum, mas eu garanto que procuro desde de segunda tudo que possa fazer com que eu entenda como posso resolver a seguinte questão:

Sou novo no JSF e estou precisando colocar um HtmlCommandLink em um binding que exibe um panel gride…Este panelGride contem um HtmlColumnGroup que é formado via classe da seguinte forma:

Primeiro eu vou faço uma lógica pra definir qual imagem e qual rótulo deve ser exibido. Depois adiciono a imagem a um HtmlCommandLink e depois adiciono o CommandLink a um HtmlColumn e finalmente incluo o rótulo ao mesmo HtmlColumn adicionando posteriormente o Column ao ColumnGroup que é passado para o panelGrid.

O problema é que não consigo trabalhar com o método da Classe HtmlCommandLink setAction() e assim não consigo fazer a imagem executar uma ação…quando clico nela a página só faz atualizar…

Eu vi vários exemplos que trabalharam com algo parecido mas não consegui aplicar aqui, parte pq não entendi e outras pq não funcionou ou a IDE não permitia…

Alguém pode me dá uma ajuda? pode ser uma dica, um tutorial, um outro exemplo com a mesma situação (não consegui aplicar com exemplos de outros componentes) ou qualquer coisa… se possível em português, meu inglês não é muito bom.

Obrigado pela atenção, espero respostas =]

olha só, quando usei, eu usei um botão com imagem, no seu caso você quer um link, mas acredito que vai servir pra você, pois no final das contas, o que vai ser mostrado é a imagem:

no seu bean, crie um botão:[code]
//declarando o botao no seu beam, faça um binding do seu html com este aqui
private HtmlCommandButton botao;

public HtmlCommandButton getBotao() {
if (botao == null) {
this.botao = new HtmlCommandButton();
this.botao.setId(“id1”);
//coloque o caminho pra sua imagem que vai aparecer
this.botao.setImage("/images/minhaIMAGEM.jpg");
this.botao.setStyle(“margin-left:1%”);
//aqui crie o methodBinding pra sua ação